Tocantins
Tocantins recebe três propostas para vender 200 milhões de toneladas em créditos de carbono

Tocantins recebe três propostas para vender 200 milhões de toneladas em créditos de carbono
Estado será o primeiro a vender créditos de carbono jurisdicional no mercado voluntário no Brasil e um dos pioneiros no mundo.
O indígena Pedro Paulo Xerente, 41 anos, cresceu na aldeia Xerente Fontoura, em Tocantínia, presenciando de perto os efeitos das mudanças climáticas afetarem as nascentes e mananciais da sua comunidade indígena. Naturalmente, as consequências das alterações do clima são sentidas na produção agrícola da aldeia. Segundo ele, a comunidade não consegue mais ter o domínio do plantio, como antigamente, quando os ciclos das estações estavam bem mais definidos. “Hoje não sabemos mais quando se inicia a chuva, quando vamos poder iniciar o plantio da nossa lavoura”, lamenta.
A preocupação do indígena Xerente é a mesma de milhares de produtores tocantineses, tanto os que trabalham em pequenas lavouras, como os que detêm grandes propriedades rurais. Com a possibilidade de aumento da temperatura mundial nas próximas décadas na ordem de 1,5 graus Celsius, conforme o relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC (na sigla em inglês), estados como o Tocantins, que têm alta vocação para a agricultura, devem enfrentar consequências danosas.
“O estado poderá sofrer fortes impactos com secas mais severas e frequentes e a redução da produção agrícola, que podem afetar o desenvolvimento econômico e social, já que o Tocantins é um estado essencialmente agro”, avalia a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins, Miyuki Hyashida.
Para se adaptar às mudanças climáticas, o Tocantins busca inovar o uso de instrumentos de gestão da governança climática. Prova disso, é que o Estado lançou em setembro desde ano, no mercado internacional o edital de Chamamento Público n° 001/2022, para seleção de parceiro nacional ou internacional, com o intuito de aportar recursos financeiros para a implementação e execução de medidas com vistas a estruturar o Estado a se tornar elegível para atuação no mercado de carbono voluntário.
Um dos critérios é que a atuação no mercado de carbono voluntário, não envolva as metas de redução de emissões aludidas nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e que seja garantida a compra ou venda dos créditos de carbono jurisdicional do Tocantins elegíveis e certificados a partir do ano de 2016 até o ano de 2032.
O prazo para os interessados manifestarem interesse em firmar essa parceria com o Estado foi encerrado na última sexta-feira, 14, e três empresas internacionais apresentaram propostas robustas para comercializar cerca de 200 milhões de toneladas de créditos de carbono. Foram elas: Mercuria Energy Trading AS (Suíça), Systemiq do Brasil Consultoria em Sustentabilidade LTDA (Reino Unido) e Future Carbon Holding (Brasil). O resultado da chamada pública será divulgado nesta quarta-feira, 19.
As empresas interessadas tiveram que apresentar capacidade financeira com o propósito de aportar recursos financeiros para implementação e execução das medidas pedidas no edital; demonstrar o tempo e expertise de mercado de carbono regulado; comprovar a abrangência de sua atuação comercial; demonstrar a superioridade da parceria em relação às demais instituições; e comprovar que mantém em execução um programa de integridade e anticorrupção.
REDD+
A transação de carbono florestal jurisdicional oriundo de Redução de Emissões Provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) vai contribuir para a implantação da iniciativa de baixas emissões do Estado, no âmbito da Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável – 2020 a 2040. O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reeleito em primeiro turno, enfatiza que “as lideranças nacionais se alinham aos crescentes movimentos para o enfrentamento da emergência climática e a proteção da Amazônia e o Estado prioriza esse tema desde o planejamento até a execução de suas ações”.
A estratégia apresenta diferentes iniciativas e inicia os diálogos entre o setor público e privado, setor financeiro, especialistas e membros da sociedade na busca de um desenvolvimento não predatório para a região. O governador Wanderlei Barbosa destaca que a estratégia de desenvolvimento assumido por sua gestão guiará o Tocantins até 2040.
“Foi necessário ousar. São 20 anos de compromisso com a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Nossa Carta de Intenções Tocantins 20-40, estratégia para um Estado competitivo e sustentável foi apresentada na COP 25, em Madri, em dezembro de 2019. A solução para os problemas de um estado como o nosso, inserido na Amazônia Legal, passa por arranjos e parcerias que envolvem os atores econômicos e sociais locais, além dos representantes da esfera política. Precisamos acertar o passo nos diferentes níveis, municipal, estadual e federal e contar com o apoio da população. Essa é uma agenda de todos, que frutificará na COP 27, no Egito”, prospecta.
A superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Semarh, Marli Santos, explica que a chamada pública é o primeiro passo para dar suporte financeiro para a estratégia de baixas emissões. “Para que o Tocantins possa acessar estes recursos por pagamentos por resultados precisamos fazer o dever de casa, ou seja, cumprir todos requisitos previstos pelos padrões internacionais e isto custa caro. Por isso, o edital busca uma empresa parceria que possa aportar recursos no Estado para a execução das ações e, assim, tornar o Tocantins elegível para acessar os recursos”, detalha.
Créditos de carbono
Ao se tornar elegível, a empresa parceira também atuará para a realização de transações de créditos de carbono jurisdicionais e créditos certificados a partir do ano de 2016 até o ano de 2032, totalizando cerca de 200 milhões de créditos de carbono. Nem todos os créditos provenientes da elegibilidade do Cerrado e do bioma Amazônia Tocantins perante a Comissão Nacional de REDD + – Conaredd + serão verificados e registrado nos padrões internacionais, exigindo outra forma de acesso a recursos financeiros. O chamamento é realizado pela Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias do Estado -Tocantins Parcerias – a partir da cooperação e apoio técnico da Semarh.
“Isso é um avanço importante, pois somos um dos primeiros estados da Federação a promover, por meio de uma Sociedade de Propósito Específico – SPE, a construção do registro do carbono em nível internacional, com os certificados que possibilitam agregar maior valor ao nosso carbono”, explicou o presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda.
O governador Wanderlei Barbosa reforça que todo o processo de construção dessa estratégia de desenvolvimento, com a participação de diversas secretarias e o diálogo com diversos setores, está em conformidade com a linha traçada por sua gestão. “Essa é a nossa resposta à necessidade de conservação da vegetação nativa para evitar emissões dos gases do efeito estufa, a redução das queimadas e do desmatamento. Mais ainda, há o reconhecimento de que só pode haver desenvolvimento real com respeito ao ambiente. Vamos fazer a nossa parte”, encerra
Governo do Tocantins
Com o apoio do Governo do Tocantins, delegação estadual disputa Campeonato Brasileiro de Badminton em Aracaju/SE

Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), a delegação estadual formada por 20 atletas de Porto Nacional e Palmas participa nos dias 10 a 14 de setembro, em Aracaju/SE, do Campeonato Brasileiro Interclubes, a 3ª etapa do Circuito Nacional de Badminton Top 16. Apoio integra as ações do programa Tocantins no Pódio, que visa fortalecer todas as modalidades no estado.
“Queremos agradecer ao Governo do Estado pelo apoio que sempre tem dado para participarmos dos eventos a nível regional e nacional. Com esse apoio temos conseguido evoluir atletas e conquistado bons resultados. A Secretaria dos Esportes e Juventude tem dado total apoio a modalidade e aos atletas. O esporte tocantinense só tem a crescer”, destacou o técnico Adaziel Medrado.
A competição será realizada no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd).
Apoio na fase regional
Em junho, também com o apoio do Governo do Tocantins, a delegação estadual conquistou o 1º lugar geral na 6ª edição da Copa Centro Norte de Badminton, em Rio Verde/GO, consagrando-se pentacampeã da competição regional. O Tocantins conquistou 20 medalhas de ouro, 13 de prata e 10 de bronze, além da classificação para o Campeonato Brasileiro.
Governo do Tocantins
Chef Maria Célia é a grande campeã da primeira edição do Encontro de Gigantes no FGT
Quatro chefs foram desafiados durante três noites a preparar pratos diferentes com ingredientes surpresa no Cozinha Show

A primeira edição do Encontro de Gigantes, atração inédita no Cozinha Show do 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), reuniu grandes nomes da culinária local em uma disputa que emocionou o público do início ao fim. Durante três noites, os chefs enfrentaram provas desafiadoras que testaram suas habilidades, criatividade e capacidade de surpreender o júri e os visitantes.
Na noite deste domingo, 7, quando aconteceu a premiação dos vencedores do FGT, a chef Maria Célia foi anunciada campeã do I Encontro de Gigantes.
A competição começou na quinta-feira, 4, com quatro chefs: Maria Célia, Josué Amorim, Beatriz Costa e Maria do Socorro Nascimento Cavalcante, que se submeteram à avaliação de jurados convidados.
Na bancada do Cozinha Show os chefs receberam os utensílios e tinham à disposição os ingredientes para preparação do prato, que deveriam ser criados com base nos insumos disponíveis. O primeiro desafio foi preparar uma entrada. Na ocasião, a chef Maria do Socorro foi a primeira eliminada da disputa.
A sexta-feira, 5, trouxe o prato principal como protagonista. Apesar de ter sofrido uma penalidade de 15 minutos a menos por atraso no início da prova, o chef Josué Amorim conseguiu entregar sua receita a tempo e permanecer na disputa. Ao final, a eliminada foi Beatriz Costa, enquanto a chef Maria Célia conquistou a primeira colocação da etapa.
No sábado, 6, o desafio foi a sobremesa. Nenhum competidor deixou a competição, mas a expectativa pela grande final cresceu, já que a divulgação do vencedor estava reservada para a última noite de festival.
Campeã
Com 284 pontos, a chef Maria Célia consagrou-se campeã. O chef Josué obteve 266 pontos. Para Maria Célia, o título foi uma conquista marcante. “Foi uma grande honra participar e agradeço muito o convite. Sinto-me honrada”, declarou a chef após a vitória.
Como prêmio, ela recebeu uma viagem com tudo pago para participação da Feira das Agências Brasileiras de Viagem (Abav Expo) no ano de 2026, representando Palmas e o talento da gastronomia regional em São Paulo (SP).
A Abav Expo é a maior feira do segmento do turismo da América Latina.
Valorização
A presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Ana Paula Setti, destacou a relevância da iniciativa para o cenário gastronômico. “A iniciativa valoriza talentos locais, fomenta a inovação na culinária e oferece ao público uma experiência única, que vai além da degustação. O Encontro de Gigantes é, ao mesmo tempo, uma competição e uma celebração da excelência gastronômica construída ao longo dos anos em Taquaruçu”, disse a presidente, comemorando o sucesso desta primeira edição.




Governo do Tocantins
Governador em exercício Laurez Moreira reforça valores cívicos e compromisso com o desenvolvimento do Tocantins durante desfile de 7 de setembro
Evento realizado na ala sul da Praça dos Girassóis, em Palmas, reuniu mais de 10 mil pessoas, entre estudantes, militares, autoridades e comunidade em geral

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado de sua esposa, a desembargadora Ângela Maria Prudente, participou, nesse domingo, 7, do tradicional Desfile Cívico-Militar em celebração à Independência do Brasil. O evento, realizado na ala sul da Praça dos Girassóis, em Palmas, reuniu mais de 10 mil pessoas, entre estudantes, militares, autoridades e comunidade em geral.
Durante o evento, o chefe do Executivo estadual destacou a importância da data para a reflexão sobre a história e o futuro do país. “Estamos comemorando 203 anos de independência, o que nos torna uma nação muito jovem. Temos muito a aprender com países mais experientes, mas eu acredito muito no povo brasileiro e no povo tocantinense. É possível construir uma sociedade sólida e moderna. Meu objetivo é que o Tocantins seja uma referência para o Brasil”, enfatizou.
A secretária interina da Educação, Markes Cristina Oliveira dos Santos, ressaltou o papel das escolas no desfile. “O Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro é a consolidação de tudo que vem sendo realizado nas escolas. Todo o trabalho do Profe [Programa de Fortalecimento da Educação] é apresentado aqui de forma muito representativa. Essa data simboliza a autonomia e a liberdade de um povo, e o trabalho desenvolvido ao longo do ano enaltece isso, fortalece o acolhimento e a autonomia escolar”, pontuou.
Desfile
Antes do início do desfile, foi executada a revista às tropas com o governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, desfilando em carro aberto. O ato contou com a participação de representantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e da Polícia Militar.
Com o tema Educação que transforma o Brasil, as escolas estaduais apresentaram no desfile os oito eixos do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe). As fanfarras e os pelotões de oito unidades escolares destacaram ações do Governo do Tocantins para a educação, como inclusão, aprendizagem, educação tecnológica e inovadora, desporto e cultura, formação e valorização dos profissionais da educação, melhoria da infraestrutura das escolas, além da implantação do Profe nos municípios.
O diretor da Escola Professora Elizângela Glória Cardoso, José Antônio Aguiar Gama, reforçou a relevância do evento para a comunidade escolar. “Essa data é de extrema importância para nós, da escola, em levar nossos estudantes aqui para a avenida e despertar esse espírito de civismo, de autoestima, de participação social na comunidade. Então, pra nós, enquanto escola, é uma oportunidade incrível”, salientou.
A estudante Ana Julya Rocha enfatizou o significado do desfile para os estudantes e para a comunidade. “Esse desfile é muito importante para o nosso estado. Ver todas as escolas aqui, juntas, para fazer esse desfile, todo mundo muito empenhado, mostra como nós valorizamos o 7 de setembro”, evidenciou.
“É muito legal fazer isso, porque aprendemos, nos divertimos e aproveitamos bastante. Ensaiamos todos os dias, para que tudo ficasse bem organizado e bonito”, declarou a aluna Weslainy Vieira.
A programação também contou com a participação da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e da Polícia Penal, que desfilaram com equipamentos e veículos modernos, reforçando o compromisso dessas instituições com a segurança e o bem-estar da população tocantinense.
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins
-
ALETO3 dias atrás
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira nomeia novos gestores para Agricultura e Procuradoria-Geral do Estado
-
Entretenimento3 dias atrás
“Memórias, Ritmos e Melodias da Melhor Idade” encanta idosos em Palmas com música, dança e emoção