Educação
Jornalista Cristiano Machado é destaque em projeto de núcleo de comunicação da UFT
trajetória profissional do jornalista Cristiano Machado, prudentino radicado em Palmas (TO) desde 2009, é destaque no projeto “Na Trilha da Mídia”, do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia (CNPq/UFT), da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ele foi o entrevistado pela jornalista Ana Luiza Dias no podcast do Nepjor, no ar na plataforma Spotify e no site do projeto https://nepjor.com.br/ .
O programa Na Trilha da Mídia – a história de quem conta histórias se propõe a resgatar a trajetória de profissionais que fazem comunicação no Estado do Tocantins: repórteres, jornalistas, donos de veículos, professores, profissionais da área do marketing e da publicidade, cinegrafistas, assessores de imprensa, fotógrafos, entre outros. “É motivo de orgulho e satisfação participar do projeto tão importante da universidade. Primeiro, ao ser entrevistado por Ana Luiza Dias, uma colega de trabalho brilhante. E segundo por poder falar um pouco de nosso trabalho e discutir comunicação, com foco nos nossos colegas que logo estarão ocupando seu espaço neste mundo tão problemático, mas fascinante e imprescindível para a sociedade”, disse.
O grupo, conforme a descrição de seu portal na internet, analisa modelos, conceitos e técnicas aplicadas ao jornalismo, bem como processos, produções, práticas e discursos do segmento.
Carreira
Com experiência em rádios, jornais e portais de internet, o jornalista Cristiano Machado, 47 anos, nasceu em Presidente Prudente (SP) e está no Tocantins desde 2009. Formado em Comunicação Social pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), de Presidente Prudente (SP), começou sua carreira no jornalismo em 1994.
Entre os principais trabalhos na carreira, estão a cobertura dos ataques da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) em São Paulo, no ano de 2006, para a Folha de S.Paulo. As ações pararam São Paulo. Cristiano Machado, ao lado dos jornalistas Gilmar Penteado e André Caramante, foi o responsável por noticiar a ação orquestrada do crime organizado e como forma as negociações para colocar fim ao terror que abalou o país na época.
Em Presidente Prudente
Foi repórter e apresentador das rádios Difusora AM, Comercial AM, Presidente Prudente AM e Paulista AM. Trabalhou no jornal Folha da Região, em 1994.
Depois, se transferiu para o jornal O Imparcial, também de Presidente Prudente, onde, por nove anos, atuou como repórter e editor de Esportes, além de repórter de Cotidiano.
Em 2002 assumiu o cargo de sub-editor e repórter especial do jornal Oeste Notícias, ainda em Presidente Prudente.
Na Folha de S.Paulo
Em 2003, passou a ser correspondente free-lance do jornal Folha de S.Paulo, no Pontal do Paranapanema, região conhecida no País como foco de conflitos agrários em São Paulo.
Até o final de 2008 havia publicado quase 400 reportagens para a Folha, com destaque aos assuntos relacionados à economia, agronegócios, reforma agrária, segurança pública e corrupção em órgãos públicos.
No Tocantins
Chegou ao Tocantins em 2009 para assumir a chefia de Redação do Portal CT, pioneiro na internet no Estado. Após deixar o CT, assumiu em 2010 o cargo de assessor de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado. Já em 2011 foi contratado para chefiar a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário.
Em 2012, trocou a Seagro pela Secretaria de Estado de Planejamento e Modernização da Gestão Pública, na mesma função. Ainda em 2012 se tornou secretário-executivo de Relações Institucionais. Já em 2013 assumiu a presidência da Agência Tocantinense de Notícias (ATN) e coordenou o Núcleo de Comunicação Institucional do Governo do Tocantins.
Em 2014, ao lado do também jornalista Daniel Machado, dirige a Machados Comunicação e Consultoria, que edita o Norte Agropecuário, veículo de comunicação do Tocantins especializado em notícias do agronegócio com foco no potencial do Tocantins e Matopiba. Ambos apresentam o Norte Agropecuário no Rádio.
Cristiano Machado também atuou na área de comunicação de todas as campanhas políticas partidárias no Estado desde 2010. Atuou ainda como diretor de Comunicação na Câmara Municipal de Palmas, da equipe de comunicação do TJTO, entre outros. Foi assessor de imprensa do Conselho Federal de Odontologia (CFO). E desde fevereiro deste ano é chefe da Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO).