Entretenimento
Aluno autista da Escola Municipal Estevão de Castro realiza sonho de conhecer aeronave

“A realização de um sonho e uma experiência que ficará para toda a vida. Muito obrigada por estarem criando essas memórias para o meu filho”, disse Kellen Maurer. Com esse agradecimento emocionado, a mãe do estudante Ryan Gabriel, de 8 anos, do 3º ano da Escola Municipal Estevão de Castro, no Jardim Aureny III, em Palmas, falou sobre o convite que o filho recebeu para conhecer a aeronave do Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Tocantins, o Graer, nesta terça-feira, 23. Ryan Gabriel, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi recebido no Quartel do Comando Geral (QCG) por militares da unidade aérea e, em seguida, foi convidado a ir ao aeroporto para ver de perto o avião do Grupamento, a aeronave Graer 01.
De acordo com a diretora da unidade educacional, Maria Mendes Macena, a ação era para ter acontecido no decorrer de 2023, porém, devido à rotina da escola e do Graer não foi possível. “A gente vem tentando desde o ano passo e agora surgiu a oportunidade. Mesmo estando em período de férias escolares, a família se colocou disponível e deu certo”, relatou. A diretora explicou que a escola trabalha com uma diversidade muito grande de alunos e, em especial, com alunos neurodivergentes e esclareceu que esse tipo de ação é muito importante para seu desenvolvimento. O aluno foi acompanhando pelo pai, pela mãe, pela avó e pela diretora.
“No caso específico do nosso aluno Ryan, que tem um hiperfoco por aeronave, nós trabalhamos todos os conteúdos voltados para o tema. É um leque de possibilidades muito grande e, observando o desenvolvimento dele durante o ano de 2023, trabalhamos para proporcionar esse momento a ele. Quando Ryan chegou em nossa escola, ele não se comunicava e não parava na sala de aula. Foi a partir do trabalho realizado pelos professores e pela equipe pedagógica, partindo do pressuposto do hiperfoco que ele possui, que a gente conseguiu o desenvolvimento dele. Hoje o Ryan Gabriel consegue ler, se comunicar bem e interagir com as pessoas. Claro que isso também se deve ao apoio efetivo da família”, pontuou Maria Mendes.
Para a mãe do Ryan Gabriel, Kellen Maurer, iniciativas como essa fazem toda a diferença para o desenvolvimento da criança. “Isso é muito importante para ele se sentir acolhido porque, infelizmente, por mais que a gente tente, a gente fale da inclusão nas escolas, nos locais, nem todos têm essa capacidade de inclusão. Então, quando vemos nosso filho num local que não existe preconceito, onde ele é acolhido, somos invadidos por uma imensidão de felicidade. Eu só tenho que agradecer a todos que estão com ele nessa jornada, especialmente à Escola Municipal Estevão de Castro, porque os profissionais que estão nela fizeram diferença na vida do meu filho”, afirmou.
“A Polícia Militar tem também essa função social. Além de realizar o policiamento ostensivo e preventivo, é importante para nós recebermos essas crianças e qualquer cidadão que procure a instituição PM para fazer uma visita. Essa visita, em especial, à nossa unidade que é o Grupamento Aéreo, o Graer PM/TO, nos enche de orgulho. O Ryan nos deu uma aula de alegria e entusiasmo e demonstrou ser um grande conhecedor de aeronaves”, destacou o assessor de comunicação do Graer, Major Átila Azevedo.
Entretenimento
Coletivo cultural de Palmas encerra residência artística com evento gratuito neste sábado (30)
Evento reúne performances e bate-papo sobre ocupação do espaço urbano neste sábado (30)

O Coletivo Flácido promove neste sábado, 30 de agosto, às 19h, na Casa Flácida (404 Norte), o evento Tardinha Flácida, que marca o encerramento da residência artística Escala 1:1/2 – edição 2025. Durante os últimos 15 dias, artistas convidados estiveram em Palmas desenvolvendo trabalhos com foco no tema da ocupação do espaço urbano, que será discutido em um bate-papo aberto ao público.
As apresentações incluem performances de Céu Vasconcelos (Fortaleza/CE), Tiago Wender, Lipidius, Almeida e tal, Omanna Arte e Giovelli Flowers.
A programação é gratuita, com a proposta open cooler, em que cada pessoa pode levar sua própria bebida. O evento contará também com intérprete de Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade.
Segundo Filipe Porto, integrante do Coletivo Flácido, o momento é de celebração e troca com a comunidade. “A residência Escala 1:1/2 foi um processo intenso, de imersão e experimentação artística. Agora é a hora de compartilhar esses resultados com o público e abrir espaço para o diálogo sobre como ocupamos e vivemos a cidade.”
Uma das performances desenvolvidas na última semana, em Palmas, foi o trabalho da artista Almeida e tal, intitulado especulação arbórea, que denuncia a especulação imobiliária e o uso dos espaços públicos na capital.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc 2 operacionalizados pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas.
Serviço:
Data: 30/08 (sábado)
Horário: 19h
Local: Casa Flácida – 404 Norte (busque por Coletivo Flácido no app de mapas ou carona)
Acessibilidade: Intérprete de Libras
Entrada gratuita | Open cooler
Entretenimento
TromboTuba in Concert leva apresentação didática à ETI Margarida Lemos no Aureny III

O projeto “TromboTuba in Concert – do clássico ao popular” se prepara para sua última apresentação, que acontecerá na Escola de Tempo Integral (ETI) Margarida Lemos, localizada no setor Jardim Aureny III. O concerto, exclusivo para os alunos da unidade, será realizado na próxima sexta-feira, dia 29.
A iniciativa, que já percorreu outras escolas da capital, tem como missão proporcionar uma experiência musical rica e diversificada dentro do ambiente escolar. O quinteto é formado pelos trombonistas Emmanoel da Cruz, Jonatas Machado e Kayo Bruno, pelo tubista Tiago Flausino e pelo percussionista Maurício Silva. Juntos, apresentam um repertório que transita com maestria entre o erudito e o popular.
Durante o concerto, os estudantes terão a oportunidade de ouvir obras de compositores consagrados como Bach e Mozart, além de clássicos da música brasileira de mestres como Maestro Duda e Ary Barroso. Cada peça é apresentada de forma contextualizada, com explicações sobre sua importância histórica e cultural, além de demonstrar a versatilidade dos instrumentos de Low Brass (metais graves).
O formato didático permite uma interação direta entre os músicos e os estudantes, despertando a curiosidade e o interesse dos jovens pela música instrumental. Mais do que apresentar novas sonoridades, o projeto busca formar novas plateias e reforçar a importância da arte como ferramenta de educação e transformação social.
O “TromboTuba in Concert” é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital nº 22/2024, geridos pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Tocantins, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à cultura em diferentes comunidades.
Entretenimento
Cineclube Flácido, de Palmas(TO), abre temporada 2025 com sessão gratuita e debate sobre corpos dissidentes
Primeira sessão exibe “Salão de Baile This is Ballroom” e conta com participação do coletivo Toca Ballroom

O Cineclube Flácido inicia sua temporada 2025 com uma proposta que coloca no centro da discussão os discursos sobre corpos dissidentes. A cada encontro, filmes e debates vão abrir espaço para refletir sobre diversidade, arte e resistência no cinema e em outras expressões culturais. O projeto é uma iniciativa do Coletivo Flácido, em parceria com o Centro de Artes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A primeira sessão acontece no dia 28 de agosto, às 19h30, no Cineteatro do IFTO de Palmas (Quadra 310 Sul, Av. NS 10, s/n), com a exibição de “Salão de Baile This is Ballroom”.
O filme traz um retrato da cena ballroom no Rio de Janeiro, em diálogo com a história do movimento iniciado há mais de 50 anos em Nova Iorque. Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia performances, dramas pessoais e arte.
Após a exibição, haverá um debate com a participação do coletivo Toca Ballroom, que é pioneiro na organização coletiva da cena ballroom do Tocantins, mediado pela crítica de cinema e coordenadora do projeto, Carolinne Macedo. A sessão será legendada e gratuita.
Para Carolinne, a proposta desta temporada amplia o papel do cineclube como espaço de reflexão. “Queremos trazer diálogos que provoquem pensamento crítico e afetivo sobre os corpos e subjetividades que resistem, criam e transformam”.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.
Serviço:
Data: 28/08 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Cineteatro do IFTO – 310 Sul, Av. NS 10, s/n
Sessão legendada | Entrada gratuita Sugestão de legenda:
-
Tocantins2 dias atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas
-
Economia5 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Social4 dias atrás
Feliz aniversário Rayley Luzza
-
Energisa3 dias atrás
Primeiro emprego: Energisa abre vagas para jovens aprendizes e profissionais de nível técnico
-
Câmara Municipal de Palmas5 dias atrás
Câmara de Palmas promove reunião da Comissão de Direitos da Mulher sobre “Agosto Lilás”