Saúde e Bem Estar
Espiritualidade no ambiente de trabalho: empresas integram na política de diversidade

Organizações que criam ambiente propício para a prática de demonstração da fé vêem melhoria no clima organizacional e na promoção da saúde mental
A vivência da espiritualidade faz parte do cotidiano das pessoas e empresas que priorizam o clima organizacional e as necessidades dos colaboradores também se dedicam a proporcionar momentos para que eles cuidem deste aspecto da vida. No Tocantins, o Sabin Diagnóstico e Saúde oferece ao seu pessoal a oportunidade de participar de um encontro semanal chamado Momento com Deus, um culto ecumênico.
Para a diretora administrativa e de Pessoas do Grupo Sabin, Marly Vidal, apoiar as diferentes práticas religiosas dos colaboradores não apenas contribui para a inclusão, mas também desempenha um papel significativo no fortalecimento do clima organizacional e na promoção da saúde mental.
“Os colaboradores se sentem valorizados, respeitados e aceitos. Além disso, a manifestação da sua espiritualidade sem discriminação também é uma fonte de apoio emocional, conexão com os colegas e estratégia de enfrentamento para lidar com os desafios diários”, afirma a executiva.
É o caso do assistente administrativo do Sabin, Girlei de Oliveira, que viu sua vida mudar quando conheceu o Momento com Deus. “Ter a oportunidade de participar desse momento melhorou a minha vida em todos os sentidos – pessoal, espiritual, financeira e na minha família. A força e o conhecimento da palavra de Deus vieram para preencher um vazio interno, me encher de esperança e alegria”, reflete.
Vivian Accorsi, assistente do Conselho de Administração do Sabin, que está há 16 anos na empresa, compartilha do mesmo sentimento. “É um lugar onde podemos buscar apoio, não somente de Deus, mas dos colegas que também participam. Especialmente para mim, hoje é o momento que eu tenho para ouvir uma palavra e partilhar desses ensinamentos. Sentir este acolhimento e saber que ali temos um espaço de amor, respeito e compaixão faz muito bem”, declara.
Segundo a psicóloga Sabrina Tardin Abreu, o apoio ao exercício da fé dentro de uma empresa pode desempenhar um papel fundamental no bem-estar dos profissionais de várias maneiras.
“Quando as pessoas se sentem cuidadas em sua totalidade, incluindo suas crenças religiosas, sua saúde mental tende a se beneficiar. Permitir que elas pratiquem sua fé no local de trabalho, seja por meio de momentos de oração, meditação ou reflexão, pode ajudar a reduzir o estresse, ansiedade e sentimentos de isolamento”.
A especialista pontua alguns valores que favorecem a saúde mental. “A disseminação de mensagens que reforcem sentimentos de esperança, resiliência e otimismo ajudam as pessoas a enfrentarem desafios com uma atitude positiva”.
A psicóloga destaca, ainda, que a prática da fé em grupo pode fornecer um importante sistema de apoio social, um ambiente de respeito mútuo e de pertencimento.
Saúde e Bem Estar
Câncer de cabeça e pescoço: prevenção no Julho Verde
Julho Verde alerta sobre o câncer de cabeça e pescoço. Conheça os sinais e saiba como a prevenção salva vidas. Fique atento aos sintomas persistentes.

O Julho Verde é dedicado à conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, uma doença silenciosa que pode ser fatal se não diagnosticada precocemente. A fisioterapeuta Talita Brunes, especialista em reconstrução crânio facial e voluntária da ACBG Brasil no Tocantins, reforça que a prevenção e o conhecimento são aliados essenciais nessa luta.
O que é o câncer de cabeça e pescoço?
O câncer de cabeça e pescoço compreende tumores que acometem regiões como boca, garganta, laringe, seios da face, faringe e glândulas salivares. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são registrados mais de 40 mil novos casos por ano no Brasil【https://www.inca.gov.br】.
Principais fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço
Os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço são:
-
Tabagismo (uso de cigarro e outras formas de fumo)
-
Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
-
Infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV)
-
Má higiene bucal
-
Exposição prolongada ao sol (no caso de câncer de lábios)
A soma desses fatores potencializa os riscos, principalmente quando associados entre si.
Sintomas que não devem ser ignorados
Segundo a especialista Talita Brunes, a atenção aos primeiros sinais pode fazer toda a diferença. Fique alerta a sintomas como:
-
Fique atento a:
-
Feridas na boca que não cicatrizam
-
Rouquidão prolongada
-
Dificuldade para engolir
-
Nódulos no pescoço
-
Dor de garganta constante
-
Mau hálito persistente
-
Perda de peso repentina
Ao perceber qualquer um desses sintomas por mais de 15 dias, procure um médico otorrinolaringologista ou cirurgião de cabeça e pescoço.
-
Julho Verde: uma campanha que salva vidas
A campanha Julho Verde é uma iniciativa nacional da ACBG Brasil, que visa educar a população sobre o câncer de cabeça e pescoço, estimular a prevenção e garantir o acesso ao diagnóstico e tratamento. No Tocantins, profissionais voluntários, como a fisioterapeuta Talita Brunes, promovem ações de orientação em escolas, unidades de saúde e redes sociais.
Como prevenir o câncer de cabeça e pescoço
Prevenir o câncer de cabeça e pescoço envolve escolhas saudáveis e acompanhamento médico. Veja como reduzir os riscos:
-
Não fumar
-
Evitar bebidas alcoólicas
-
Usar preservativo (inclusive para sexo oral)
-
Vacinar-se contra o HPV
-
Manter boa higiene bucal
-
Consultar dentistas e otorrinolaringologistas regularmente
Julho Verde e a atuação no Tocantins
No Tocantins, ações da campanha Julho Verde são organizadas por profissionais como Talita Brunes. Em escolas e unidades de saúde, eles levam orientação sobre sinais precoces da doença. A Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil) também promove conteúdos educativos em nível nacional.
Conscientize e compartilheA informação é uma das armas mais poderosas contra o câncer de cabeça e pescoço. Ao compartilhar este conteúdo, você contribui com a saúde pública e ajuda a salvar vidas. O Julho Verde é só o começo: cuide-se o ano todo.
Notou algum sintoma persistente? Não espere. Procure atendimento médico e compartilhe este conteúdo com sua rede. Prevenir é um ato de amor!
Para outras matérias sobre saúde e campanhas preventivas, acesse a categoria de saúde no Portal Jaciara Barros.
Saúde e Bem Estar
Atendimento domiciliar une cuidado, conforto e prevenção
Modalidade de serviço promovida pelo Sabin cresce no Tocantins e atendeu mais de três mil pessoas em 2024 com acolhimento e excelência

A procura por cuidados de saúde no lar tem crescido em todo o Brasil. Segundo o Censo da Atenção Domiciliar do Núcleo Nacional de Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD), realizado pela Fipe, a demanda por esse tipo de serviço aumentou 35% em 2020, impulsionada pela busca por mais conforto, segurança e acolhimento.
Atento a essa realidade, o Sabin oferece o serviço de atendimento domiciliar nas cidades de Palmas e Gurupi, levando até a casa do cliente a estrutura necessária para a realização de exames laboratoriais. Em Palmas, o serviço contempla também a aplicação de vacinas, de forma exclusiva. A iniciativa integra o programa Vacinas e Exames Móveis – VEM Sabin, que alia praticidade, acolhimento e o padrão de excelência reconhecido do Sabin.
A modalidade tem se mostrado uma opção prática e segura, especialmente para quem tem mobilidade reduzida, cuida de crianças pequenas ou prefere ser atendido no conforto do lar. Somente em 2024, mais de três mil tocantinenses utilizaram o serviço.
Para a biomédica e gestora do Sabin no Tocantins, Nayara Borba, levar os serviços da empresa até o lar torna o cuidado com a saúde mais acessível e compatível com a rotina dos clientes. “Nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade, que valorize o tempo das pessoas e acolha cada necessidade com atenção e humanização”, afirma.
O atendimento é voltado para todos os públicos e busca proporcionar uma experiência mais tranquila e acolhedora. Durante a vacinação, são utilizados dispositivos que ajudam a reduzir o desconforto, como o Buzzy. Já nas coletas de sangue, a equipe atua com preparo técnico para garantir um procedimento ágil, seguro e confortável.
O serviço inclui coletas para exames laboratoriais de rotina e especializados, além da aplicação de mais de 20 tipos de vacinas na capital. O atendimento domiciliar pode ser solicitado por clientes particulares e conveniados, mediante apresentação de pedido médico, e o agendamento pode ser feito pelo site www.sabin.com.br ou pelo aplicativo do Sabin.
Sabin no Tocantins
No Tocantins desde 2012, o Sabin Diagnóstico e Saúde conta com 15 unidades de atendimento nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Guaraí e Colinas do Tocantins. A empresa é referência em exames laboratoriais no estado, com serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental. Além disso, o Sabin atua no mercado com a plataforma integradora de serviços de saúde Rita Saúde, uma solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.
Com 41 anos de atuação, o Sabin é referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente. O Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras: Janete Vaz e Sandra Soares Costa em 1984. Hoje, conta com cerca de 7 mil colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.
Presente em 14 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente, atendendo 7 milhões de clientes ao ano em 358 unidades distribuídas de norte a sul do país.
Saúde e Bem Estar
Atendimento que fideliza: experiência do cliente gera confiança duradoura

Atendimento acolhedor, escuta ativa, humanização, agilidade e personalização são características cada vez mais presentes nas estratégias das empresas, sejam de serviços ou produtos. Essa experiência ao longo da jornada do cliente é considerada um fator importante para a fidelização e o crescimento das marcas. Além disso, no setor de saúde, esses aspectos também contribuem para a adesão e a continuidade do cuidado de cada paciente.
De acordo com a pesquisa CX Trends 2023, conduzida pela Opinion Box em parceria com a Octadesk, a experiência do cliente (Customer Experience – CX) é um fator decisivo nas etapas de relacionamento com a marca. O estudo revelou que 87% dos consumidores preferem empresas que oferecem uma boa experiência.
Gestora do Sabin Diagnóstico e Saúde no Tocantins, Nayara Borba afirma que proporcionar uma experiência positiva ao cliente é um trabalho contínuo, baseado em seus valores e cultura organizacional. “Nosso propósito é inspirar pessoas a cuidar de pessoas, e isso começa dentro de casa. O cuidado com o cliente nasce de uma cultura sólida, que valoriza as pessoas, incentiva a inovação, investe em tecnologia e mantém processos bem estruturados. Colocar as pessoas no centro das decisões é o que orienta nosso jeito de cuidar”, destaca.
Esse trabalho é acompanhado pelo Núcleo de Experiência do Cliente (NEC) da empresa, que analisa indicadores, revisa fluxos e promove ações que fortalecem a cultura de cuidado e qualidade no relacionamento com o cliente.
Atendimento de qualidade e a experiência do cliente
Os resultados desse modelo de atuação têm sido expressivos. Em 2024, mais de 225 mil pessoas foram atendidas nas unidades do Sabin no estado, com a realização de 3 milhões de exames. O índice de satisfação dos clientes, medido pelo NPS (Net Promoter Score) que avalia a probabilidade de um cliente recomendar a empresa a outras pessoas, fechou o ano em 97%.
Moradora de Palmas, Cleivone Câmara é cliente da empresa e utiliza os serviços de análises clínicas do Sabin há 13 anos. “Meu primeiro contato ocorreu por meio da empresa em que trabalhava, que oferecia assistência em saúde aos colaboradores. Naquela época, fiz todos os exames do meu pré-natal no Sabin. Meu filho nasceu prematuro e precisou de vários acompanhamentos. O atendimento sempre foi ágil e cuidadoso, o que foi fundamental para a recuperação dele”, lembra.
Com o tempo, Cleivone passou a cuidar também da saúde do pai e, atualmente, acompanha a rotina da mãe, de 82 anos, que faz tratamento para mieloma múltiplo. “Hoje minha mãe faz exames com frequência. Após a pandemia, quando muitas pessoas passaram a evitar deslocamentos e buscar alternativas mais seguras para cuidar da saúde em casa, o serviço de atendimento domiciliar se tornou essencial. A equipe vai até a casa dela com todo o preparo, e isso dá segurança para nós”, destaca.
O serviço citado por Cleivone é o VEM Sabin, que realiza exames e vacinas em domicílio com a mesma excelência de atendimento das unidades físicas, seguindo os mais rigorosos protocolos de biossegurança. A operação é apoiada pelo Núcleo de Atendimento Digital (NAD), que realiza, de forma remota, o cadastro, a validação de convênios e a autorização dos procedimentos, otimizando o tempo dos clientes e evitando deslocamentos.
Outro diferencial apontado pela cliente é o histórico digital de exames. “A gente perde papéis com facilidade. Hoje eu tenho todo o meu histórico no celular. É como uma linha do tempo que ajuda a cuidar melhor da saúde”, comenta.
Ela também acompanhou a evolução da estrutura física do Sabin em Palmas. “O espaço foi se ampliando, ganhando novas salas e depois novos endereços. Hoje, são vários pontos de atendimento com a mesma qualidade”, conta.
Mais do que os serviços em si, Cleivone destaca a relação de confiança construída ao longo dos anos. “Eu criei laços com as pessoas que trabalham lá. Se preciso de alguma coisa, mando mensagem, falo com alguém da equipe, e sempre tem alguém para me ajudar. Para mim, o Sabin é a minha casa”, resume.
-
Social21 horas atrás
Alessandra Andrade resgata o brilho dos concursos de beleza em Palmas
-
Social3 dias atrás
Rogerio e Marttha Ramos celebram formatura da filha
-
Palmas5 dias atrás
Vacinação contra o sarampo está disponível para pessoas de 1 a 59 anos em todas unidades de saúde de Palmas
-
Social3 dias atrás
Núbia Frazão recebe homenagens pelo seu aniversário
-
Social3 dias atrás
Júlia d’Paula celebra 13 anos de arte com sarau intimista