Tribunal Regional Eleitoral
Presidente do TRE-TO apresenta plano de enfrentamento à desinformação com foco nas eleições de 2024
O Plano de Enfrentamento à Desinformação, com foco nas Eleições 2024, foi apresentado aos membros da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) na manhã desta quinta-feira, 22, durante sessão ordinária. A iniciativa se baseia nas diretrizes do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na ocasião, o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, destacou a necessidade do enfrentamento à desinformação. “Foi pensado em como desenvolver ações para reduzir os efeitos nocivos da desinformação relacionada à Justiça Eleitoral e aos seus integrantes, ao sistema eletrônico de votação, ao processo eleitoral em suas diferentes fases e aos atores nele envolvidos.”
O plano será capitaneado pela Assessoria de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial (Ascom) do TRE-TO e atende uma iniciativa estratégica do Programa de Gestão 2023-2025. A apresentação foi realizada pelo assessor de Comunicação, Cristiano Machado Santos.
Ainda segundo o presidente, para a elaboração do Plano de Enfrentamento à Desinformação, foi determinante o fato de ter aumentado a propagação na internet de falsas notícias contra o sistema de votação nos últimos anos. “Este conjunto de ações criam meios relevantes para consultas e checagens sobre o processo do pleito municipal de outubro”, explicou.
O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, ressaltou a importância do trabalho. O juiz José Maria Lima, ouvidor regional eleitoral e coordenador-geral dos programas de inclusão, também destacou a atividade, que será incluída nas agendas do ano. Integrante da Corte, a juíza Silvana Maria Parfieniuk citou a importância do trabalho preventivo no período eleitoral para combater a desinformação.
Plano de Enfrentamento à Desinformação
O Plano de Enfrentamento à Desinformação foi desenvolvido pela Ascom, Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Central de Atendimento Virtual dos Eleitores, a Cave, vão atuar juntos no atendimento das demandas e checagem de mensagens, sempre em contato permanente com a comunicação do TSE, que tem na ferramenta “Fato ou Boato”.
“O trabalho é preventivo e proativo. E envolverá também as demais secretarias e unidades do TRE. E não fica restrito apenas ao campo virtual. Também apresentaremos oficinas online e presenciais; palestras para o público interno e externo, eventos, entrevistas coletivas e reuniões específicas nas zonas eleitorais e mobilizações com públicos específicos como representantes de partidos políticos, profissionais liberais, da comunicação, do Direito, do sistema de Justiça e da sociedade em geral”, explicou o assessor.
As campanhas de informação e combate à desinformação serão permanentes durante todo o ano, com cronograma de ações e mobilizações virtuais e presenciais para que alcançar o maior número de pessoas neste processo.