Educação
Alunos do SENAI Tocantins destacam-se na etapa estadual do Grand Prix de Inovação

Participantes desenvolveram protótipos, ideias e projetos inovadores a partir de desafios de indústrias.
Na última semana, as unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso e no posto avançado de Xambioá foram palco da etapa estadual do Grand Prix SENAI de Inovação. O evento reuniu um total de 125 alunos de diversos cursos técnicos do SENAI Tocantins e foram desafiados a desenvolver soluções inovadoras para problemas reais do setor industrial em uma oportunidade de se aproximar do mundo do trabalho.
Durante o evento, os participantes tiveram entre três a cinco dias, totalizando 24 horas, para conceber, desenvolver e apresentar protótipos, ideias e projetos inovadores. Cada escuderia foi desafiada a resolver um problema proposto por uma empresa parceira do SENAI.
Ao final da competição, uma banca composta por instrutores e profissionais das corporações responsáveis pelos desafios avaliou os projetos desenvolvidos pelas escuderias. Cada unidade do SENAI no Tocantins premiou a equipe que apresentou a melhor solução para o desafio proposto, destacando-se pela criatividade, viabilidade e aplicabilidade das ideias apresentadas.
O evento não apenas proporcionou aos alunos a oportunidade de colocarem em prática seus conhecimentos e habilidades, mas também estimulou a cultura da inovação e empreendedorismo no ambiente educacional. A participação ativa das empresas parceiras evidencia a importância da integração entre a educação e o setor industrial para o desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades do mercado.
O Grand Prix é uma corrida de inovação que desafia os alunos do Senai a gerar idéias para o setor industrial.
Empresa madrinha
A Gabriela Canedo Cruz, sócia proprietária da empresa madrinha Mandioca Flor da Serra destacou a importância da parceria com o SENAI. “O importante é que quando a gente vem ao SENAI, a primeira coisa destacada é a parceria. Precisamos desse apoio, e sempre buscamos estar inovando. E essa inovação, não conseguimos sozinhos, ela vem quando várias pessoas estão pensando, várias cabeças, vêm ideias novas. Vem melhorias para a gente e para o SENAI. Porque ao mesmo tempo trazemos informações que às vezes as pessoas não têm conhecimento e demonstram interesse, e a gente viu muito isso aqui na instituição”, disse Gabriela.
A empresa madrinha propôs o desafio de como as escuderias poderiam criar um produto a partir de pontas de mandiocas com baixo custo e que não necessite de licença ambiental e cozinha industrial.
O aluno Messias de Souza Miguel, integrante da escuderia Azul, destacou como foi elaborada esta solução para o desafio da empresa madrinha. “Para enfrentar os desafios propostos, adotamos uma abordagem colaborativa e interativa. Inicialmente, realizamos sessões de brainstorming para gerar ideias e identificar oportunidades a partir da demanda da indústria. Observamos que a demanda da indústria estava voltada para o aproveitamento das pontas da mandioca, que até então eram descartadas ou doadas para agricultores utilizarem como adubo ou alimento para os animais das fazendas”, explicou o aluno.
Do posto avançado de Xambioá, o aluno Moisés Barbosa Rocha, explicou que a empresa madrinha Naturalle Tratamento de Resíduos propôs a emblemática com o intuito de englobar a população em práticas mais sustentáveis e conscientes com o meio ambiente. “A partir disso, geramos uma plataforma digital chamada LifeCycle. Ela conta com um sistema integrado de informações a respeito de como você deve tratar e separar o seu lixo. Com isso, fornecemos o cadastro único a qual você receberá um código. A partir disso, você poderá distribuir quantidade e tipo de material que você está disponibilizando a nós e, assim, receberá pontuações. Com o acúmulo de pontos, você poderá trocar por dinheiro ou produtos”, explicou Moisés.
João Vitor Oliveira, aluno do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas do CFP de Paraíso do Tocantins, contou sua experiência em participar do Grand Prix de Inovação. “Fazer parte do GrandPix foi gratificante, pois a prática alinhada aos desafios da indústria fez nosso grupo entender a demanda e desenvolver uma solução conforme a necessidade da indústria”, pontuou o aluno.
Conheça as escuderias vencedoras
CETEC Palmas
Escuderia Azul
Messias de Souza Miguel
Dallbert Alencar Nunes
Luri Barbosa Ribeiro
Atila Batista Silva
A escuderia Azul foi a vencedora no CETEC Palmas e desafiada pela Mandioca Flor da Serra. A equipe elaborou um processo inovador que transforma essas sobras em ração de alta qualidade para o gado.
CETEC Araguaína
Escuderia Rosa
Natália Rodrigues da Conceição
Vitor Emanuel Souza Borges
João Victor Sousa Batista
Pedro Henrique Sousa Lucena
Nicolas Gabriel de Sousa Oliveira
Sanmira Lucena de Almeida
A equipe desenvolveu uma Máquina de Pequeno Custo com foco na eficiência da qualidade e entrega. O objetivo da Máquina foi reduzir de forma considerável os desperdícios de tempo e material na fabricação de canoas e barcos; Segurança durante o processo de fabricação por parte dos funcionários, Aumento na produtividade, bem como eficácia na qualidade e entrega.
CT Gurupi
Escudeira Marrom
Thainá Saldanha de Almeida
Julia Menezes da Silva
Felipe Alves Lourenço
Thiago Fernandes de Oliveira
A equipe vencedora fez um site e aplicativo (acessado tanto no computador quanto no smartphone), que facilita o envio, armazenamento e a busca de documentos dos colaboradores e clientes. Durante a competição a equipe criou um protótipo no site que permitiu que a banca avaliadora tivesse acesso.
CFP Paraíso do Tocantins
Escuderia Poluição Zero
Pedro Henrique Santos Freitas
João Vitor Oliveira Silva
Manoel Jonas Cordeiro Junior
O projeto desenvolvido consiste em uma plataforma digital, o aplicativo EADMS, que tem como objetivo intermediar o processo de descarte adequado de resíduos eletrônicos. Por meio dessa plataforma, indivíduos e empresas podem encontrar empresas especializadas na coleta e destinação correta desses materiais. Ao acessar o aplicativo, os usuários podem realizar o login ou cadastro. O login é feito através do e-mail e senha previamente cadastrados, enquanto o cadastro permite que usuários (pessoa física) e empresas (pessoa jurídica) insiram suas informações. Após o login, os usuários têm acesso a uma tela que contém funcionalidades como GPS e pontos de coleta. Através do GPS, eles podem visualizar pontos de coleta próximos à sua localização, enquanto na aba de pontos de coleta há uma lista de empresas cadastradas para realizar a coleta dos resíduos eletrônicos.
PA Xambioá
Escuderia Azul
Moisés Barbosa Rocha
Vinicius Júnior da Silva Araujo
João Paulo Borges Milhomem
Thiago Vinicius da Silva
A escuderia criou a plataforma Life Cycle, que conta com um sistema de cadastro por e-mail, onde o cadastrado recebe um código único. A plataforma é informativa a respeito da empresa, com a função de auxiliar na coleta de resíduos e incentivar práticas mais sustentáveis, gerando renda. Possui uma base de dados sobre como fazer a reciclagem. Cada usuário fará a separação dos seus resíduos em casa, com uma vasta disposição comunicativa entre o cadastrado e a empresa. Há um sistema de informações, incluindo mentoria, lives, educação ambiental, ebooks e enquetes sobre o site e sua eficiência na sociedade.
Educação
APM Cursos inaugura unidade em Palmas e amplia acesso à especialização médica no Tocantins

No próximo dia 04 de julho, Palmas receberá a inauguração da unidade da Academia de Cursos Médicos (APM), que oferece cursos de pós-graduação e capacitação técnica voltados a profissionais da saúde. A chegada da instituição ao Tocantins representa um marco para a educação médica no Estado, que passa a contar com uma opção local para formação especializada, antes concentrada em outras regiões do País.
A programação de abertura começa às 7 horas, no auditório do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed), com uma aula magna sobre osteoporose, ministrada pelo médico e professor Dr. Frederico Barra, ortopedista especialista em dor e doenças osteometabólicas.
Das 10h às 13h, será realizado um workshop na Clínica Ortopédica do Tocantins (COT), com atividades práticas. Ainda pela manhã, os participantes poderão acompanhar uma oficina sobre Desintometria Óssea, exame utilizado no diagnóstico de doenças como a osteoporose. Em seguida, serão apresentadas tecnologias aplicadas ao tratamento da dor, como a Terapia por Ondas de Choque (TOC) e o Laser de Alta Intensidade, ambos indicados para lesões e dores musculoesqueléticas.
À noite, a partir das 18h20, a programação retorna ao Simed com as palestras: “IA: o estado da arte e a prática médica”, conduzida pelo professor Dr. Leonardo Ludovico Póvoa e, o tema “Cannabis na dor musculoesquelética: O que você precisa saber”, ministrada pelo professor Dr. Frederico Barra. Em seguida, ocorre o coquetel de inauguração, na área social do sindicato.
Educação médica mais próxima da realidade local
Para o coordenador acadêmico da APM em Palmas, Dr. Elton Stecca Santana, a instalação da unidade no Tocantins representa uma importante descentralização do ensino médico especializado. “A proposta é facilitar o acesso de médicos e profissionais da saúde a formações presenciais de qualidade, que antes exigiam deslocamento para regiões como Sudeste e Sul. A expectativa é que a unidade funcione como um polo regional de educação continuada, atendendo demandas e contribuindo para a qualificação da prática médica no Estado”, afirma.
Segundo ele, a iniciativa também ajuda a reduzir desigualdades no acesso à atualização profissional, especialmente para médicos que atuam em cidades do interior. “É uma oportunidade para que esses profissionais se qualifiquem sem precisar sair do Tocantins”, destaca.
Educação
Projeto Bela Escola reúne grafiteiras e estudantes para transformar escolas com arte
Projeto Bela Escola leva murais criados por mulheres às regiões norte e sul de Palmas, com protagonismo de alunas do ensino médio

Financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto pode ser acompanhado pelo Instagram: @belaescola_.
A diretora da Escola Estadual Vale do Sol, Kátia Macedo, conta que os murais trouxeram um novo clima à escola. “Vai ser um impacto quando os alunos chegarem e verem a escola assim. Quando a gente falou do projeto, muitos não tinham noção da magnitude. São imagens maravilhosas, indígenas, figuras da cultura tocantinense, e tudo com muito respeito ao espaço escolar”, afirmou. Ela também celebrou o envolvimento das meninas no projeto: “As alunas que participaram do concurso agora têm uma chance real de expandir seus talentos. Elas viram que têm habilidade, e isso puxa outras. Vão se tornar multiplicadoras.”
Para Angélica Ribeiro, de 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio e uma das autoras dos desenhos escolhidos, a experiência foi marcante. “Eu saltei quando soube que meu desenho tinha sido escolhido! Foi a primeira vez que participei de uma pintura assim, e ainda com grafite, que era algo muito distante da minha realidade. Eu quero cursar Artes Visuais, e isso foi uma oportunidade enorme”, conta. “Me senti muito confortável com a equipe, principalmente por ser toda formada por mulheres. A temática do Cerrado me inspirou, e acho que combinou muito com a escola.”
No Colégio Estadual Criança Esperança, a professora Michele Marques dos Santos, que também é coordenadora da área de Linguagens, destacou a importância de projetos como esse em uma escola bilíngue e inclusiva. “Já tivemos experiências com grafite antes, mas essa é ainda mais especial porque as alunas participam de tudo, desde o desenho até a pintura. Isso estimula a criatividade, o senso de pertencimento e ainda deixa a escola mais bonita e acolhedora.”
O projeto também garante acessibilidade para estudantes com deficiência: há intérprete de Libras nas apresentações, acompanhamento para alunas com deficiência durante as oficinas e recursos como audiodescrição e resumo em braile dos murais, acessíveis via QR Code nas escolas.
“É muito bom ver arte com essa qualidade e esse respeito dentro do espaço escolar. Toda escola merecia ter algo assim”, reforça a diretora Kátia.
Meio Ambiente
Semarh e Sindjor promovem oficina de jornalismo climático e cobertura ambiental no Tocantins

Com o tema “Jornalista bem informado, informa melhor!”, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas (Sindjor) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCIAMB) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promovem no dia 05 de junho, às 18h30, no Auditório da Semarh, na Praça dos Girassóis, a Oficina de Jornalismo Climático e Cobertura Ambiental. A iniciativa tem como objetivo capacitar jornalistas, acadêmicos e comunicadores para uma cobertura mais precisa e inspiradora sobre temas ambientais complexos, como mudanças climáticas, o Programa Jurisdicional REDD+, educação ambiental e unidades de conservação, incentivando a promoção de ações positivas para o clima.
A atividade inclui fundamentos teóricos e debates oferecendo aos participantes ferramentas para relatar de maneira ética e eficaz as transformações ambientais e seus impactos sociais e econômicos. Também na oficina serão exemplificados os mecanismos de cadastro e cobertura da Conferência das Partes (COP30) que acontece em Belém – PA em novembro próximo. Ao final, haverá certificação emitida pelo Sinjor em parceria com o Ciamb/UFT, reconhecendo a importância de uma comunicação qualificada e comprometida com a sustentabilidade.
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