conecte-se conosco

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins celebra a implantação de internet 5G em mais 54 cidades do Estado

Publicadas

sobre

Decisão veio do Ministério das Comunicações e, agora, os municípios podem iniciar o processo de implantação da internet mais ágil com operadoras de telefonia.

Após solicitações do Governo do Tocantins e articulação política da bancada tocantinense no Congresso Nacional, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom), começa a implantação da tecnologia 5G em mais cidades do estado do Tocantins. A infraestrutura moderna permitirá velocidades de internet até 100 vezes mais rápidas que as atuais, além de uma maior estabilidade e uma menor latência, beneficiando tanto os usuários residenciais quanto as empresas e as instituições públicas em mais 54 municípios tocantinenses.

O governador Wanderlei Barbosa agradece o empenho pela conquista e celebrou a implementação do 5G em mais municípios do Tocantins, destacando os benefícios que a tecnologia trará para o Estado. “Com grande satisfação, anunciamos a chegada do 5G a mais 54 cidades do Tocantins, resultado de um esforço conjunto do nosso governo, da bancada no Congresso e da Anatel. Essa tecnologia não apenas melhora a qualidade da conexão à internet para nossos cidadãos, mas também impulsiona setores importantes como a educação, a saúde e a agricultura, aumentando a eficiência e a inovação em nossas atividades diárias”, afirma o governador.

A partir da próxima segunda-feira, dia 27, as operadoras que adquirirem lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel a licença e a ativação de estações de 5G. A liberação da faixa é uma importante etapa para que as empresas que compraram os lotes possam instalar estações de quinta geração nas cidades. Com essa medida, o número de municípios no Tocantins que poderão contar com o 5G na faixa de 3,5 GHz chegará a 54 cidades.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, também enfatiza a importância da nova tecnologia para a região, destacando o empenho do Tocantins para essa conquista. “Os representantes tocantinenses se colocaram à disposição, sempre abertos ao diálogo, solicitando que a Anatel fizesse esforços para liberar a frequência para implantação do 5G no Tocantins e estamos liberando essa faixa de radiofrequência para que as operadoras possam começar a implantação da internet 5G. A internet não será implementada de imediato, haverá um período para que o 5G esteja plenamente disponível no Estado, mas destacamos que essa é uma grande vitória para o Tocantins”, finaliza Carlos Baigorri.

Benefícios para os tocantinenses

Para o presidente da Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI), Alírio Félix, a expansão da 5G no estado do Tocantins terá impactos significativos na conectividade para o cidadão. “Mais pessoas poderão acessar os serviços públicos digitais com facilidade e rapidez. No caso do nosso portal de serviços, o Pronto Digital, além dos outros portais das outras áreas como saúde, educação, segurança pública, será mais eficiente e acessível. A inclusão digital também será ampliada, alcançando áreas mais remotas e desfavoráveis, programas de alfabetização digital, plataforma de aprendizagem on-line, serviço de telemedicina. Todos esses serviços estarão ao alcance do maior número de pessoas e isso vai promover uma sociedade mais conectada e informada”, comenta.

Alírio Félix explica também que haverá um melhoramento na Segurança Pública, por meio do monitoramento em tempo real e da análise de dados; e ainda na economia, visto que será possível aprimorar o empreendedorismo digital. Outro ponto defendido pelo presidente da ATI é sobre os serviços de emergência nos municípios. ”Poderemos fazer uma melhor gestão de desastres e aprimorar os sistemas, porque com a conectividade superior, a gente consegue ter uma coordenação mais apurada e uma resposta mais rápida a essas situações emergenciais que podem acontecer”, concluiu.

As cidades tocantinenses contempladas são: Aguiarnópolis, Almas, Alvorada, Ananás, Angico, Araguaçu, Araguatins, Aurora do Tocantins, Barra do Ouro, Cachoeirinha, Campos Lindos, Cariri do Tocantins, Centenário, Combinado, Conceição do Tocantins, Darcinópolis, Dianópolis, Dueré, Figueirópolis, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Goiatins, Itacajá, Itapiratins, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Lavandeira, Lizarda, Luzinópolis, Natividade, Nazaré, Novo Alegre, Novo Jardim, Palmeiras do Tocantins, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Recursolândia, Riachinho, Rio da Conceição, Sandolândia, Santa Maria do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Félix do Tocantins, São Salvador do Tocantins, Sucupira, Taguatinga, Taipas do Tocantins, Talismã, Tocantinópolis e Tupiratins.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Moda e Estilo25 minutos atrás

O Boticário, marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros, anuncia Gabriel Medina como embaixador de Clash, nova marca de perfumaria masculina com previsão de lançamento para março de 2025, que desafia os padrões clássicos de sucesso masculino e instiga o homem a enfrentar a pressão para emergir mais forte diante dos desafios. Clash chega ao mercado para representar o homem que não se intimida diante das adversidades. Com a premissa “da pressão nasce a força”, a marca se conecta com aqueles que encaram os obstáculos de frente, com coragem e determinação, e celebra o homem que não teme o desconforto em busca da sua melhor versão. Gabriel Medina, um atleta de alta performance que transcende o esporte, personifica essa busca incansável por superar desafios. Sua jornada, marcada por batalhas tanto no surf quanto na vida pessoal, inspira a marca a enaltecer a força e a resiliência que surgem da superação. Para Gabriel, a parceria com Clash é um reflexo da jornada que ele enfrenta, mostrando que a superação é o combustível para alcançar seus objetivos. “A mensagem é muito real para mim. É sobre encarar os desafios de frente, buscando a força que emerge da pressão. Essa é a mesma mentalidade que levo para a vida e para o esporte. Mesmo passando por um momento difícil de lidar com uma lesão nesta etapa tão importante da minha carreira, a força interior que me guia me motiva a voltar ainda mais forte. É essa força que me permite encarar qualquer obstáculo com determinação”, comenta o atleta. De acordo com Carol Carrasco, diretora de branding e comunicação do Grupo Boticário, as expectativas em relação ao lançamento são altas, e o anúncio de Gabriel Medina como embaixador é o primeiro passo de uma série de ações de alto impacto que acontecerão até o lançamento oficial da fragrância, em março. “Clash chega ao mercado como um olfativo inovador, que reinventa o frescor com modernidade e potência, e isso se traduz nesse arquétipo que estamos apresentando na campanha de lançamento. A escolha do Gabriel como embaixador é certeira nesse sentido, já que ele e sua trajetória são exemplos para encorajar os homens a enfrentarem os desafios com firmeza, abrindo uma narrativa sem precedentes que queremos construir para essa nova marca”, comenta a executiva. Sobre O Boticário O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros*  foi inaugurada em 1977,em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja,venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais. *Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line,campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem. **Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Turismo23 horas atrás

Entre águas, tropeços e sabores

Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador Wanderlei Barbosa sela parceria com mineradora Hochschild Mining e articula investimento de US$ 250 milhões

Tocantins1 dia atrás

Na abertura do ano legislativo, senador Eduardo Gomes defende equilíbrio e diálogo

Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador Wanderlei Barbosa participa da posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Tocantins

Governo do Tocantins2 dias atrás

SES-TO orienta profissionais da saúde sobre o uso dos testes rápidos da dengue

Governo do Tocantins2 dias atrás

Governo do Tocantins2 dias atrás

ETSUS divulga lista de formações e qualificações para 2025

Social2 dias atrás

15 anos de Valentina: Entre laços, cavalos e sonhos

Social3 dias atrás

Dois anos de Munyque Fernandes na Assembleia Legislativa