conecte-se conosco

Entretenimento

Proposta de revisão dos Códigos de Obras e de Posturas será apresentada em seminário, nesta terça, 31

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Dando continuidade ao processo de Revisão da Legislação Urbanística de Palmas, a Prefeitura de Palmas realiza terça-feira, 31, o 2º Seminário Público sobre a Revisão da Legislação Urbanística de Palmas – Código de Obras e Edificações e Código de Posturas, no auditório do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas (IVM), na Avenida Teotônio Segurado, Quadra ACSU-SE 60 (602 Sul), a partir das 13h30.

No seminário haverá a apresentação de estudos e pesquisa que embasam propostas de atualização dos códigos, que possuem mais de 20 anos. A atualização vai sanar defasagens na legislação do Município de Palmas. Toda a sociedade está convidada a participar.

Defasagens e atualização

O Código de Obras deverá ser simplificado e o Código de Posturas será atualizado com normas que tragam equilíbrio a pontos em que há necessidade de manutenção da organização de espaços e atividades que impactem o coletivo.

Um exemplo curioso de defasagem do Código de Obras é o fato de não haver regramentos para imóveis de pequena metragem, chamados de kitnets, e que são muito comuns na Capital como solução de habitação. A inexistência de regras para esse tipo de edificação dificulta a aprovação de projetos de construção. Na proposta de atualização, haverá previsão legal deste tipo de imóvel, cuja inclusão traz mais parâmetros seguros para moradores e construtores.

Debate e leis atuais

O seminário faz parte do processo de revisão previsto no seu Plano Diretor Participativo – Lei Complementar nº 400/2018, e organizado pelo Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedurs) que, desde 2021, realizam estudos e discussões técnicas para a construção de uma proposta preliminar de atualização das leis e normas.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *