Sebrae
3 em cada 4 pequenas empresas usam ferramentas digitais para fazer negócios
Pesquisa do Sebrae e IBGE mostra que a digitalização das MPE alcançou o melhor resultado desde o início da pandemia de Covid-19

Os empreendedores que utilizam a internet, os aplicativos de mensagens e as redes sociais para fazer negócios já representam 3 em cada 4 pequenas empresas do país. É o que aponta a 4ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o melhor resultado de toda a série histórica da pesquisa iniciada logo após a chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil. Em maio de 2020, 59% das micro e pequenas empresas haviam digitalizado seu negócio.
O levantamento mostra uma evolução de 6 pontos percentuais quando comparado à edição anterior da pesquisa feita no último mês de abril, quando 69% do universo das MPE utilizava ferramentas digitais para impulsionar as vendas. Entre os Microempreendedores Individuais (MEIs), a proporção identificada em julho é ainda maior (76%), enquanto as micro e pequenas atingiram 73%.
De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, o comportamento dos clientes mudou definitivamente, forçando as empresas a se adequarem a este novo modelo de consumo, incorporando as estratégias digitais ao negócio.
Essa é uma mudança que veio para ficar. No próprio portal do Sebrae, já havíamos identificado um crescimento de 220% na procura por conteúdos sobre o mercado digital, somando 8 milhões de acessos entre 2019 e 2022.
Ainda segundo Décio Lima, a pesquisa mostra que é fundamental hoje que a pequena empresa tenha uma presença digital e que ela busque profissionalizar o uso de ferramentas como o WhatsApp e o Instagram para ampliar as vendas e fidelizar o cliente. “Toda empresa que abre as portas atualmente, já precisa nascer atuante nos dois ambientes, físico e digital”, destaca.
No entanto, Décio Lima ressalta que o número de empresas que ainda não utilizam a internet para comercializar seus produtos e serviços é ainda muito alto. “Essa é questão de sobrevivência para os pequenos negócios. Por isso, é importante estar inserido nesses canais digitais, usar de forma proficiente os recursos que a internet oferece”, comenta o presidente do Sebrae. As estimativas de comércio eletrônico, de acordo com as associações do ramo, apontam para um faturamento de R$ 186 bilhões em 2023.
Capacitação
Para apoiar os empreendedores nessa jornada, o Sebrae disponibiliza uma série de conteúdos e consultorias, inclusive por meio do próprio celular. “O dono do pequeno negócio pode encontrar orientação no Sebraetec, por exemplo, onde terá um passo a passo para montar sua loja virtual. Temos ainda o programa UP Digital, que oferece mentorias para quem quer aumentar sua presença digital, e os cursos on-line que podem ser feitos até pelo WhatsApp. Além disso, disponibilizamos uma série de conteúdos e estratégias voltados aos marketplaces que ajudam os empreendedores a criarem diferenciais da concorrência nas plataformas de vendas”, conclui Décio Lima.
Sebrae
Zico leva lições dos gramados ao mundo dos negócios em palestra do Jogada de Líder em Araguaín
Sebrae Tocantins une futebol, liderança e inspiração para empreendedores e gestores da região

Sebrae
Pousada Casa de Naná é inaugurada em Taquaruçu com apoio do Sebrae Tocantins
Com consultorias do Sebraetec em turismo e segurança alimentar, novo empreendimento de André Simonesi reforça o potencial turístico da região

Sebrae
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 destaca empreendedoras do Tocantins
Evento estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 em Palmas reconhece histórias de coragem, inovação e transformação social. 123 participantes em cinco categorias.

Histórias de inovação, coragem e transformação social marcaram a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios PSMN 2025. Realizado na noite de terça-feira, 19, em Palmas, o evento destacou vencedoras de diferentes regiões do Tocantins e inspirou outras mulheres a investirem em seus sonhos e desenvolverem seu potencial empreendedor. Nesta edição, 123 empreendedoras participaram da competição, com premiação em cinco categorias.
Vozes do evento
“O PSMN reconhece e dá visibilidade às histórias de mulheres que empreendem, transformam suas comunidades e abrem espaço para outras. Queremos fomentar o empreendedorismo regional, dar destaque a negócios, fortalecer a economia tocantinense e estimular novas oportunidades.” — Sirlene Martins, analista do Sebrae
Segundo a organização, ao premiar categorias como Pequenos Negócios, MEI, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais, o Sebrae valoriza tradição e inovação e amplia o alcance do reconhecimento.
Vencedoras
Pequenos Negócios
- 1º lugar Amanda Mayana Torres Silva — Empresa Controll Contabilidade e Gestao de Negocios
- 2º lugar Maria Silva — Empresa Carne de Jaca
- 3º lugar Patrícia Victorino — Empresa Top 10 Pneus
Microempreendedora Individual MEI
- 1º lugar Deise Nayara Colombari — Empresa Delótus Moda Fitness Feminina
- 2º lugar Nayara Maria Pereira Da Silva — Empresa Nay Balões artigos para festas e balões personalizados
- 3º lugar Maria Aparecida Alves Oliveira Palmiere — Empresa Dona Maria Palmiere Eventos
Produtora Rural
- 1º lugar Inara Mota Rodrrigues Machado — Fazendas Trevo
- 2º lugar Graciele Helena Enéias Figueiredo — Fazenda Ipê
- 3º lugar Cristiane Sampaio Meato — Fazenda Arrendamento São Pedro
Ciência e Tecnologia
- 1º lugar Jussara Xavier De Souza Almeida — Empresa Vitalio
Negócios Internacionais
- 1º lugar Marliene Severiano — Empresa Amazonia Comex
Leia também
-
Social3 dias atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Wanderlei Barbosa destaca Tocantins no LIDE 2025
-
Social3 dias atrás
Crivelari Arquitetura inaugura escritório em Palmas
-
Turismo4 dias atrás
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem
-
Sebrae4 dias atrás
Pousada Casa de Naná é inaugurada em Taquaruçu com apoio do Sebrae Tocantins