Entretenimento
Fazendinha do Calor Humano: Inovação para Produtores Rurais

Inovação e Sustentabilidade na Produção Rural
A Fazendinha do Calor Humano, um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), consolidou-se como uma unidade tecnológica para os pequenos produtores rurais de Palmas. Todos os anos, traz inovações que beneficiam a produção agrícola da região. Na edição deste ano, a unidade demonstrativa apresentou um projeto piloto de cultivo protegido de hortaliças em estufa, com manejo adequado de água, sem desperdícios. A expectativa é que este projeto seja expandido para as hortas comunitárias de Palmas, permitindo que os produtores cultivem suas próprias mudas.
Estufa na Agrotins: Berçário de Mudas e Fonte de Renda
A estufa montada na Agrotins funcionará como um berçário de mudas após a feira, proporcionando uma nova fonte de renda para os produtores. Além de possibilitar a produção de mudas de alta qualidade, o projeto visa eliminar as perdas e oferecer a oportunidade de venda das bandejas de mudas, que podem ser comercializadas por mais de R$ 25 cada.
Segundo o agrônomo Antônio Luiz Alves, que presta assistência às hortas comunitárias, uma muda para replantio pode ficar pronta entre 12 e 15 dias, dependendo da espécie, podendo algumas chegar a 22 dias. Ele destaca que muitos produtores enfrentam problemas com mudas de má qualidade, que podem adoecer e comprometer o cultivo. Com este projeto, a prefeitura busca garantir a qualidade das hortaliças cultivadas nas hortas comunitárias.
Apoio e Segurança para os Produtores
Para o secretário Carlos Braga, a implementação do projeto nas hortas de Palmas trará mais segurança aos produtores quanto à qualidade das mudas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural já oferece anualmente insumos como adubo químico e orgânico, sementes e calcário para as 21 hortas comunitárias da cidade, e mais duas hortas estão previstas para serem implementadas até o final do ano.
Tecnologia e Manejo Adequado: Chaves do Sucesso
Luiz Antônio Santana Neto, engenheiro agrônomo da Seder, ressalta que o sucesso da produção protegida reside principalmente no cultivo de sementes livres de contaminação e no manejo adequado das plantas. As sementes foram plantadas em sementeiras de 200 células, enriquecidas com adubo osmocote de formulação 14-14-14 de NPK, que libera nutrientes de forma lenta e progressiva durante todo o ciclo da planta. A utilização de uma tela fotoconversora difunde a luz uniformemente, promovendo uma fotossíntese eficiente.
A irrigação é realizada com aspersores automatizados que pulverizam as mudas sete vezes ao dia, durante 10 minutos cada. Além disso, a estufa é cimentada para garantir o controle de pragas e cercada por uma tela que controla a radiação solar, pragas e gotículas de chuva.
Conclusão
A Fazendinha do Calor Humano demonstra como a tecnologia e o manejo adequado podem transformar a produção agrícola, proporcionando mais segurança, qualidade e renda para os pequenos produtores rurais de Palmas. Com projetos como este, a Seder continua a apoiar o desenvolvimento sustentável e a inovação no campo.
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Cineclube Flácido, de Palmas(TO), abre temporada 2025 com sessão gratuita e debate sobre corpos dissidentes
Primeira sessão exibe “Salão de Baile This is Ballroom” e conta com participação do coletivo Toca Ballroom

O Cineclube Flácido inicia sua temporada 2025 com uma proposta que coloca no centro da discussão os discursos sobre corpos dissidentes. A cada encontro, filmes e debates vão abrir espaço para refletir sobre diversidade, arte e resistência no cinema e em outras expressões culturais. O projeto é uma iniciativa do Coletivo Flácido, em parceria com o Centro de Artes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A primeira sessão acontece no dia 28 de agosto, às 19h30, no Cineteatro do IFTO de Palmas (Quadra 310 Sul, Av. NS 10, s/n), com a exibição de “Salão de Baile This is Ballroom”.
O filme traz um retrato da cena ballroom no Rio de Janeiro, em diálogo com a história do movimento iniciado há mais de 50 anos em Nova Iorque. Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia performances, dramas pessoais e arte.
Após a exibição, haverá um debate com a participação do coletivo Toca Ballroom, que é pioneiro na organização coletiva da cena ballroom do Tocantins, mediado pela crítica de cinema e coordenadora do projeto, Carolinne Macedo. A sessão será legendada e gratuita.
Para Carolinne, a proposta desta temporada amplia o papel do cineclube como espaço de reflexão. “Queremos trazer diálogos que provoquem pensamento crítico e afetivo sobre os corpos e subjetividades que resistem, criam e transformam”.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.
Serviço:
Data: 28/08 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Cineteatro do IFTO – 310 Sul, Av. NS 10, s/n
Sessão legendada | Entrada gratuita Sugestão de legenda:
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Agência Public é a mais premiada da Região Norte no Prêmio Camp
Agência Public de Palmas conquista 6 troféus e é a mais premiada da Região Norte no 4º Prêmio Camp de Marketing Político em São Paulo.

Agência Public é a mais premiada da Região Norte no 4º Prêmio Camp de Marketing Político
A Agência Public, de Palmas, foi a grande vencedora da Região Norte no 4º Prêmio Camp da Democracia de Marketing Político, promovido pelo Clube Associativo de Marketing Político (Camp). A premiação aconteceu na noite da última segunda-feira, 25 de agosto, em São Paulo, reunindo os principais profissionais e agências do setor.
O grupo levou para casa seis troféus, conquistados em campanhas eleitorais de 2024 nas categorias para cidades com menos e mais de 200 mil eleitores.

Agência Public é destaque no Prêmio Camp
Campanhas premiadas
O maior destaque foi a campanha de reeleição do prefeito Wagner Rodrigues (Araguaína), que conquistou prata como melhor campanha para prefeito de cidades até 200 mil habitantes. A mesma campanha ainda levou dois bronzes, nas categorias melhor campanha de TV e melhor peça única de TV, com um programa sobre autismo.
Outros prêmios recebidos pela Public:
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Prefeito Ronivon Maciel (Porto Nacional): bronze de melhor slogan (“O Funcionário do Povo”) e bronze de melhor spot para rádio.
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Deputada Janad Valcari (Palmas): bronze por melhor estratégia de imprensa, na categoria acima de 200 mil eleitores.
Representação tocantinense e reconhecimento nacional
A agência foi representada pela CEO Zelma Coelho e pelos diretores Elias Felizardo e Luiz Fernando Faislon. Para eles, os resultados comprovam a força do Tocantins no mercado de marketing político.
“Foi um grande aprendizado e uma evolução para o marketing político do Estado. O Tocantins vem se posicionando cada vez mais neste mercado e sendo reconhecido pelos profissionais de outros Estados”, destacou Elias Felizardo, diretor de produção.
Esforço coletivo e trajetória da Public
A CEO Zelma Coelho reforçou que o reconhecimento é fruto de um esforço coletivo:
“Cada um dos mais de 100 profissionais que atuaram nas nossas campanhas em 2024 fez um pouquinho. Da tia do cafezinho aos diretores criativos, todos são merecedores destes prêmios.”
Ela lembrou que, das quatro edições do Prêmio Camp, a Public foi premiada em três.
“E nesta, que foi a mais concorrida de todas, estamos levando pra casa mais prêmios. Criatividade, ética e profissionalismo sempre serão a luz que guiará os rumos da empresa”, completou.
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Projeto de formação em audiovisual de Karolyne Rosa encerra ciclo com oficina de teatro em Palmas

O acesso à arte e à formação cultural vem ganhando novos capítulos no Tocantins. A produtora Karolyne da Silva Rosa, contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc 2024, chega à etapa final de seu Projeto de Formação em Audiovisual, que promoveu oficinas gratuitas para jovens em diferentes linguagens artísticas. O encerramento acontece na próxima terça-feira, dia 2 de setembro, às 10h30, com a Oficina de Teatro – Criação de Cenas no Teatro Contemporâneo, no Ateliê de Artes da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.
A iniciativa nasceu após a experiência de Karolyne na Academia Internacional de Cinema (AIC), em São Paulo, onde participou de um curso de Produção Audiovisual. De volta ao Estado, decidiu transformar o conhecimento adquirido em ações de impacto comunitário. “Essa vivência foi extremamente significativa para meu desenvolvimento profissional. Ampliei minha visão sobre a execução de projetos audiovisuais e, ao retornar, senti que precisava devolver isso à comunidade. Mais do que aprender, meu objetivo foi compartilhar”, conta a produtora.
Durante o percurso, o projeto realizou oficinas de desenho e artes visuais, que possibilitaram aos jovens experimentar novas formas de expressão. A artista Joilene Lima, responsável por uma das atividades, destacou o caráter coletivo da iniciativa. “Foi uma experiência marcante, que me ajudou a desenvolver habilidades e a enxergar a arte como uma forma de expressão pessoal e coletiva. Levo comigo o entusiasmo de fazer parte de um movimento cultural que valoriza a criatividade e o acesso à arte”, afirma.
A última oficina, dedicada ao teatro, pretende coroar essa jornada com a criação coletiva de cenas, proporcionando aos participantes um mergulho no processo criativo contemporâneo. “Quando a arte é partilhada, ela se torna um instrumento de transformação. Ver jovens descobrindo talentos e se reconhecendo como sujeitos criativos é a maior realização deste projeto”, resume Karolyne.
Projeto
A ação conta com apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins, da Política Nacional Aldir Blanc e do Ministério da Cultura, reforçando o papel do fomento cultural no desenvolvimento humano e social.
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