Saúde e Bem Estar
Terceira idade: exames preventivos e de monitoramento contribuem para a saúde e longevidade
Processo natural da vida, o envelhecimento com qualidade requer cuidados com a saúde, como hábitos saudáveis e acompanhamento da saúde. Se nos anos 1970, a expectativa de vida do brasileiro era de menos de 60 anos, atualmente, ultrapassa os 76 anos. Cada vez se vive mais e com mais qualidade, o que é uma conquista da ciência e da medicina.
Daí a importância da atenção aos sinais que o corpo transmite, das visitas ao médico e realização dos exames recomendados. Os testes indicados pelo médico permitem que ele acompanhe a saúde do paciente, ateste se a pessoa está em condições para as atividades físicas e, se necessário, recomenda tratamento de forma precoce para eventuais problemas.
Mais de 8% da população tinha 65 anos ou mais em 2020 e estima-se que essa porcentagem dobre até 2050 e exceda 30% até o final do século. Esse crescimento acelerado ocorrerá especialmente nas nações menos desenvolvidas, onde a quantidade de pessoas com 65 anos ou mais poderá saltar de 37 milhões em 2019 para 120 milhões 30 anos depois, representando um aumento de 225%.
Os exames laboratoriais desempenham um papel vital na prevenção, diagnóstico e tratamento de muitas doenças que surgem com a idade. Eles oferecem informações cruciais sobre a saúde, permitindo que médicos e pacientes identifiquem eventuais problemas com tempo hábil para um tratamento mais seguro. Patricia Cavalcante, biomédica e coordenadora técnica do Sabin Diagnóstico e Saúde no Tocantins, explica quais os exames mais importantes para um panorama geral.
“Hemograma completo, glicemia, perfil lipídico e marcadores de função renal. Esses exames ajudam a monitorar a saúde cardiovascular e metabólica. Temos também os hormonais que podem detectar distúrbios comuns para os idosos, exames de função hepática para avaliar a condição do fígado e outros”, destaca a biomédica, que completa “os resultados devem sempre ser acompanhados e interpretados por médicos que irão definir o melhor tratamento ou solicitar exames complementares”.
Prevenção é a chave
Além dos exames laboratoriais, a prevenção desempenha um papel fundamental na saúde populacional em todas as idades, assim como a adoção de um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas regulares, vacinação, acompanhamento médico regular, cuidados com a saúde mental, apoio familiar e atividades em grupo.