conecte-se conosco

AGROTINS 2024

Na Agrotins, vice-governador Laurez Moreira participa da assinatura do termo que levará abastecimento de água para comunidades rurais, indígenas e tradicionais do Tocantins

Publicadas

sobre

Documento foi assinado nesta quinta-feira, 16, na Agrotins

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou nesta quinta-feira, 16, do evento de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica nº 01/2024, que tem como objetivo a implementação de abastecimento de água e saneamento rural para as comunidades rurais, indígenas e tradicionais dos municípios tocantinenses. O documento foi assinado pelo presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Antônio Davi Gouveia Júnior, do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Wahshington Luís Campos Ayres, e da secretária dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Narubia Werreria.

Na ocasião, o vice-governador Laurez Moreira destacou a relevância da colaboração interinstitucional para o progresso social e aproveitou a ocasião para elogiar as iniciativas do Governo do Tocantins.

“É isso que nós precisamos, dar estrutura aos órgãos do Estado para que eles possam implementar políticas públicas para as comunidades tocantinenses. Aqui temos um exemplo, essa cooperação entre a ATS, Ruraltins e Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais para levar um bem tão essencial, que é a água, às pessoas que mais precisam e dar condições de uma vida digna. Parabenizo o nosso governador Wanderlei Barbosa pelo excelente trabalho que vem realizando em benefício do povo do Tocantins, bem como aos órgãos que vêm cumprindo seus papéis e alcançando esse objetivo”, declarou Laurez Moreira.

A secretária Narubia Werreria reforçou a dimensão do termo de cooperação assinado. “Esse momento é de suma importância. Saneamento, água para as comunidades, é algo de dignidade, isso me emociona muito, porque só quem foi as comunidades e viu que se falta o básico, sente a dor que é estar lá, e agora com este governo nós estamos transformando e já iniciamos com esta entrega. Estou muito feliz e parabenizo a todos”, declarou.

O presidente Washington Luís ressaltou o impacto transformador que projetos de infraestrutura básica podem ter na vida das pessoas. “Esse grande projeto é levar mais do que água, na verdade é dignidade, saúde, vida para as comunidades rurais. O Ruraltins faz parte deste projeto. Obrigado, vice-governador, pelo apoio que o governo dá aos órgãos para fazerem estas políticas públicas tão importantes para as nossas comunidades. O Ruraltins que faz assistência técnica, a extensão rural tanto para a agricultura familiar quanto para os povos originários, é uma ação importante, agradeço a parceria que estamos firmando aqui, estamos juntos tenho certeza que será um grande sucesso a execução desta ação”, afirmou.

O presidente Antônio Davi Gouveia Júnior destacou a colaboração entre os órgãos do Governo do Tocantins para promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar nas comunidades rurais. “É a transversalidade entre as pastas, Sepot, Ruraltins e ATS, que o governador Wanderlei Barbosa nos determina juntamente com o vice-governador Laurez, levar qualidade de vida, água tratada de qualidade para todas as comunidades. Além disso, das três perfuratrizes que nós temos para fazer todas as perfurações nas comunidades, em toda área rural, tivemos retorno do novo PAC, que agora iremos receber recurso em torno de oito milhões para atender comunidades da zona rural, quilombolas em todas as regiões do Estado”, pontuou.

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica ocorreu no estande da secretaria dos Povos Originários e Tradicionais.

3º dia de Agrotins

Além da assinatura do Termo de Cooperação, o vice-governador Laurez Moreira visitou diversos estandes da feira. Dentre eles a Tobasa Bioindustrial, Embrapa Pesca e Aquicultura, o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), e a empresa Fazendão Agronegócios, e a Agricultura Familiar.

Tobasa Bioindustrial

No estande da Tobasa Bioindustrial, maior fábrica de carvão ativado de coco da América Latina, situada em Tocantinópolis, pioneira no desenvolvimento de tecnologias e processos para o extrativismo florestal e o aproveitamento integral do coco de babaçu, Laurez Moreira esteve com o diretor-presidente, Edmond Baruque, que agradeceu pela visita.

“Agradeço muito a visita do nosso vice-governador. Ele que nos acompanha há muitos anos, tem sempre apoiado nossos projetos, eu fico muito honrado e agradecido e conto com o apoio para os nossos próximos projetos”, disse Baruque.

Itertins

Na sua passagem pelo estande do Itertins, o vice-governador reafirmou o seu compromisso com o órgão. “Eu sou um defensor do Itertins, esse órgão responsável pela regularização fundiária do estado. Quando você realiza a regularização você possibilita o desenvolvimento do estado, o crescimento da economia e melhora a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

O presidente do Itertins, Robson Figueiredo, também agradeceu pela visita do vice-governador. “A vinda do vice-governador Laurez Moreira ao estande do Itertins atribui grande valor ao trabalho que está sendo realizado aqui, e para nós é uma grande alegria que ele e o governador Wanderlei Barbosa estejam tão engajados na regularização fundiária do estado. Seguiremos atuando em prol dessa segurança jurídica para os tocantinenses”, destacou.

Embrapa

Na Embrapa, o vice-governador foi recebido pelo chefe de transferência de tecnologia da unidade do Tocantins, Roberto Flores, que apresentou as tecnologias apresentadas pela Embrapa nesta edição da feira.

“A Agrotins é um dos principais eventos que a gente participa ao longo do ano. A Embrapa hoje considera a Agrotins uma das dez principais feiras do país, uma das que a gente mais investe e, hoje a gente tem oito unidades da Embrapa aqui conosco, além da nossa aqui do Tocantins, temos a Embrapa milho e sorgo, Embrapa algodão, trazendo muitas tecnologias do gergelim, a Embrapa mandioca, que está sendo um sucesso, trazendo a rede Reniva, que é uma rede de transferência de tecnologia para a mandioca em toda a região norte. E a aquicultura, que é o nosso forte, trouxemos algumas maquetes aqui mostrando como funciona a produção, alguns projetos que a gente tem para a retirada da espinha, entre outras ações, e o óculos de realidade virtual, que a gente explica como fazer o manejo dos peixes, sobre a qualidade da água. A feira está crescendo muito, estamos aqui desde a primeira edição, e a gente fica muito feliz de ver que está crescendo desta forma, e estamos trazendo novidades todos os anos”, frisou Roberto Flores.

Fazendão Agronegócios

No estande da Fazendão Agronegócios, o CEO da empresa, Volney Aquino Santos, falou da grande vitrine de oportunidades que é a Agrotins. “O momento é muito oportuno para o Tocantins, a Agrotins reflete o que está acontecendo no Agro. O estado tem muitas oportunidades, que se refletem aqui na feira, em várias áreas. Então o governo do estado e todos os organizadores estão de parabéns por mais esta edição. Agradeço a visita do vice-governador ao nosso estande, estamos aqui recebendo nossos amigos produtores, fornecedores, que são quem impulsiona esse estado. O Fazendão através dessa produção, que compra desses diversos parceiros que estão passando pela feira, a gente agrega valor produzindo farelo, óleo e gerando emprego e pagando os impostos”, pontuou.

Laurez Moreira avaliou o 3º dia da Agrotins de maneira muito positiva. “Vejo o entusiasmo de todos que estão na feira, estou muito feliz. O movimento tem sido grande, muitos negócios estão sendo feitos, com certeza vai superar muito a edição anterior. É isso que queremos, ver o agronegócio em nosso estado cada vez mais forte. Parabéns ao nosso governador Wanderlei Barbosa, pelo excelente trabalho e visão de desenvolvimento”, concluiu.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Governo do Tocantins8 horas atrás

Instituto Histórico e Geográfico do Tocantins é fundado em Palmas com a missão de preservar e promover o patrimônio cultural do estado

Governo do Tocantins8 horas atrás

Com apoio do Governo do Estado, Tocantins é representado em festival internacional de cinema no Chile

Palmas8 horas atrás

Chefe do Executivo estadual concedeu entrevista à emissora de notícias na manhã deste sábado, 23 Governo do Tocantins Em entrevista à CNN Brasil, na manhã deste sábado, 23, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, falou sobre os R$ 2,5 bilhões que o Tocantins deve receber pela venda de créditos de carbono gerados pelo estado entre 2020 e 2030. A projeção potencial é de mais de 50 milhões de créditos, caso o estado tenha sucesso na redução do desmatamento e degradação de suas florestas. A entrevista ocorreu uma semana após o Governo do Tocantins submeter o documento de registro do Programa Jurisdicional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) ao padrão ART TREES, durante a 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 29), no Azerbaijão. “O Tocantins saiu à frente já em 2023. Assinamos o primeiro contrato do país com uma empresa multinacional suíça (Mercuria Energy Trading), que tem feito investimento no nosso território de maneira que ocorra a preservação ambiental das nossas terras e associado com o desenvolvimento econômico do Estado. Esse projeto já está vigente. Temos cuidado das comunidades tradicionais, com projetos definidos neste aspecto, e das comunidades ribeirinhas também. Temos ainda políticas direcionadas ao combate aos focos de incêndio’, ressaltou o Governador já no início da entrevista. R$ 1 bilhão para 2025 Ao ser questionado sobre o plano do estado na venda de crédito de carbono para o ano de 2025, Wanderlei Barbosa explicou que o Tocantins foi o primeiro estado brasileiro a negociar créditos de carbono no mercado internacional e espera receber cerca de R$ 1 bilhão no próximo ano. Ele explicou também que esses recursos serão divididos entre vários setores. “Temos 20 milhões de toneladas para serem vendidas, já podemos receber em torno de R$ 1 bilhão das vendas de carbono em 2025. Esses recursos serão repartidos aos beneficiários de maneira percentual”, frisou. Para as comunidades tradicionais e ribeirinhas, ele comentou que estão sendo acordados investimentos em projetos da ordem de 25% desses recursos. Para o agronegócio, algo em torno de 25% para que o setor tenha a responsabilidade de continuar preservando parte do seu território. “Ou seja, produzir em menor espaço já aberto”, pontuou. Já para obras de infraestrutura, educação, rodovias, hospitais, Wanderlei Barbosa garantiu que serão destinados 50% desse capital do crédito de carbono. Crescimento econômico sustentável Ainda durante a entrevista à CNN, o governador destacou a importância do crescimento econômico, alinhado a políticas de preservação do meio ambiente. “Estamos em amplo crescimento econômico. Mas esse crescimento econômico precisa, também, ver a questão ambiental. Temos que preservar as matas, as nossas nascentes. Os nossos empresários do setor têm feito migração da pecuária para a produção de grãos. Nós já somos o maior produtor de grãos do Norte do nosso país”, destacou. O Chefe do Executivo tocantinense também foi questionado sobre a ida do Estado a COP 29. Ele comentou que o Tocantins foi apresentado em Baku, no Azerbaijão, como um Estado atrativo.”O que fazemos no Tocantins é uma política de segurança jurídica. Nós queremos que o investidor, que tenha a vocação para esse negócio, tenha responsabilidade ambiental consigo. Não permitimos que crimes ambientais sejam promovidos no nosso território. Então, dessa forma, tanto no agronegócio, que é a nossa vertente mais importante, como também no setor industrial, que o Tocantins vem se destacando, e ainda no comércio e nas áreas urbanas, temos que ter o cuidado ambiental especial”, enfatizou. COP 29 Durante a 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 29), realizada em Baku, no Azerbaijão, entre os dias 11 e 21 de novembro deste ano, o Governo do Tocantins destacou seu trabalho com o Programa Jurisdicional REDD+ (Redução de Emissões dos gases de efeito estufa provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal), apresentando o estado como um território seguro para investidores do mercado de carbono. Na ocasião, em um marco histórico para o Brasil e para o mercado de créditos de carbono, o Governo do Tocantins anunciou, no dia 14, a submissão oficial do documento de registro do Programa Jurisdicional de Redução de Emissões dos Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) ao padrão ART TREES. Em parceria com a Mercuria Energy Group, o projeto prevê a transação dos créditos de carbono a serem gerados pelo estado até 2030, com uma projeção potencial de mais de 50 milhões de créditos, o que representa uma receita estimada superior a R$ 2,5 bilhões, caso o estado tenha sucesso na redução do desmatamento e degradação florestal. Estes recursos serão aplicados em ações de combate ao desmatamento, especialmente voltados para a sociedade, e no fortalecimento das políticas ambientais do estado.

Governo do Tocantins8 horas atrás

Governador Wanderlei Barbosa fala na CNN sobre os R$ 2,5 bilhões que o Tocantins deve receber por créditos de carbono

Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador Wanderlei Barbosa comemora suspensão de reajuste da BRK após ação do Governo do Tocantins

Sebrae1 dia atrás

Programa Acredita do Sebrae terá uma carteira exclusiva de crédito para mulheres empreendedoras

Tocantins1 dia atrás

Após vitória nas urnas, Gedeon Pitaluga se licencia da presidência da OABTO até 31 de dezembro de 2024

Hospedagem e hotelaria1 dia atrás

Setor de hotelaria segue com tendência de crescimento no Tocantins

Faet e Senar1 dia atrás

Sistema FAET reúne presidentes de sindicatos para Seminário de Excelência Sindical

Brasil1 dia atrás

Governo Federal destina R$ 703 milhões para coleta e tratamento de resíduos sólidos no Novo PAC Seleções