Tocantins
Idosos do parque municipal se divertem com contação de histórias em Cordel com atrizes do projeto “Vem Cá, Vou te Contar”
“Todo artista deve estar onde o povo está.” A clássica frase, presente em canção de Milton Nascimento, reflete o mote do projeto “Vem Cá, Vou te Contar”, da arte-educadora Leidiane Martins em parceria com a Companhia A Barraca, que pretende democratizar a arte e a cultura levando contação de histórias para públicos diversos, especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Na tarde de segunda-feira, 08, a iniciativa foi levada ao Parque Municipal da Pessoa Idosa, em Palmas, que se tornou o palco do projeto cultural para receber a esquete teatral em Cordel “A Chegada de Lampião no Inferno”, uma história que mescla folclore e humor para criar um ambiente de alegria e diversão em uma jornada imaginativa, onde puderam rir, refletir e se emocionar com as peripécias do famoso cangaceiro em terras infernais.
Além da contação de histórias que uniu Teatro, Música e Literatura em Cordel, as atrizes e arte-educadoras Leidiane Martins e Magna Carneiro ofertaram distribuição de livros, dinâmicas e um momento de bate-papo com os idosos presentes, oferecendo entretenimento em um espaço de interação social e cultural para os participantes. “Através do compartilhamento de narrativas e experiências em forma de arte e cultura, o projeto cria laços afetivos, reforçando o senso de pertencimento e bem-estar entre. Foi uma honra estar presente com os idosos, fortalecendo laços afetivos e criando memórias duradouras”, afirmou Magna Carneiro.
Quem esteve presente foi a aposentada Maria Nazaré dos Santos, que pratica exercícios físicos no local e pude prestigiar um momento diferenciado na rotina. “Nem sempre a gente tem condições de ir até as apresentações, seja por questões financeiras ou até de tempo mesmo. Mas ter essa apresentação tão maravilhosa aqui pertinho da gente foi maravilhoso. Eu me diverti muito”, afirmou.
Para a idealizadora do projeto “Vem Cá, Vou te Contar”, Leidiane Martins, a arte e a cultura devem ser acessíveis a todas as pessoas, independentemente de idade, classe social ou localização geográfica. “É nesse espírito de democratização que o projeto continua a expandir suas atividades, levando momentos de diversão e reflexão para diferentes comunidades e faixas etárias em toda a região”, declarou Leidiane Martins.
Projeto
Esta é a segunda etapa do projeto, que teve início na terça-feira, 26, com apresentação cultural da esquete teatral “Me Gritaram NEGRA”, para jovens estudantes da Escola Estadual Santa Fé, localizada na Região Sul de Palmas. A proposta é atender todas as regiões de Palmas com contação de histórias para crianças, jovens/adultos e idosos.
A próxima apresentação acontecerá na quinta-feira, 11, às 9h30, para crianças e adolescentes da Associação de Pais e Amigos (Apae), localizado na 706 Sul, em Palmas. As apresentações incluem esquetes curtas, apresentadas pelas atrizes Magna Carneiro, Leidiane Martins, Cinthia Abreu, Sheyla Virginio, Yara Virginio, Ana Kamylla Castaño e Iva de Oliveira.
Conforme Leidiane Martins, trata-se de um projeto que visa a descentralização e acessibilidade da produção artística, inclusive com apresentações que contam com intérprete de Libras. A proposta é apresentar textos curtos que incluem temáticas que despertam a autoestima do público, como Sonhos, Amor e Superação, além de despertar a reflexão sobre as mazelas sociais da atualidade.
A iniciativa é da arte-educadora Leidiane Martins, com patrocínio do edital 019/2023-Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Secretaria Estadual de Cultura, via Governo do Estado do Tocantins.
—
Fotos: Flaviana OX/ Divulgação
Governo do Tocantins
Em Colinas, governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para reforma do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, nesta sexta-feira, 29
Reforma integra o projeto Obra Toda Semana: Transformando Escolas, Construindo Futuros

Governo do Tocantins
Em Brasília, Presidente da ATS toma posse como conselheiro fiscal da Aesbe
O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, vai integrar a nova diretoria da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) para o biênio 2025-2027.

O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, tomou posse como conselheiro fiscal na Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira, 27, em Brasília.
Durante a cerimônia, também tomaram posse o novo presidente da Aesbe, Munir Abud, atual presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e os novos membros da mesa diretora da Associação para o biênio 2025-2027.
Durante o seu discurso de posse, o presidente da ATS agradeceu a oportunidade e se comprometeu a executar suas funções com afinco e dedicação.
“É com muita felicidade que eu represento o estado do Tocantins através da Agência Tocantinense de Saneamento. Digo à todos que podem contar com nosso trabalho, com muito afinco e dedicação nas questões principais que são a gestão financeira, administrativa e fiscalizando da melhor forma possível os recursos da Aesbe nesses próximos dois anos. Quero deixar meu abraço e agradecer ao nosso governador Wanderlei Barbosa pela oportunidade de presidir a ATS ao longo desses pouco mais de seis meses e dizer que vamos discutir e levar para nosso estado todas as possibilidades para podermos avançar na área do saneamento com foco na universalização”, destacou Pedro Cardoso.
O evento foi realizado no Clube de Engenharia de Brasília, reunindo autoridades, representantes das companhias associadas e convidados.
Tocantins
UFT realiza cerimônia em homenagem a doadores de corpos no Câmpus de Palmas
Evento reconhece a generosidade de doadores e familiares que contribuem para o avanço do ensino, da pesquisa e da formação humanizada em saúde

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) promove, no dia 29 de agosto de 2025, às 19h, na Sala 1 do Bloco D do Câmpus de Palmas, a III Cerimônia em Homenagem aos Doadores de Corpos, organizada pelo Programa de Doação de Corpos e Órgãos (PDC/UFT). A iniciativa busca reconhecer e agradecer a generosidade dos doadores e de seus familiares, que possibilitam a utilização de corpos, órgãos e peças anatômicas em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Implantado em 2019, o PDC/UFT foi o primeiro programa desse tipo na Região Norte e já desempenha papel fundamental na formação acadêmica, em especial no ensino da anatomia humana. Além de contribuir para a qualidade da aprendizagem, o programa promove a humanização na formação dos futuros profissionais da saúde, estimulando valores de respeito e empatia no processo de aprendizado.
Realizada um dia após o Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto), a cerimônia também se conecta simbolicamente a essa data, ressaltando a importância de atitudes solidárias que deixam legados transformadores.
Aberta à comunidade acadêmica e externa, a homenagem reforça o compromisso ético e social da UFT em integrar ensino, pesquisa e extensão, ao mesmo tempo em que inspira reflexão sobre a relevância da doação como gesto que transforma vidas e fortalece o vínculo entre ciência, educação e humanidade.
Para a professora do curso de Medicina da UFT, Dra. Gabriela Ortega, a cerimônia é um marco de reconhecimento e respeito. “A cerimônia é um momento de reconhecimento e gratidão. Os doadores e suas famílias possibilitam não apenas o avanço do ensino e da pesquisa, mas também a formação de profissionais mais humanos e conscientes”, afirma.
-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social2 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi