Tribunal Regional Eleitoral
“Agentes da Democracia” do TRE-TO dialogou sobre conscientização política com mais de 12 mil jovens no Tocantins
O presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, afirma que quanto mais cedo os jovens se interessarem por política e participarem ativamente do processo, mais fortalecerá a democracia, a representatividade e o desenvolvimento da sociedade.
“Um jovem inserido na política é alguém que participa da construção da democracia, seja como eleitor, filiado em algum partido político ou em debates que discutem o futuro do seu município ou estado. O TRE-TO, ao ir até as escolas e atuar direto nas comunidades, trabalha para a formação deste público. Esses jovens atuam ainda como multiplicadores de conhecimento”, destaca o magistrado.
Formação de eleitores
O programa permanente “Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro”, é liderado pelo coordenador-geral dos programas permanentes do TRE-TO, ouvidor eleitoral e ouvidor da mulher+, juiz José Maria Lima, e coordenado pela juíza eleitoral Ana Paula Toribio.
Segundo o coordenador geral, o programa tem como objetivo principal despertar o interesse e a participação dos estudantes no processo político-eleitoral, “promovendo a conscientização cívica e preparação de jovens eleitores para se envolverem ativamente na sociedade”. “A importância desse programa para a Justiça Eleitoral é evidente, uma vez que ele contribui para a formação de eleitores mais informados e engajados. Ao destacar a importância do voto e fornecer conhecimentos sobre as decisões políticas fundamentais do país, esse programa capacita os jovens a exercerem seu direito de voto de forma consciente e responsável”, disse.
Ainda conforme o magistrado, “ao formar cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade livre e democrática, o programa fortalece os valores democráticos da igualdade, liberdade e participação cidadã”. “Ele contribui para a formação de uma sociedade na qual os indivíduos compreendem a importância de sua voz e participação ativa no processo político. Dessa forma, o programa não apenas prepara os jovens eleitores para o exercício de seus direitos políticos, mas também promove a manutenção da democracia ao fomentar uma cultura cívica de engajamento e participação”, disse. “Ao investir na educação cívica dos estudantes, a Justiça Eleitoral contribui para a formação de uma sociedade mais consciente, crítica e comprometida com os princípios democráticos, essenciais para a preservação e fortalecimento da democracia”, complementou.
Já para a juíza eleitoral da 20ª Zona, Ana Paula Toribio, a ação propicia ao jovem uma visão que ele é um agente de transformação, que pode mudar os rumos do nosso país. “Conscientizar o jovem do seu papel na democracia, a partir do momento que ele tem consciência da importância do seu voto, e da importância da sua participação seja votando ou como candidato, ou seja, transformando a sociedade em que está inserido”, afirmou a magistrada.
Conheça o “Agentes da democracia”
O “Agentes da Democracia” teve início em 2018 ainda como projeto, mas foi instituído em 2019 como programa permanente da Justiça Eleitoral do Tocantins, pela Corte do TRE-TO em sessão, conforme com a Resolução nº 444/2019. O programa tem importância fundamental para a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade democrática.
De 2021 a 2023, o programa contemplou mais de 30 mil estudantes, percorrendo as 33 Zonas Eleitorais. No ano de seu nascimento atendeu mais de 11 mil alunos, passando por 73 escolas públicas e particulares do Tocantins. Já em 2019, o programa alcançou 17 unidades de ensino e 2.913 jovens.
Objetivos da ação
O programa busca despertar o interesse e a participação dos estudantes no processo político-eleitoral, a consciência cívica e preparar o jovem eleitor para participar ativamente do processo político, podendo atuar como representante da sociedade. Além disso, possibilita ampliar as discussões sobre a cidadania, democracia, direitos e deveres, incentivando a participação do jovem no processo eleitoral por meio da conscientização política.
Atividades
O programa é realizado por meio da EJE-TO. As atividades nas escolas contam com palestras que dialogam sobre a importância do voto e da participação política, além de atividades interativas como: jogo de tabuleiro, eleições simuladas na urna eletrônica e, principalmente, alistamento eleitoral.