Gastronomia
Projeto gastronômico que promove segurança alimentar na merenda escolar de aldeias indígenas do Tocantins é apresentado ao Estado

O bem-estar dos povos indígenas e comunidades tradicionais está diretamente relacionado à proteção e conservação dos recursos naturais de seus territórios e à alimentação de suas comunidades. Neste contexto, a chef de cozinha e consultora da culinária afroindígena Ruth Almeida desenvolveu o projeto “Sabores da Terra: Nutrindo Tradições”, que visa levar projeto gastronômico para aldeias indígenas do Tocantins.
O projeto foi apresentado em reunião na Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social com o secretário da Pasta, Jonis Calaça, na quinta-feira, 12. A proposta é de que ele seja desenvolvido ao longo do ano de 2024 e atenda a todas as comunidades indígenas.
Além de Ruth Almeida, do Raízes Gastronômicas, o projeto é desenvolvido em parceria com um dos defensores dos povos indígenas no Tocantins, Marcelo Lucena, ex-coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins. Segundo ele, o projeto visa fortalecer a segurança alimentar nas aldeias indígenas com o intuito de promover a autonomia e o bem-estar nutricional dessas comunidades.
O projeto consiste na realização de oficinas voltadas para a produção da merenda escolar. A iniciativa é da chef e consultora de culinária afro-indígena Ruth Almeida, conhecida por sua paixão pela culinária de povos indígenas e tradicionais e compromisso com a responsabilidade social. “A iniciativa surge em resposta às necessidades específicas enfrentadas por muitas aldeias indígenas em relação à alimentação e nutrição.
Ela ressalta que a proposta não é levar novos modos de fazer aos povoados, mas fortalecê-los com respeito às tradições. “A beleza dessa iniciativa é colocar os povos originários no centro do processo, como deve ser, como senhores e senhoras dos saberes e com seus direitos garantidos”, afirma a chef de cozinha, acrescentando que o projeto cumpre os princípios e direitos fundamentais dos povoados com a consulta livre, prévia e informada. Uma das preocupações do projeto, após consulta nos povos Xerente é diminuir os altos índices de diabetes nas comunidades indígenas.
As oficinas abordarão técnicas de preparo de alimentos saudáveis, o uso de ingredientes regionais produzidos pela própria comunidade e a importância de uma dieta balanceada para o desenvolvimento cognitivo e físico das crianças. Além disso, Ruth Almeida destacará a sustentabilidade na produção de alimentos, incentivando práticas que respeitem o meio ambiente e as tradições culturais das comunidades indígenas.
Marcelo Lucena complementa que o projeto busca assegurar a implementação eficaz das práticas aprendidas nas oficinas, garantindo que a melhoria na segurança alimentar seja sustentável e benéfica a longo prazo. “Acredito que a gastronomia tem o poder de unir as pessoas e promover mudanças positivas. Será uma importante ferramenta para contribuir com a segurança alimentar das comunidades indígenas, compartilhando conhecimento e promovendo práticas sustentáveis.”
A chef Ruth Almeida complementa ainda que o projeto “Sabores da Terra: Nutrindo Tradições” é alinhado aos objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que busca viabilizar o cumprimento da compra de, no mínimo, 30% de produtos alimentícios da agricultura familiar e o direito dos povos indígenas e comunidades tradicionais à alimentação escolar adequada aos seus processos próprios de produção e à sua cultura alimentar. “O objetivo central do projeto é de resgatar as tradições e, com elas, a história, memória e cultura”, conclui a chef de cozinha.
Gastronomia
Restaurantes do Five Senses Resort oferecem gastronomia contemporânea com toque regional

O Five Senses Resort segue com seus dois espaços gastronômicos, o restaurante Cadenza e o gastrobar Barlavento, em funcionamento e abertos ao público até a inauguração oficial do empreendimento.
Com uma atmosfera acolhedora e uma proposta gastronômica singular, o restaurante Cadenza, que tem um nome associado ao sentido da audição, foi inspirado pelo termo musical italiano que significa “cadência”, simbolizando fluidez e ritmo.
O menu, elaborado pelo chef Expedito Melo, formado pela renomada Le Cordon Bleu no Peru, combina ingredientes típicos do Tocantins com técnicas contemporâneas, proporcionando uma experiência sensorial completa, com pratos que encantam tanto pelo sabor quanto pela apresentação.
Segundo o chef, a proposta do restaurante é reinventar pratos tradicionais, como risotos, massas, peixes e carnes, ao incorporar ingredientes característicos da culinária tocantinense, como carne de sol e pirarucu, combinando autenticidade regional com toques de sofisticação.
Outro destaque do restaurante é a vista do lago, da serra e do skyline de Palmas. Além da gastronomia, o Cadenza é um ambiente ideal para quem quer apreciar a beleza natural e o ritmo da vida ao redor do lago.
Para o empresário Jimmy Reile, responsável pelo Five Senses Resort, a visita ao restaurante combina um momento único de contemplação e relaxamento. “As pessoas estão atravessando o lago para conhecer o restaurante. A travessia, além de prática é única. Atravessar a ponte é também um momento de desconexão com a correria da vida diária e a conexão com a natureza.No Cadenza, queremos que o público sinta que a visita é especial desde o momento em que decide nos conhecer.”
O restaurante funciona de terça a sexta-feira, das 18h às 23h, e aos sábados e domingos, oferece almoço das 11h às 15h e jantar das 18h às 23h. Devido à alta procura, é recomendado fazer reserva com antecedência, já que o restaurante frequentemente opera com lotação máxima.
Já o gastrobar Barlavento, que invoca no nome o sentido da visão, é um bar ao ar livre, localizado próximo à piscina de borda infinita do resort. O espaço oferece drinks e petiscos em um cenário que combina a vista deslumbrante e uma atmosfera praiana.
O Barlavento está funcionando sem horário fixo, sendo necessário verificar a disponibilidade de atendimento diretamente com o resort.
Ainda em fase final de conclusão, o Five Senses Resort mantém o conceito de experiências sensoriais como parte central de sua proposta. A ideia é que cada espaço do empreendimento estimule um dos cinco sentidos.
O empresário Jimmy Reile, responsável pelo Five Senses Resort, destaca a importância desses espaços como uma prévia do que o empreendimento completo oferecerá aos futuros hóspedes e visitantes.
“A expectativa é que esses espaços continuem atraindo o público da região, que já começou a frequentá-los, e que se consolidem como pontos de referência gastronômica até a inauguração completa do resort. Estamos criando um ambiente onde natureza, gastronomia regional e bem-estar se harmonizam. Nossa intenção é que esses locais também possam receber eventos corporativos e sociais, oferecendo uma estrutura de qualidade, uma vista deslumbrante e um cardápio de alto nível”, pontua.
Para reservas no restaurante Cadenza e informações sobre o Barlavento, o contato é pelo telefone (63) 98150-8000. Mais informações podem ser obtidas no Instagram do Five Senses Resort.
Gastronomia
DOM VERGÍLIO FAZ 20 ANOS

Restaurante e pizzaria é referência na capital tocantinense
Inaugurado em no dia 26 de outubro de 2004, o Dom Vergílio Grill Pizza e Chopp completa, neste sábado, 20 anos de casa em Palmas. Na época, o restaurante já trouxe um conceito inovador, oferecendo conforto, praticidade, segurança e, claro, variedade e qualidade no almoço e pizzas servidas aos clientes.
Para celebrar estes 20 anos, tem circulado uma campanha que reforça a essência, o compromisso do Dom Vergílio com a comunidade local ao entregar uma experiência de qualidade. À frente do negócio, o casal Vladimir e Juliane Bottin comentam que, para manter o padrão alcançado e os clientes satisfeitos, o desafio é diário. “Da escolha dos produtos e alimentos que utilizamos na elaboração dos pratos, ao cuidado minucioso com a higienização do salão, cozinha, o rigoroso padrão com o tempero e sabor da comida, tudo é revisto todos os dias”, observa Juliane, cuja rotina e disciplina é atribuída à experiência herdada com os pais à frente de uma churrascaria no interior do Paraná.
Nestes 20 anos, o Dom Vergílio também firmou compromisso com o social. A empresa é parceira de alguns projetos e iniciativas sociais que lidam com causas diversas e um público misto entre crianças e idosos. Ainda neste mês, acolheu 20 estudantes da rede pública estadual para um almoço de comemoração ao dia das crianças. A ação foi uma parceria com a Abrasel TO. Na enchente do Rio Grande do Sul deste ano, participou de algumas campanhas com a doação de alimentos.
Atualmente, o Dom Vergílio abre as portas de segunda a sábado, das 11h às 14h30 para almoço e pizzaria a partir das 18h, mais o serviço de pedido online pelo app domdelivery.
Uma equipe de 48 funcionários se reveza entre o trabalho na cozinha e atendimento no salão.
O local é bastante procurado para ocasiões especiais, como aniversários e formaturas. Essa história de empreendedorismo de sucesso no setor de gastronomia em Palmas, as superações ao longo dos anos, a presença nos momentos mais especiais de inúmeras famílias, bem como a participação determinante no social da nossa capital, tudo isso pode ser traduzido como O Dom do Tempo, slogan que assina a campanha comemorativa destes 20 anos.
Fotos: Raquel Carneiro
Gastronomia
Na Semana da Criança, a Abrasel promove um Almoço de Solidariedade e Alegria com crianças em Palmas.
-
Turismo4 dias atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Turismo4 dias atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Palmas4 dias atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício
-
Palmas1 dia atrás
Priscila Alencar Veríssimo é nomeada Procuradora-Geral de Palmas