Turismo
Air France apresenta experiência exclusiva para passageiros La Première no aeroporto de Paris-Charles de Gaulle

A Air France continua comprometida em elevar o conforto e a exclusividade da La Première, sua classe de serviço de maior prestígio. Enquanto a companhia aérea planeja apresentar a nova cabine de primeira classe no próximo inverno europeu, também se prepara para inaugurar uma experiência exclusiva para os passageiros no verão do hemisfério norte, com um lobby dedicado para check-in e suítes espaçosas. O objetivo é oferecer uma viagem ainda mais tranquila e totalmente privativa no aeroporto de Paris-Charles de Gaulle a partir de julho.
Um novo saguão de check-in exclusivo
Ao chegar no aeroporto, cada cliente La Première é recebido por um concierge, que se encarrega de todo o percurso de sua bagagem. A partir do verão europeu, os passageiros serão conduzidos a um saguão de check-in exclusivo recém-criado, marcando a etapa inicial de sua jornada personalizada pelo aeroporto. No espaço, uma equipe dedicada da Air France administrará todos os procedimentos relacionados à partida, incluindo o check-in e a assistência às bagagens. Essa área, equipada com 15 assentos e dois lounges privativos, garante mais privacidade aos passageiros*. O saguão de check-in também atenderá aos passageiros da La Première que desembarcarem no aeroporto. Os clientes terão a opção de relaxar após o voo, aproveitar as instalações de chuveiro, se desejarem, e retirar suas bagagens despachadas.
Como um refúgio tranquilo em meio ao ambiente agitado do aeroporto, esse saguão incorpora a elegância e a sofisticação francesas. Meticulosamente elaborado por especialistas da Air France em colaboração com a agência SGK Brandimage, o design combina perfeitamente espaços individualizados, preservando uma sensação geral de amplitude. Decorado em uma paleta de branco e cinza, acentuada com toques de vermelho, o lobby conta com luz natural abundante e exibe móveis requintados de renomados designers franceses, como Pierre Paulin e Christophe Pillet. Cada detalhe, desde a costura precisa até o estofamento luxuoso, exala uma aura de alta costura.
Uma vez concluídas as formalidades, cada passageiro será acompanhado até o lounge da La Première por uma passagem privativa, com um ponto de controle de segurança exclusivo. Ao longo desse caminho, uma série de imagens que retratam o icônico cavalo-marinho alado da companhia aérea fará com que os convidados mergulhem no mundo distinto da La Première, servindo como um acompanhamento cativante durante toda a viagem.
Nova experiência de check-in proporciona mais privacidade, complementando o lounge La Première
Um lounge dedicado aos clientes da La Première
Projetada pelo arquiteto Didier Lefort, o lounge La Première da Air France é sinônimo de exclusividade, com uma impressionante área de 1.000 m². O espaço oferece aos passageiros um retiro tranquilo, exalando uma sensação de serenidade e uma experiência superior. A gastronomia também tem lugar de destaque, com um menu meticulosamente selecionado e uma carta de vinhos e champanhe elaborada por Alain Ducasse e sua equipe especializada. No centro do lounge, há um luxuoso spa e uma área de tratamentos de beleza, operados pela Sisley, marca francesa pioneira conhecida por sua cosmetologia baseada em plantas.
Pátio privativo de uma das suítes
Novas suítes conectadas ao lounge
Para obter o máximo de privacidade antes de uma viagem ou durante as conexões, os passageiros da La Première agora terão a opção de reservar suítes exclusivas com quase 45 m², estrategicamente localizadas ao lado do lounge da La Première. Estarão disponíveis três suítes, com a opção de unir duas delas mediante solicitação.
Ao chegar no refúgio, os clientes serão orientados pessoalmente sobre as opções e comodidades das suítes por um atendente exclusivo. Cada suíte terá uma espaçosa área de estar, um quarto com cama de casal, um banheiro bem equipado e um confortável pátio externo. Os passageiros terão a oportunidade de se deliciar com um menu especialmente criado por Alain Ducasse e sua equipe para o lounge La Première, bem como acessar o renomado spa Sisley. Adornado com flores frescas, lençóis luxuosos e acabamentos de alta costura, o objetivo é criar uma atmosfera majestosa no hub Paris-Charles de Gaulle da Air France.
Alinhadas ao estilo arquitetônico do lobby de check-in e do lounge La Première, as suítes incorporarão uma variação de cápsulas de privacidade. Cada uma terá seu próprio caráter distinto, selecionado por meio de uma decoração cuidadosamente projetada. A Air France selecionou meticulosamente exemplos icônicos do design francês, incluindo a mesa de escrever de Charlotte Perriand, a cadeira Ribbon de Pierre Paulin e o sofá Privé de Philippe Starck. Além disso, cada suíte contará com uma obra de arte exclusiva de um artista francês, adicionando um toque de riqueza cultural ao ambiente luxuoso.
Essa nova jornada privativa no aeroporto e o acesso ao lounge La Première estão incluídos como parte do serviço La Première da Air France. As suítes do aeroporto são oferecidas como uma opção, a partir de 800 euros.
Em breve, uma nova cabine La Première
Após a implementação da experiência exclusiva no aeroporto, a Air France mudará o foco para a introdução da nova cabine La Première, amplamente redesenhada, no inverno europeu de 2024-25. Estabelecendo um novo padrão de tamanho, essa cabine terá a configuração mais longa do mercado, oferecendo cinco janelas aos passageiros.
A partir do verão de 2024 no hemisfério norte, a Air France terá 19 Boeings 777-300 ERs equipados com suítes La Première, voando para Abidjan, Dubai, Los Angeles, Miami, Nova York-JFK, São Francisco, São Paulo, Singapura, Tóquio-Haneda e Washington.
*Os lounges privativos no saguão são reservados para passageiros inscritos na opção “suítes” da La Première.
Sobre a Air France
Desde 1933, a Air France promove e destaca a França ao redor mundo. Com uma atividade dividida entre transporte de passageiros, carga e manutenção aeronáutica, a Air France é um grande player do transporte aéreo. Mais de 38 mil funcionários que compõem a sua força de trabalho estão comprometidos diariamente para oferecer a cada cliente uma experiência única de viagem.
Air France, KLM Royal Dutch Airlines e Transavia formam o Grupo Air France-KLM. O Grupo conta com seus poderosos hubs Paris-Charles de Gaulle e Amsterdã-Schiphol para oferecer uma vasta rede internacional de voos. Seu programa de passageiro frequente Flying Blue tem mais de 17 milhões de membros. A Air France e a KLM são membros da aliança SkyTeam, que tem um total de 18 companhias aéreas membros.
A Air France estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável, e está trabalhando para reduzir e apoiar projetos que absorvem e armazenam carbono da atmosfera em sumidouros naturais de carbono. Como parte do programa Air France ACT, a companhia está comprometida em reduzir suas emissões de CO2 por passageiro-km em até 30% vs. 2019, representando -12% em emissões absolutas de CO2. Essa ambição é apoiada por amplos investimentos para renovar sua frota com aeronaves de nova geração mais eficientes em combustível, o desenvolvimento de mais Combustível Sustentável de Aviação, ou a generalização da eco-pilotagem
Turismo
Turismo se destaca e impulsiona contratações no Tocantins em 2025
Atividades ligadas ao turismo contribuíram para o crescimento das contratações no setor de serviços

O turismo no Tocantins vive um momento de expansão e tem se consolidado como um dos principais vetores de geração de empregos no estado. No primeiro quadrimestre de 2025, o grande setor de serviços, que engloba as atividades turísticas, registrou a criação de 4.005 novas vagas com carteira assinada — um crescimento de 30,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Esse desempenho positivo é impulsionado especialmente pelo avanço do turismo, que tem alavancado as contratações. Os ramos de alojamento e alimentação abriram 306 novas vagas nos primeiros quatro meses do ano, seguindo um ritmo estável de crescimento.
“Os segmentos de hospedagem e alimentação são os primeiros a sentir os efeitos do aumento de turismo, exigindo preparação antecipada das equipes para garantir qualidade e eficiência”, explica a analista técnica do Sebrae Tocantins, Ana Flávia Borges.
Às margens do Lago de Palmas, um dos principais cartões postais do Tocantins, o Five Senses Resort tem reforçado suas equipes preparando o espaço para quando estiver em pleno funcionamento. Porém, de acordo com Jimmy Reile, CEO da empresa, o maior entrave ainda é relacionado à contratação de pessoal especializado.
“Temos investido fortemente na estrutura física e na experiência que queremos proporcionar aos visitantes, mas o nosso maior desafio está na formação de mão de obra qualificada. O setor de turismo cresceu rápido, e nem sempre conseguimos acompanhar esse ritmo na capacitação dos profissionais”, explica Jimmy. “Por isso, buscamos parcerias com o Sistema S e outras instituições de ensino para oferecer treinamento contínuo. Acreditamos que o desenvolvimento do turismo só será sustentável se vier acompanhado da valorização e preparação das pessoas que atuam nesse mercado”, completa.
Mais dados
A força do setor também se reflete no crescimento expressivo do transporte rodoviário de passageiros, com 503 novas vagas — alta de 744,9% em relação a 2024. O segmento de arte e cultura também teve papel relevante no aquecimento da economia, com crescimento de 74,1% e a criação de 101 novos postos de trabalho.
“A localização privilegiada do Tocantins, cortado pelos rios Araguaia e Tocantins e marcado pelo encontro de biomas únicos, tem atraído turistas em busca de experiências diferenciadas. A retomada de eventos culturais e o aumento da mobilidade urbana e interestadual impulsionaram a demanda por serviços turísticos, como hospedagem, alimentação e transporte”, destaca Ana Flávia.
Com vocação natural para o ecoturismo e o turismo de experiência, o Tocantins segue se projetando como um destino em ascensão. Além de movimentar a economia, o setor tem promovido inclusão, fortalecimento de comunidades locais e valorização da cultura regional.
“Muito embora ainda não estejamos em operação com hospedagem, já sentimos uma grande procura por parte do público, o que nos leva a antecipar a estruturação da equipe”, afirma Jimmy Reile. “Queremos oferecer um atendimento de excelência, e para isso estamos investindo na formação de profissionais desde agora. Valorizar e qualificar a mão de obra local não é apenas uma necessidade, mas um compromisso com o desenvolvimento regional. Estamos confiantes e animados com o crescimento acelerado do turismo no Tocantins — acreditamos no potencial do estado e da nossa equipe para atender essa nova demanda com qualidade”, conclui o empresário.
Turismo
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
Por Suzana Barros

Reforçando o reconhecimento dos membros da Abrajet Nacional, a Abrajet São Paulo realizou dia 26 de junho/25 a entrega do Troféu 40 Anos da Instituição. A homenagem foi feita durante o Fórum de Turismo, promovido pela seccional no cine Orlandi, na cidade Socorro (SP).
Segundo a presidente da Abrajet São Paulo, Miriam Petrone, a entrega do troféu foi uma forma de reconhecer oficialmente a importância e a contribuição dos parceiros, para a realização do V Fórum e da reunião do Conselho Nacional da entidade, ocorrida no período de 26 a 29 no município.
Os troféus formam entregues aos parceiros que contribuíram para a realização do evento, a exemplo do prefeito de Socorro, Maurício Santos; da secretária de Turismo da cidade, Genilda Barros; para a presidente da Associação Comercial de Socorro, Isabel Lopes; para o presidente da Associação da Estância de Socorro, Ronaldo Silva, dentre outros.
“Sem o apoio desses parceiros e de outros integrantes do trade turístico de Socorro não teríamos obtido o sucesso e resultados tão positivos”, reconhece Miriam Petrone, presidente da Abrajet São Paulo.
O presidente da Abrajet Nacional, Luiz de Sousa Pires, também reconheceu a importância dos colaboradores para a concretização e para os bons resultados do evento.
“Somos gratos a todos os parceiros e esperamos retribuir direta ou indiretamente, de forma que obtenham o retorno esperado com a divulgação do Turismo deste destino pelos jornalistas da nossa Associação”, disse Pires.
Retorno
Ciente desse retorno, o prefeito de Socorro, Maurício Santos, não hesitou em colocar a Secretaria Municipal de Turismo para acompanhar os detalhes do evento, de forma a dar condições para que os participantes não só discutissem, como também conhecessem as potencialidades turísticas da região.
Associação Comercial
A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Socorro (ACE), Maria Isabel Lopes, teve atuação preponderante na realização do evento ao agregar parceiros que recepcionaram os jornalistas.
“Sabemos da importância dessas parcerias. Divulgando o Turismo de Socorro, todos ganham: desde os artesãos, a rede hoteleira, bares, restaurantes, como também os empresários e o comércio de maneira geral”, atesta.
Agradecimentos
Durante a entrega da homenagem, Miriam Petrone registrou agradecimentos a Tiago Faria, presidente da Câmara Municipal; Jaqueline Franco, presidente do Comtur; Ronaldo Silva, presidente da Astur; Caio Salgado, diretor do CICAP; Bruno Omori, presidente IDT/CEMA; Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará; Gilberto Pacheco, CEO da MWWAY e Rui Alves, secretário municipal de Turismo de São Paulo.
Realização
Segundo Petrone, a realização do evento também contou com a imprescindível participação do Sicredi, da Associação de Turismo da Estância de Socorro (Astur), da Ecobeer e da Socopiso.
Miriam registrou também o apoio das pousadas Encantos de Socorro, Nava, Sons do Silêncio, Valle das Orquídeas, Recanto do Amanhecer, Recanto da Tuca e dos hotéis Recanto da Cachoeira, Fazenda 7 Belo, Grinberg´s Village, Fazenda Dona Paschoalina, Fazenda Village Montana, Fazenda Campo dos Sonhos e hotel Fazenda Colina dos Sonhos.
Mais apoios
Petrone ressaltou, ainda, a contribuição dos seguintes empreendimentos: Rancho Pompéia, Pedra Bela Vista, Empório da Cachoeira, restaurante Nascentes, Priscila Lobo Doces, restaurante Maná Gastrobar, Fazenda 7 Senhoras, FMtour, Cine Cavalieri Orlandi, Empório do Cristo, Igreja Matriz Nossa Senhora Perpétuo Socorro, Marcúrio Viagens e Turismo, Centro Cultural Movimento, Camptrainning Off road Parque Aui Mauê, PróximAventura Canoar, Mega Park Turismo de Aventura, Base 44 Raing & Aventura e Espaço de Artesanato.
Turismo
Estação Téti é o novo destino das famílias em Caxias do Sul
Arte, cultura e um café de brincar dão o tom do novo empreendimento, criado para proporcionar experiências inesquecíveis a crianças, adolescentes e suas famílias

Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, passa a contar, a partir de 6 de julho, com um novo destino cultural pensado especialmente para crianças, adolescentes e suas famílias: o Estação Téti, centro cultural e de experiências lúdicas que propõe uma vivência afetiva e criativa no coração da cidade.
Com uma proposta inovadora que integra arte, cultura e gastronomia em um ambiente voltado à infância e à convivência familiar, o Estação Téti será apresentado no sábado, 5 de julho, às 10h30, durante um brunch especial para familiares, convidados e imprensa. Situado junto à antiga Estação Férrea — patrimônio histórico e um dos ícones turísticos de Caxias do Sul, o espaço será aberto ao público no domingo, 6 de julho, a partir das 9h.
Posicionado como um centro cultural e de experiências lúdicas para crianças, adolescentes e suas famílias, o Estação Téti celebra o livre brincar e a convivência entre gerações por meio da arte, da criatividade e da imaginação. O funcionamento será de terça à sexta, das 13h às 20h, e aos finais de semana, das 9h às 20h.
Fruto da expansão do Festival Téti – Arte e Cultura para a Infância, que há anos encanta famílias com uma programação artística plural e transformadora, o Estação Téti nasce para ser um centro permanente de cultura da infância, onde o brincar livre é reconhecido como linguagem fundamental de expressão, aprendizado e cidadania.
Um espaço para viver a infância em sua plenitude
Idealizado pelas empresárias Cali Troian e Cris Biazus, o Estação Téti se estrutura a partir de pilares que valorizam a arte como direito, o brincar como potência e a infância como território de criação. As crianças são protagonistas e convidam os adultos a redescobrirem o mundo com olhos curiosos.
Com inspiração nas abordagens pedagógicas de Reggio Emilia, Montessori e Waldorf, a arquitetura do espaço — assinada por Franciele Granada e Rodrigo Gregoletto, do Studio 618 — promove a autonomia, o acolhimento e o encantamento, criando ambientes que estimulam o movimento, a convivência e a imaginação. Cada metro quadrado é um convite à descoberta, com espaços integrados que combinam cultura, educação não formal, gastronomia e vínculos afetivos.
Ambientes que encantam e despertam sentidos
- Café de Brincar – Um espaço encantador onde sabores e afetos se encontram. Com um cardápio criativo e inclusivo, convida adultos e crianças a desfrutarem juntos de lanches, doces e cafés em um clima lúdico e acolhedor.
- Ateliê Maker – Ambiente interativo voltado à criação e experimentação. Nele, crianças e adolescentes exploram a sustentabilidade, a arte e a criatividade por meio de oficinas práticas que valorizam o fazer com as próprias mãos.
- Palco Téti – O coração artístico do espaço, com uma programação viva que une música, teatro, contação de histórias e experiências cênicas capazes de emocionar e transformar.
- Adole – Espaço pensado para pré-adolescentes, com atividades, jogos e rodas de conversa que estimulam a expressão, a autonomia e o pertencimento.
- Curumim – Espaço mágico para a primeira infância, o espaço conta brinquedos sensoriais e propostas lúdicas que promovem o desenvolvimento motor, emocional e social dos pequenos.
- Bibliotéti – Espaço de leitura com acervo concebido pela equipe cultural do Teti
Muito além de um espaço de lazer, o Estação Téti é um território de construção de memórias e fortalecimento de vínculos. Um lugar onde o brincar desconstruído ganha protagonismo, favorecendo a imaginação, a criatividade, a escuta ativa e o respeito às infâncias diversas.
Com a palavra, as idealizadoras do Estação Téti:
“Um centro cultural é um sonho se concretizando, como uma expansão do Festival Téti. Propomos uma curadoria única para entregar experiências de qualidade para crianças, adolescentes e suas famílias, a partir de programas e eventos pensados para oferecer conteúdos artísticos e educativos de excelência. O Estação Téti é um local para os pais terem tempo de qualidade com seus filhos, onde todos podem se conectar por meio do brincar e da criatividade. A ideia é proporcionarmos momentos encontros genuínos, marcados pela diversão, pela convivência e pelo relaxamento.” Cali Troian
“O Téti é um local onde experiências simples se transformam em vivências extraordinárias, tanto pela essência do espaço quanto pela interação entre crianças e adultos. Temos como objetivo proporcionar experiências memoráveis às famílias. Para isso, cada cantinho é um convite para as descobertas, independentemente da faixa etária. O café, por exemplo, é um espaço acolhedor e um convite para soltar a imaginação, confeitando doces e desfrutando de momentos especiais e sabores inesquecíveis.” Cris Biazus
-
Turismo5 dias atrás
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
-
Turismo5 dias atrás
Estação Téti é o novo destino das famílias em Caxias do Sul
-
ALETO5 dias atrás
Padre Fábio de Melo Cidadão Tocantinense é homenageado pela Aleto
-
ALETO4 dias atrás
Aleto aprova obrigatoriedade de intérprete de Libras em peças do Governo do Tocantins
-
ALETO4 dias atrás
Expo Araguaçu 2025 valoriza agro e movimenta economia