Economia
Produção industrial se mantém estável, aponta pesquisa

Alto custo da matéria-prima e elevada carga tributária continuam sendo os principais entraves do segmento. “Os governos precisam com brevidade analisar a pauta tributária que é um entrave para alavancar o desenvolvimento dos negócios”, diz Roberto Pires, presidente da FIETO.
Os números apurados pela Sondagem Industrial da Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO), referentes ao terceiro trimestre de 2022 e divulgados nesta quinta-feira,27, mostram que entre agosto e setembro o índice que mede a nível de produção da indústria tocantinense alcançou 50 pontos, indicando estabilidade no período. Em relação ao mês de junho houve redução de 2 pontos na produção.
No mesmo período o número de empregos na indústria caiu 2 pontos, mas o índice seguiu acima da linha divisória dos 50 pontos, apontando um leve aumento em setembro, embora menor que em junho.
Conforme o estudo, a falta e o custo elevado da matéria-prima continua sendo o principal entrave da indústria do Tocantins. No 2º trimestre o problema foi apontado por 42,37% dos empresários entrevistados e no 3º trimestre por 36,07%. Na sequência, dividindo o 2º lugar no ranking, ficaram a elevada carga tributária, a escassez e o alto custo de trabalhador qualificado, com 31,15% das assinalações cada.
“Os governos precisam com brevidade analisar a pauta tributária que é um entrave para alavancar o desenvolvimento dos negócios como mostra a pesquisa. Lembramos que o Sistema FIETO trabalha há anos para mostrar aos investidores o melhor do Tocantins, uma terra de oportunidades e riquezas naturais, por isso é extremamente necessário e urgente pautar e solucionar o assunto para minimizar os gargalos”, analisa o presidente do Sistema FIETO, Roberto Pires.
No trimestre em análise, a dificuldade de acesso ao crédito foi apontada como o principal entrave do segmento industrial, com indicador abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Mesmo assim, o cenário é de otimismo em relação a demanda interna e externa, para compra de matéria-prima e número de empregados.
Quanto a injeção de novos recursos nos negócios, os empresários tocantinenses se mostraram cautelosos. De julho para outubro o índice de Intenção de Investimento, um dos indicadores da Sondagem Industrial da FIETO, passou de 60 para 55 pontos, indicando menos propensão a investir.
Confiança reduz em outubro
Outro estudo elaborado mensalmente pela FIETO, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), alcançou 61,2 pontos em outubro, uma queda de 3,4 pontos em comparação com o mês anterior. No entanto, permanece acima da linha divisória dos 50 pontos, indicando que os empresários da indústria estão confiantes para os próximos seis meses. O ICEI nacional ficou em 60,2 pontos.
Sebrae
Zico leva lições dos gramados ao mundo dos negócios em palestra do Jogada de Líder em Araguaín
Sebrae Tocantins une futebol, liderança e inspiração para empreendedores e gestores da região

Sebrae
Pousada Casa de Naná é inaugurada em Taquaruçu com apoio do Sebrae Tocantins
Com consultorias do Sebraetec em turismo e segurança alimentar, novo empreendimento de André Simonesi reforça o potencial turístico da região

Energisa
Energisa Tocantins é 1ª na Abradee 2025 no Norte e Centro-Oeste
Pelo 4º ano seguido, Energisa Tocantins é reconhecida entre as melhores do país e vence a categoria Norte e Centro-Oeste no Prêmio Abradee 2025; 3º lugar nacional na avaliação dos clientes.

A Energisa Tocantins conquistou, pela quarta vez consecutiva, o reconhecimento como uma das melhores distribuidoras de energia do país. Em 2025, a empresa alcançou o 1º lugar na categoria Região Norte e Centro‑Oeste do Prêmio Abradee, principal reconhecimento do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil. O anúncio foi feito na quarta‑feira, 20 de agosto, em Brasília, em cerimônia que celebrou os 50 anos da associação.
Excelência reconhecida
O Prêmio Abradee destaca distribuidoras com melhor desempenho em qualidade da gestão, inovação, sustentabilidade, avaliação pelo cliente e desempenho operacional. Além do título regional, a Energisa Tocantins ficou no pódio em nível nacional, eleita 3ª melhor do país na avaliação dos clientes — ranking definido exclusivamente por pesquisa de satisfação.
Depoimento
“Conquistar o primeiro lugar pelo quarto ano consecutivo é resultado do trabalho de todos os colaboradores e reforça nosso compromisso com a qualidade. É um estímulo para continuarmos investindo e trabalhando diuturnamente pelo fornecimento de energia em todo o Tocantins.” — Alessandro Brum, diretor‑presidente da Energisa Tocantins
Reconhecimentos recentes
- Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024 – IASC: 1º lugar na região Norte, pelo 3º ano seguido.
- Great Place to Work (GPTW) 2025: 1º lugar entre empresas de Geração, Distribuição e Transmissão de energia no Brasil; 5ª vez consecutiva da distribuidora no topo do setor.
Sobre o Prêmio Abradee
Em sua 27ª edição, o Prêmio Abradee combina pesquisa com milhares de consumidores e análise de indicadores técnicos e de gestão das distribuidoras, consolidando o panorama de benchmarking do setor elétrico brasileiro.
- 1º lugar na categoria Norte e Centro‑Oeste – Abradee 2025
- 3º lugar nacional na avaliação dos clientes
- 4º ano seguido entre as melhores do país
- Metodologia: gestão, inovação, sustentabilidade, cliente e operação
Leia também
-
Social3 dias atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Wanderlei Barbosa destaca Tocantins no LIDE 2025
-
Social3 dias atrás
Crivelari Arquitetura inaugura escritório em Palmas
-
Sebrae5 dias atrás
Sebraetec Palmas impulsiona certificação de qualidade
-
Palmas5 dias atrás
Eduardo Siqueira Campos cria instrumento para fortalecer rede de proteção à pessoa em situação de rua em Palmas