Turismo
HFN e Super Mix começam no Centro de Convenções de Pernambuco

Com um grande público ávido por novidades e expositores de olho no mercado de hotelaria, alimentação fora do lar e de varejo da Região Nordeste, começaram nesta quarta (5) duas das principais feiras do setor no Brasil: a 4ª edição da HFN – Hotel & Food Nordeste e a 16ª edição da Super Mix – com foco em inovação para o varejo.
As duas feiras juntas devem fazer circular no Centro de Convenções de Pernambuco 18 mil pessoas e gerar um volume de R$ 350 milhões em negócios durante e no pós-evento.
“É uma alegria encontrar uma feira tão grande e com tanta qualidade, especialmente no momento desafiador que estamos vivendo. Nunca foi fácil, mas o cenário atualmente é muito dinâmico. A organização da feira é algo surpreendente”, destacou o presidente nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci. O presidente da Abrasel-PE, Tony Souza, uma das entidades organizadoras do evento, reforçou o depoimento de Solmucci. “É uma satisfação estar junto com a Insight Feiras e Negócios nesse projeto. Esse é o quarto ano e a programação da feira é um marco para a região Nordeste”, ressaltou.
Já o presidente da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), Inácio Miranda, pontuou que a Super Mix é reflexo da união de forças de várias entidades e empreendedores. “A feira já está no calendário de grandes eventos de Pernambuco. Temos muito orgulho e só temos a agradecer”.
O presidente da Associação Pernambucana de Supermercados (APES), João Alves, lembrou que são mais de 500 marcas participando da maior feira do segmento do Nordeste e que o mercado se transformou bastante nos últimos anos, em especial por conta da pandemia do Covid-19, que provocou novos hábitos para os consumidores. “O e-commerce deixou de ser uma opção, ou um diferencial, para ser algo básico e que faz a diferença na hora de conquistar os consumidores. Com isso, surgiram diversas soluções tecnológicas para o setor – que está acompanhando essas rápidas mudanças”, acrescentou.
Também participaram da abertura da HFN e da Super Mix Leonardo Constantino, do Sebrae; Antônio Neves Baptista, presidente da Empetur; Juliana Rodrigues, no Banco do Nordeste; Milu Megale, secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco; Mustafá Dias, secretário-executivo de Turismo da Prefeitura do Recife; Maria de Fátima de Jesus, vice-presidente da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e Aline Lopes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
HFN traz novidades este ano
A 4ª edição da Hotel & Food Nordeste (HFN), a maior feira do setor de hospedagem e alimentação fora do lar da região conta com mais de 400 marcas expositoras. A Abrasel programou para os três dias de evento três grandes destaques: o fórum Gourmet Experience, a praça de alimentação e o lounge VIP.
No Gourmet Experience acontecem 18 painéis sobre temas relacionados às áreas de marketing, tecnologia e gestão, tendências e mercado. Já o lounge VIP é uma oportunidade expositores e visitantes interagirem, trocarem experiências e fazerem negócios.
Super Mix chega à 16ª edição inovando
Em busca de antecipar ao mercado regional as tendências do setor varejista que já movimentam o mercado global, a Super Mix de 2022 tem como foco a inovação. Entre os estantes, uma das propostas é o Super Mix Talks e o Mercado Modelo.
Entre os expositores estão atacadistas e distribuidores dos setores de alimentação e bebidas, higiene pessoal, limpeza doméstica, perfumaria, cosméticos, miudezas, utilidades para o lar, equipamentos, tecnologia e transporte de cargas e segurança com supermercadistas, farmácias, hotéis, bares, restaurantes, padarias, entre outros. O evento é uma realização da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA) e da Associação Pernambucana de Supermercados (APES).
A HFN e a Super Mix são organizadas pela Insight Feiras e Negócios – empresa pernambucana do segmento de feiras e eventos que ao longo dos anos tem se destacado no mercado pela atração de grandes eventos para Pernambuco. A programação acontece no Pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda, até a próxima sexta (07/10), das 15h às 21h.
O credenciamento para a Super Mix é gratuito para profissionais do setor com CNPJ. Autônomos pagam R$ 20 – fazendo o credenciamento no local do evento ou no site.
Para visitar a HFN, o credenciamento é gratuito para profissionais do setor de hotelaria e alimentação. Pessoas que entrarem utilizando CPF e não puderem comprovar atuação no segmento, pagam R$ 20 (adulto); crianças acompanhadas de adultos pagam R$ 10.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
-
Social5 dias atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Sebrae4 dias atrás
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
-
Social3 dias atrás
Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas
-
Entretenimento4 dias atrás
Performance do Coletivo Flácido sobre especulação imobiliária em Palmas ganha repercussão nas redes sociais
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO