Sebrae
Sebrae e Ministério das Mulheres firmam parceria para ampliar empreendedorismo feminino

Programas Cidade Empreendedora e Plural deverão ancorar ações pela igualdade e pelo enfrentamento da misoginia
Em reunião nesta terça (20), a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e o presidente do Sebrae, Décio Lima, definiram que as políticas públicas pela igualdade e pelo enfrentamento da misoginia terão como aliados os programas Cidade Empreendedora e o Plural, nova iniciativa do Sebrae que tem como objetivo transformar o empreendedorismo em um mecanismo de transformação social e ampliar os negócios liderados por pessoas consideradas minorias na sociedade.
Segundo a ministra, o maior desafio hoje para executar as ações de políticas públicas para as mulheres está no alcance do público-alvo, “hoje temos menos de 300 instituições destinadas a efetivar as medidas do governo federal direcionadas a este público. Precisamos do apoio do Sebrae no processo de disseminação das ações do Ministério para que tenhamos a participação dos municípios brasileiros”, afirmou Cida Gonçalves.
O Programa Cidade Empreendedora chega hoje a 3 mil municípios. Para o presidente Décio Lima, o Sebrae será estratégico para disseminar os projetos e ações do Ministério. “Estamos falando em igualdades de oportunidades, diversidade e inclusão. O Sebrae, como sexta marca mais forte do país, precisa atuar junto aos grandes desafios que o Brasil enfrenta. Avançar no enfrentamento da misoginia é um tema que necessita do compromisso da nossa instituição”, afirmou.
A ministra Cida Gonçalves lembrou ainda que no âmbito das políticas públicas, pelo menos dois eixos precisam ser atacados. O primeiro deles diz respeito à efetivação de medidas que permitam a inclusão das mulheres, que hoje se encontram na vulnerabilidade e o segundo está associado à igualdade salarial. “O empreendedorismo já vem sendo um forte aliado para muitas mulheres que recebem o bolsa família e que trabalham vendendo bolos ou marmitas para ampliar a renda”, lembrou.
A coordenadora do Sebrae Delas, Renata Malheiros, presente à reunião explicou que o programa do Sebrae chega a atender 100 mil mulheres por ano e que as ações vão além das capacitações, pois levam autoconfiança e orientações de como lidar com preconceitos. “O Sebrae Delas entende que a liberdade feminina pode ser alcançada por meio da autonomia financeira”, afirmou Malheiros.
O presidente Décio Lima destacou que o Sebrae terá o mês de março dedicado ao empreendedorismo feminino com um calendário repleto de atividades. Entre as atividades previstas estão uma campanha publicitária na temática do empreendedorismo feminino; o lançamento do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que ano passado contou com 4 mil inscrições; uma cartilha sobre violência contra a mulher e o lançamento do Mulheres em Foco, curso desenvolvido pelo Sebrae, direcionado às mulheres que empreendem ou planejam empreender.
Sebrae
Zico leva lições dos gramados ao mundo dos negócios em palestra do Jogada de Líder em Araguaín
Sebrae Tocantins une futebol, liderança e inspiração para empreendedores e gestores da região

Sebrae
Pousada Casa de Naná é inaugurada em Taquaruçu com apoio do Sebrae Tocantins
Com consultorias do Sebraetec em turismo e segurança alimentar, novo empreendimento de André Simonesi reforça o potencial turístico da região

Sebrae
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 destaca empreendedoras do Tocantins
Evento estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 em Palmas reconhece histórias de coragem, inovação e transformação social. 123 participantes em cinco categorias.

Histórias de inovação, coragem e transformação social marcaram a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios PSMN 2025. Realizado na noite de terça-feira, 19, em Palmas, o evento destacou vencedoras de diferentes regiões do Tocantins e inspirou outras mulheres a investirem em seus sonhos e desenvolverem seu potencial empreendedor. Nesta edição, 123 empreendedoras participaram da competição, com premiação em cinco categorias.
Vozes do evento
“O PSMN reconhece e dá visibilidade às histórias de mulheres que empreendem, transformam suas comunidades e abrem espaço para outras. Queremos fomentar o empreendedorismo regional, dar destaque a negócios, fortalecer a economia tocantinense e estimular novas oportunidades.” — Sirlene Martins, analista do Sebrae
Segundo a organização, ao premiar categorias como Pequenos Negócios, MEI, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais, o Sebrae valoriza tradição e inovação e amplia o alcance do reconhecimento.
Vencedoras
Pequenos Negócios
- 1º lugar Amanda Mayana Torres Silva — Empresa Controll Contabilidade e Gestao de Negocios
- 2º lugar Maria Silva — Empresa Carne de Jaca
- 3º lugar Patrícia Victorino — Empresa Top 10 Pneus
Microempreendedora Individual MEI
- 1º lugar Deise Nayara Colombari — Empresa Delótus Moda Fitness Feminina
- 2º lugar Nayara Maria Pereira Da Silva — Empresa Nay Balões artigos para festas e balões personalizados
- 3º lugar Maria Aparecida Alves Oliveira Palmiere — Empresa Dona Maria Palmiere Eventos
Produtora Rural
- 1º lugar Inara Mota Rodrrigues Machado — Fazendas Trevo
- 2º lugar Graciele Helena Enéias Figueiredo — Fazenda Ipê
- 3º lugar Cristiane Sampaio Meato — Fazenda Arrendamento São Pedro
Ciência e Tecnologia
- 1º lugar Jussara Xavier De Souza Almeida — Empresa Vitalio
Negócios Internacionais
- 1º lugar Marliene Severiano — Empresa Amazonia Comex
Leia também
-
Social4 dias atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Wanderlei Barbosa destaca Tocantins no LIDE 2025
-
Social4 dias atrás
Crivelari Arquitetura inaugura escritório em Palmas
-
Turismo5 dias atrás
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem
-
Tocantins4 dias atrás
PF Tocantins inaugura Central de Atendimento no Capim Dourado