Entretenimento
Governador Wanderlei Barbosa comemora crescimento de 12,6% nas vendas do comércio tocantinense; Estado lidera ranking nacional

O comércio tocantinense se destacou no cenário nacional por apresentar o maior crescimento, entre os meses de janeiro e outubro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com os resultados da pesquisa, o volume de vendas no comércio varejista experimentou um crescimento notável de 12,6% no período analisado. O Tocantins ficou 11 pontos percentuais acima da média nacional, que foi de 1,6% de crescimento no mesmo período.
Já no comércio varejista ampliado – que inclui veículos e materiais de construção – o incremento nas vendas até outubro de 2023, em relação ao igual período de 2022, foi de 5,5%. Em relação aos últimos 12 meses, o aumento foi de 4,9% para este segmento.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca que o desempenho expressivo é resultado de investimentos realizados pelo Governo do Estado na melhoria do ambiente de negócios no Tocantins. “Esse crescimento econômico se dá, também, com importantes ações do Governo, com investimentos na área de infraestrutura de escolas, hospitais, estradas e pontes. Todo esse recurso circulando cria um ambiente comercial favorável. Assim como o apoio às agendas culturais e turísticas, como as temporadas de praias e eventos culturais nas cidades, realizados com o apoio do Governo, provocam esse ambiente de negócios, permitindo que os pequenos comerciantes e empreendedores entrem nesse ciclo econômico que faz a economia crescer. E é essa capacidade de investimentos, que ampliamos para 11% que está fazendo essa revolução comercial”, avalia o governador Wanderlei Barbosa.
No acumulado dos últimos 12 meses, o comércio varejista tocantinense deu um salto positivo de 10%. Os dados finais do desempenho do comércio, ao longo de todo o ano, só serão divulgados em fevereiro próximo, mas já é possível antecipar que a consolidação dos dados de 2023 será positiva para o Estado.
“Ao longo de todo o ano, nos empenhamos em melhorar as condições de negócios para os empreendedores de norte a sul do Estado, fazendo a economia girar e nos preocupando em descentralizar a atividade econômica e buscando fortalecê-la em todos os municípios. O Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços, lançado pelo governador Wanderlei Barbosa, contempla ações e metas de fortalecimento do comércio, dada sua importância na economia tocantinense”, ressalta o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima.
Pesquisa
A Pesquisa Mensal do Comércio fornece indicadores que monitoram o comportamento do comércio varejista no Brasil. Iniciada em 1995, a pesquisa analisa a receita bruta de revenda em empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, cuja atividade principal é o comércio varejista. Os resultados mensais incluem variações no volume e na receita nominal de vendas para o comércio varejista e varejista ampliado no Brasil e nas unidades da federação. Os dados estão disponíveis no Sidra (Banco de Tabelas Estatísticas) e a próxima divulgação está programada para o dia 17 de janeiro.
Entretenimento
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas
Exposição “Aquilo que habita em mim” estreia dia 08 na Galeria Sesc em Palmas

A Galeria de Artes do Sesc em Palmas inaugura no dia 08 de julho, às 19h, a exposição “Aquilo que habita em mim”, com um bate-papo especial com a multiartista e autora da mostra, Ana Mundim. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Após o lançamento, a exposição segue aberta para visitação até o dia 18 de agosto, no Centro de Atividades Norte do Sesc.
A mostra é resultado de uma pesquisa visual que une fotografia e dança para explorar o simbioceno — conceito filosófico e ambiental que propõe uma convivência harmônica e não hierárquica entre seres humanos e não-humanos.
Sobre Ana Mundim
Ana Mundim é uma artista múltipla: bailarina, fotógrafa, atriz, escritora e DJ. Possui doutorado em Artes pela UNICAMP e Universitat Autònoma de Barcelona, é mestre em Artes e licenciada em Dança pela UNICAMP. Desde 2017, é professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Há mais de uma década, Ana investiga as possibilidades da imagem em movimento, desenvolvendo o conceito de “fotocoreografia”, que já foi tema de artigo acadêmico. Em 2023, participou do Laboratório Oma de Artes Visuais (SP) e do Experimental Photo Festival em Barcelona.
Serviço
- Exposição: “Aquilo que habita em mim”
- Artista: Ana Mundim
- Abertura e bate-papo: 08/07, às 19h
- Visitação: 09/07 a 18/08
- Local: Galeria Sesc de Artes – Centro de Atividades Norte, Palmas (TO)
- Informações: artesplasticas@sescto.com.br | WhatsApp (63) 3212-9922
- Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Entretenimento
Festival da Literatura Independente do Tocantins movimenta Palmas com programação gratuita
De 25 a 27 de julho, Palmas recebe o Festival da Literatura Independente do Tocantins com programação gratuita, feira, shows e debates.

O Festival da Literatura Independente do Tocantins (FLITO) será realizado entre os dias 25 e 27 de julho em Palmas, com uma programação cultural totalmente gratuita. A iniciativa promete aquecer a cena literária local e valorizar autores, editoras e artistas da produção tocantinense.
FLITO valoriza produção literária do Tocantins
Idealizado pelo empresário e escritor Matheus José, da Editora Vecchio, o Festival da Literatura Independente do Tocantins reunirá escritores, artistas visuais, músicos e leitores em um ambiente colaborativo e de celebração da cultura regional.
Programação do Festival da Literatura Independente do Tocantins
A programação do FLITO inclui lançamentos de livros, feira literária, mesas de debate, espaço infantil, shows musicais, sarau poético e intervenções artísticas visuais e performáticas. Serão três dias de encontros entre público e criadores de arte e literatura.
Locais do festival em Palmas
Nos dias 25 e 26 de julho, o festival acontece no Museu Casa Suçuapara, localizado no Parque Cesamar. No dia 27 de julho, o encerramento será na Praia da Graciosa, um dos cartões-postais da capital, unindo literatura e natureza em um mesmo espaço.
Realização e apoios
O Festival da Literatura Independente do Tocantins tem entrada franca e é uma realização da Editora Vecchio em parceria com o Plano Nacional Aldir Blanc. Conta com apoio cultural da Fundação Cultural de Palmas, apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins e realização do Ministério da Cultura.
Informações e redes sociais
A programação completa será divulgada em breve. Para acompanhar as novidades do evento, acesse o @flitocantins no Instagram.
Links úteis
Acompanhe o Portal Jaciara Barros para mais informações sobre o Festival da Literatura Independente do Tocantins e os destaques da cena cultural do estado.
Entretenimento
Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins

O Tocantins enfrenta atualmente um dos maiores desafios ambientais do Brasil: o alto número de incêndios florestais, especialmente durante o período de estiagem. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente de Paraíso do Tocantins, em parceria com a empresa Película Filmes, promoveu um evento educativo com o escritor e fotógrafo Willian Borges.
O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 01, na Secretaria de Meio Ambiente e contou com a presença de brigadistas, bombeiros e profissionais que trabalham na proteção e preservação do meio ambiente.
No evento, foi lançado o livro “Anjos da Natureza”, que aborda o trabalho dos brigadistas florestais e a importância dessa atuação para a preservação ambiental. Junto ao livro, também foi lançada uma exposição fotográfica homônima, com imagens de brigadistas e incêndios florestais.
O livro e a exposição “Anjos da Natureza” são frutos de um projeto da empresa Película Filmes, realizado com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto conta com patrocínio do Banco da Amazônia (Basa), dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A iniciativa garante a permanência da exposição por dez dias nas cidades por onde passa, além da doação de exemplares do livro para bibliotecas e instituições que atuam com questões ambientais.
“Hoje tivemos um dos eventos mais gratificantes deste projeto, pois foi a apresentação de uma literatura ainda pouco difundida no Brasil, a realidade dos combates a incêndios florestais, para profissionais que trabalham na área. Isso foi gratificante, pois foi uma troca de saber e também uma contribuição para pessoas que podem fazer a diferença já neste período de estiagem”, disse Willian Borges, autor do livro.
-
Turismo3 dias atrás
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
-
Palmas4 dias atrás
Priscila Alencar Veríssimo é nomeada Procuradora-Geral de Palmas
-
Entretenimento4 dias atrás
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas
-
Energisa4 dias atrás
Vagas no setor elétrico no Tocantins: Energisa contrata mais de 90 pessoas em seis meses
-
Senado Federal5 dias atrás
Vice-presidente do Senado Eduardo Gomes participa de evento sobre inovação e inteligência artificial em Portugal