Turismo
Ministro do Turismo, Celso Sabino, lidera missão brasileira no Uzbequistão

25ª ASSEMBLEIA DA OMT
Ministro do Turismo, Celso Sabino, lidera missão brasileira no Uzbequistão

Ministro Celso Sabino com o secretário de Turismo de Portugal, Nuno Fazenda, a secretária de Promoção turística do Paraguai, Angelita Duarte, o diretor de promoção turística do Senegal, Mohamadou Manel Fall e a secretária de Promoção Turística da Argentina, Yanina Martinez. Crédito: MTur
Uma delegação brasileira chefiada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, desembarcou nesta segunda-feira (16.10) em Samarcanda, no Uzbequistão, para representar o Brasil na 25ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT). O evento que reúne autoridades do Turismo de 130 países, é realizado a cada dois anos e aprova as ações e estratégias do órgão para desenvolver o turismo globalmente.
Para o ministro Celso Sabino, este encontro vem acompanhado de muita expectativa. “Viemos com a missão de assinar o acordo com OMT para a instalação definitiva, no Brasil, do escritório da Organização Mundial do Turismo para toda a América Latina e Caribe, uma honra e uma grande oportunidade de lideramos as políticas do setor em toda a região. E para isso, contamos com o apoio irrestrito do presidente Lula”.
Durante a abertura oficial do encontro, o presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziioiev, destacou as medidas que vêm sendo desenvolvidas para impulsionar o turismo e alavancar a economia do país. ” A atividade turística é o fator chave para o desenvolvimento sustentável dos nossos países e é importante para promover a troca de conhecimento e também a tolerância”, afirmou.
“A missão do Brasil na assembleia geral do organismo máximo para o turismo reafirma o compromisso do governo federal de recuperar e fortalecer a imagem do país no cenário internacional e assim atrair cada vez mais turistas para nosso país, promovendo uma transformação social por meio da nossa atividade”, concluiu o ministro.
De acordo com o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, declarou que o caminho para os governos é priorizar a atividade e consequentemente seus cidadãos. “Ao elencar o turismo como prioridade está colocando as pessoas também em primeiro lugar porque está gerando empregos”, disse e destacou a importância da atração de investimentos. “Grandes investimentos têm um grande impacto na vida das pessoas”, finalizou.
BILATERAIS – Durante todo o dia, o ministro Celso Sabino esteve reunido com ministros e autoridades do setor. O primeiro encontro foi com o ministro uruguaio, Tabaré Vieira, para discutir ações de promoção regional para atração de turistas de grandes destinos. O fortalecimento da parceria dos destinos do Mercosul também pautou as conversas com a secretária de Promoção turística do Paraguai, Angelita Duarte, e com a secretária de Promoção Turística da Argentina, Yanina Martinez.
Sabino se reuniu ainda com o secretário de Turismo de Portugal, Nuno Fazenda, e com o diretor de promoção turística do Senegal, Mohamadou Manel Fall.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
-
Social5 dias atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Wanderlei Barbosa destaca Tocantins no LIDE 2025
-
Social5 dias atrás
Crivelari Arquitetura inaugura escritório em Palmas
-
Tocantins5 dias atrás
PF Tocantins inaugura Central de Atendimento no Capim Dourado
-
Entretenimento2 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025