Governo do Tocantins
Equipes do HGP são premiadas por ações voltadas à segurança do paciente
No intuito de prevenir riscos e evitar danos desnecessários, e ofertar uma assistência mais segura e de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Geral de Palmas (HGP), desenvolve diversas iniciativas no que tange a segurança do paciente. Como incentivo e reconhecimento às ações desenvolvidas com êxito durante todo o ano, na quinta-feira, 14, as equipes da assistência receberam uma premiação para o setor que atingiu as metas, conforme auditoria executada. A premiação foi dividida em três categorias, sendo que o primeiro lugar foi conquistado pelo setor da neurologia, já em segundo lugar o setor da ortopedia e terceiro lugar ficou o setor da pediatria.
A gerente de Riscos e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Giselle Pinheiro Lima Aires Gomes, destacou que “nós realizamos auditorias focadas nas ações realizadas pelas equipes dos setores assistências, nessa oportunidade verificamos a conformidade ou de diversas categorias como o preenchimento correto de pulseiras, placas de identificação, escalas de riscos, dentre outros critérios. Cada categoria avaliada obteve uma pontuação, com destaque a pontuação da equipe vencedora, total de 15 pontos”.
Gisele acrescentou que “o trabalho desenvolvido na rotina hospitalar, visa identificar melhor os pacientes, reduzir os riscos, reduzir as incidências de queda e lesão por pressão dentro do HGP. Os incidentes (quedas, lesão por pressão) pioram o prognóstico dos pacientes, aumentam os custos hospitalares, e o tempo de internação. Para que as ações voltadas à segurança do paciente aconteçam, nós contamos com o envolvimento de cada equipe”..
Para a diretora de Integração Multiprofissional do HGP, Noemia Sampaio de Andrade, “este prêmio foi uma forma de motivar as equipes que atuam no cuidado e assistência ao paciente. Sabemos que todas as nossas iniciativas relacionadas à segurança do paciente é um trabalho conjunto onde cada equipe contribuiu de maneira significativa neste processo”.
A Coordenadora de enfermagem da unidade de internação de Neurologia, que conquistou o primeiro lugar, Ana Yunaly de Souza Falcão ressaltou que “nós da equipe desenvolvemos ações desde o inicio do ano e foi muito gratificante receber o prêmio. É um reconhecimento do nosso trabalho. A equipe sentiu muito valorizada entendeu a importância da atuação do profissional de saúde na segurança do paciente. Motivou a equipe a continuar sempre buscando o melhor para o paciente”.
Critérios
Dentre os critérios estão a taxa de adesão a pulseira de identificação, das placas de identificação; taxa de pacientes com grades e cabeceiras elevadas; adesão às escalas de morse,brade, maddox e news.
Sobre o Núcleo de Segurança
O Núcleo de Segurança do Paciente do HGP foi implantado em fevereiro de 2018, e construiu seis protocolos que são: segurança do paciente, melhoria da comunicação, segurança na prescrição da medicação, cirurgia segura, higienização das mãos, redução das quedas e lesões por pressão.