conecte-se conosco

Brasil

Rui Costa destaca preparativos para a COP 30 e ações contra eventos climáticos extremos

Publicadas

sobre

Brasília – Em um evento no Palácio do Planalto, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, enfatizou a importância da realização da COP 30 na Amazônia e a responsabilidade global na luta contra catástrofes climáticas. Ele afirmou que a conferência, marcada para o próximo ano, buscará sensibilizar o mundo para a necessidade de medidas preventivas contra eventos climáticos extremos, como os que atualmente afetam o Rio Grande do Sul.

“O presidente Lula decidiu não apenas realizar a COP no Brasil, mas levar ao mundo uma reflexão ao fazê-la na floresta Amazônica. O objetivo é que todos saiam da COP 30 ainda mais conscientes da necessidade de prevenir eventos climáticos extremos”, declarou Rui Costa.

Responsabilidade Compartilhada

O ministro ressaltou que catástrofes climáticas não estão necessariamente ligadas ao local onde o dano ambiental ocorre. “O desequilíbrio em uma região pode gerar efeitos em áreas sensíveis, como os extremos Sul ou Norte do planeta”, explicou. Ele também destacou que, desde cedo, estava reunido com o presidente Lula e outros ministros para discutir novas ações de apoio ao Rio Grande do Sul.

Investimentos e Infraestrutura

Na cerimônia, foi anunciado um investimento de R$ 1,3 bilhão da Itaipu Binacional para a realização da COP 30. Rui Costa explicou que os convênios assinados entre Itaipu e os governos do município de Belém e do estado do Pará vão estruturar a cidade para sediar o evento. “Estamos nos dedicando dia e noite para superar os desafios e levar um evento deste porte para a floresta”, afirmou.

Os convênios incluem obras de infraestrutura viária, saneamento, pavimentação de vias de acesso à COP 30, controle de tráfego, construção de um parque e a reforma do Complexo Ver-o-Peso, um mercado simbólico de Belém.

Medidas para o Rio Grande do Sul

O ministro anunciou que o presidente Lula fará novas divulgações de medidas para melhor atender à população do Rio Grande do Sul. “O foco principal é o acolhimento e resgate das pessoas. Após o recuo das águas, entraremos na fase de reconstrução de equipamentos sociais e infraestrutura”, disse.

Participantes do Evento

Estiveram presentes no evento o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, o governador do Pará, Helder Barbalho, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, além de ministros de Estado, diretores da Itaipu e diversas autoridades públicas federais, estaduais e municipais.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda