Governo do Tocantins
Unidades da rede estadual podem aderir à Jornada Escolar Ampliada – Mais Escola para o ano letivo de 2024
Programa Mais Escola busca ampliar e diversificar oportunidades educativas ofertadas aos estudantes das escolas estaduais
Visando fortalecer a Política Pública de Educação em Tempo Integral, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem ofertado diversas alternativas às unidades de ensino da rede. Uma delas é a Jornada Escolar Ampliada – Mais Escola. A iniciativa consiste na integração de atividades complementares já desenvolvidas na Rede Estadual com novas ações que contemplem os interesses dos estudantes, transformando a dinâmica das rotinas escolares, além de valorizar os talentos e habilidades para além do currículo formal.
As atividades complementares da Jornada Escolar Ampliada – Mais Escola irão contribuir para a ampliação e diversificação das oportunidades educativas ofertadas aos estudantes e acontecerão no contraturno das aulas, totalizando uma oferta de carga de 7 horas diárias aos educandos das escolas estaduais.
Por meio da Jornada Escolar Ampliada – Mais Escola os estudantes terão acesso a programas educativos, tais como Esporte na Escola, Balé Popular, Reforço Escolar, Vamos Ler, Centro de Línguas, TO no Enem, cursos de qualificação para mundo do trabalho, além atividades de arte e cultura, iniciação científica, práticas de oralidade, empreendedorismo, educação financeira, direitos humanos, educação inclusiva dentre outras.
Conforme o diretor de Educação Integral e Jornada Ampliada da Seduc, Leandro Vieira, é necessário que cada unidade de ensino manifeste o interesse por meio de adesão e apresente um Plano de Ação para o ano letivo de 2024.
“Respeitando a autonomia pedagógica das escolas e acreditando na capacidade realizadora de suas equipes, a Seduc criou uma metodologia de diagnóstico local, de escuta à comunidade para a proposição de planos de ação locais, onde a voz dos estudantes e as possibilidades da escola serão retratadas e potencializadas”, ponderou.