Tocantins
Coalizão Vozes do Tocantins é finalista no Prêmio LED 2024, da Rede Globo

Rede tocantinense por justiça climática está entre os 15 finalistas no Prêmio Luzes da Educação
O Curso de Formação de Jovens em Comunicação e Justiça Climática está entre os finalistas do Prêmio LED 2024, da Globo em parceria com a Mastertech e que busca valorizar iniciativas inovadoras na educação. Com mais de 2 mil inscritos, a seleção está na terceira e última etapa, em que seis dos 15 finalistas serão premiados com R$ 200 mil (cada), além da oportunidade de ter sua história contada em um programa especial na TV Globo.
A iniciativa da Coalizão Vozes do Tocantins, rede que hoje reúne quatorze organizações com o objetivo comum de justiça climática, foi inscrita pela assessora do Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN), Silvana Bastos, que conta que tinha grandes esperanças, mas que não sabia que o projeto poderia receber tanto reconhecimento.
“Nós sempre soubemos do potencial de transformação do Curso, que reuniu juventudes indígenas, quilombolas, ribeirinhas, da agricultura familiar e de acampados da reforma agrária, em territórios tradicionais, para desenvolver capacidades de liderança climática e comunicação. Mas ver essa iniciativa recebendo esse alcance já é uma grande vitória”, comenta.
Os 15 finalistas ganharão visibilidade e terão acesso a uma jornada de desenvolvimento que inclui acesso a rede de relacionamento, mentorias, eventos e instituições de referência. Mais um incentivo para que possam aumentar a atuação e potencializar o alcance e o futuro da educação no Brasil, independentemente do resultado.
A iniciativa premiada
O Curso de Formação de Jovens em Comunicação e Justiça Climática foi um dos principais eixos de atuação da Coalizão Vozes do Tocantins em 2023. Sendo um sucesso, também pelo baixo índice de evasão, a formação capacitou 28 dos 30 jovens indicados pelas organizações que integram a Coalizão. Foram temas centrais do curso: comunicação, mudanças do clima, direitos, incidência em políticas públicas, gestão de projetos e habilidades sociais para a arte de liderar. A capacitação teve início no mês de março e chegou ao fim em agosto deste ano, espalhando agora seus frutos: jovens e suas vozes ecoadas em eventos importantes, como o Diálogos Amazônicos e a COP 28, em Dubai.
Depoimentos
“Participar do curso propiciou significativo crescimento, tanto na melhor compreensão sobre justiça climática e o impacto negativo que atividades exploradoras de recursos naturais podem afetar nos territórios, quanto para expansão de conhecimento com as ferramentas digitais e como podemos utilizá-las, principalmente para divulgar nossas perspectivas. Além disso, ao realizar uma auto análise percebi o quanto me desenvolvi enquanto pessoa, uma vez que as atividades efetuadas durante o curso, como oficina de teatro, simulados de seminários, leituras a frente de todos e entre outras, impulsionaram minha evolução. Sou imensamente grata à Coalizão Vozes do Tocantins”, relata a jovem que multiplicou a prática de agroflorestas em Caseara/TO a partir do curso, Caylane Gleize (19 anos).
Para Raiane Arcanjo (18 anos), indicada pela Associação Quilombola Kalunga do Mimoso do Tocantins (AKMT), a participação também foi de grande impacto. “Literalmente uma jornada incrível que me aperfeiçoou como ser humano e como jovem liderança da minha comunidade. Sem sombras de dúvidas os meses mais proveitosos do ano de 2023. A Coalizão Vozes do Tocantins abre portas, te apresenta a realidade e te faz pensar seriamente sobre ela. Hoje sou uma jovem de comunidade tradicional que sabe e conhece as dificuldades enfrentadas e que luta por uma sociedade mais cuidadosa e igualitária, que rege por um Cerrado em pé e pelo cuidado do mesmo”, conta a jovem residente do município de Paranã/TO.
Já Olavo Lisboa (22 anos), que representou a juventude da Coalizão na COP 28, em Dubai, afirma que a mudança foi ainda mais profunda. ”Abriu uma possibilidade de crescimento pessoal e profissional, permitiu conhecer jovens interessantes e que se preocupam com o agora e o futuro. O curso também eliminou muitas visões distorcidas das comunidades tradicionais e de alguns povos, possibilitando que eu aprendesse culturas, saberes novos e oportunidades de melhorar”, compartilha.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa anuncia Taquaruçu Fest com Bell Marques e atrações regionais.
Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques. Evento promovido pelo Governo do Tocantins será realizado no dia 11 de julho, no distrito de Taquaruçu, e contará com atrações regionais como Wglemerson Lima

A ação integra o calendário de eventos promovidos pelo Estado com foco na valorização do turismo e da cultura entre os meses de junho e agosto.
A primeira edição do Taquaruçu Fest, realizada em 2023, contou com apresentação da dupla Rio Negro e Solimões. Neste ano, a expectativa é de um evento ainda maior, com estrutura reforçada, segurança e incentivo à participação de empreendedores locais.
Tocantins
Visita presidencial ao Tocantins: Lula anuncia ações e entregas
Lula participa da visita presidencial ao Tocantins com entrega de títulos, ações de reforma agrária e anúncio de Casa do Estudante da UFT.

A visita presidencial ao Tocantins nesta sexta-feira (27) reuniu autoridades e lideranças em Araguatins, com anúncios importantes para o estado e para a Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Entregas e anúncios durante a visita presidencial
Durante o evento, o presidente Lula participou da entrega de títulos de regularização fundiária para famílias assentadas da região e lançou ações do Governo Federal voltadas à reforma agrária.
Além disso, foram anunciados novos programas para impulsionar o desenvolvimento rural e garantir a segurança jurídica de propriedades em áreas de assentamento.
Casa do Estudante da UFT é anunciada em Palmas
Um dos destaques da visita presidencial ao Tocantins foi a assinatura do termo de cessão de uso gratuito de um imóvel da União, localizado em Palmas, destinado à criação da Casa do Estudante no câmpus da UFT.
Esse espaço será fundamental para garantir melhores condições de permanência para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Reitores da UFT presentes no evento
A Universidade Federal do Tocantins foi representada pelo reitor Luís Eduardo Bovolato, pela futura reitora Maria Santana e pelo vice-reitor Marcelo Lineker, que destacaram a importância da nova estrutura para a comunidade acadêmica.
Links úteis
Essa ação reforça o compromisso do Governo com o desenvolvimento social e educacional do Tocantins, fortalecendo o papel da UFT Tocantins na formação de jovens em todo o estado.
Continue acompanhando as atualizações sobre política, educação e desenvolvimento em nosso portal.
Governo do Tocantins
Em Araguatins, governador Wanderlei Barbosa assina adesão do Estado a programa nacional de gestão para aprimorar prestação de serviços públicos
Iniciativa possibilita acesso a diversos serviços tecnológicos de forma colaborativa com o Governo Federal

Em agenda oficial com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no município de Araguatins, na região do Bico do Papagaio, o governador Wanderlei Barbosa e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assinaram, nesta sexta-feira, 27, o Termo de Adesão do estado do Tocantins ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI).
A iniciativa, realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), oferece diversos serviços e soluções tecnológicas gratuitas para otimizar a gestão pública em áreas estratégicas, aproximando o cidadão da administração pública e aprimorando a digitalização de processos.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa afirmou que a adesão à medida reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a modernização da gestão pública. “Nosso objetivo é modernizar os sistemas institucionais para facilitar o acesso das pessoas aos serviços que elas precisam. É um compromisso do nosso Governo seguir realizando melhorias e este acordo com o Governo Federal vem para fortalecer ainda mais este trabalho, ampliando a eficiência, a transparência e a qualidade nos serviços oferecidos”, destacou o chefe do Executivo.
Com a adesão, o Tocantins passa a ter acesso a diversos serviços que são contemplados nos sete eixos do programa. Entre os recursos estão o Login Único e a Prova de Vida Digital, do GOV.BR; o Sistema Eletrônico de Informações (SEI); a plataforma Transferegov.br; Compras.gov: plataforma gratuita para compras públicas; Imóvel da Gente: uso social de terrenos da União; além de capacitações ofertadas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Rede de Parcerias.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ressaltou a importância da cooperação entre os entes federativos. “A adesão do Tocantins reforça o espírito colaborativo do Governo Federal que inspira o programa: o de compartilhar experiências bem-sucedidas e soluções que funcionam, ampliando o alcance de políticas públicas que melhoram a vida da população”, enfatizou a ministra Esther Dweck.
Para garantir a efetividade da implantação, o MGI designa um gerente técnico que acompanhará o Tocantins por um período de dois anos. A Secretaria de Estado da Administração (Secad) será responsável por coordenar a articulação colaborativa entre os órgãos estaduais. O próximo passo após a assinatura do Termo de Adesão é a elaboração do Plano de Trabalho, que deverá ser entregue em até 60 dias. O documento definirá as prioridades e as ações a serem executadas com o apoio das ferramentas disponibilizadas pelo PNGI.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, ressaltou que a adesão representa um avanço estratégico para o Estado. “Estamos investindo em uma gestão mais eficiente, moderna e conectada com as necessidades do cidadão. O PNGI oferece ferramentas robustas que nos permitirão economizar recursos, desburocratizar processos e ampliar o acesso da população aos serviços públicos digitais. Nós já utilizamos essa parceria por meio da nossa Escola de Governo, que tem um acordo de cooperação com a Escola Nacional de Administração, a Enap, com oferta variada de cursos para todos os servidores”, frisou o secretário.
Programa Nacional de Gestão e Inovação
O Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) é uma iniciativa estratégica do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) voltada para o fortalecimento da administração pública nos estados e nos municípios brasileiros. O principal objetivo é apoiar as gestões locais na modernização de processos, na inovação de políticas públicas e na digitalização de serviços, por meio de soluções gratuitas desenvolvidas e coordenadas pelo Governo Federal.
Como funciona?
Ao aderir ao PNGI, o estado ou município passa a integrar um pacto federativo de cooperação. Com isso, possui acesso a um catálogo robusto de ferramentas, plataformas e metodologias que auxiliam na melhoria da governança pública. O PNGI é reconhecido como um importante instrumento de apoio às gestões locais, promovendo um modelo de administração pública mais ágil, inovador e transparente.
Essas soluções abrangem diversas áreas, como: Governo digital (Login Único, Prova de Vida Digital, Conecta GOV.BR); Gestão de pessoas e planejamento institucional (Dimensionamento da Força de Trabalho); Capacitação e formação de servidores (Escola Virtual de Governo, Enap Aqui, Liderando para o Desenvolvimento); Contratações públicas e transparência (Compras.gov.br, Portal Nacional de Contratações Públicas, Transferegov.br); Inovação e transformação de serviços (Cidades que Transformam, CoLabs, LA!BoraGov, Plataforma Desafios); Inclusão social e equidade (cota de 8% para mulheres em situação de violência nos contratos terceirizados).
Secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, ressalta os avanços trazidos pelo PNGI para a digitalização e a eficiência na prestação de serviços à população – Marcio Vieira /Governo do Tocantins
Ministra Esther Dweck explica os benefícios do PNGI, que oferece soluções tecnológicas e capacitações para otimizar a gestão pública nos estados e nos municípios – Esequias Araujo/Governo do Tocantins
Ministra Esther Dweck explica os benefícios do PNGI, que oferece soluções tecnológicas e capacitações para otimizar a gestão pública nos estados e nos municípios – Esequias Araujo/Governo do Tocantins
-
Turismo15 horas atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Turismo14 horas atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Palmas3 dias atrás
Prefeito em exercício de Palmas é Carlos Eduardo Velozo
-
Sebrae4 dias atrás
Conexão LetsLo valoriza o autocuidado como ferramenta de liderança entre médicas empreendedoras da Capital
-
Palmas4 dias atrás
Secretário Sérgio Vieira manifesta apoio incondicional a Eduardo Siqueira Campos e reafirma confiança na Justiça