Tocantins
Mostra Cine Xerente é adiada para os dias 14, 15 e 16 de Junho
A estreia do projeto “Cine Xerente: Olhares Indígenas na Grande Tela” prevista para o próximo sábado, 08, foi adiada para a sexta-feira, sábado e domingo, 14, 15 e 16. A mudança foi necessária em virtude do falecimento de um jovem e um ancião da comunidade.
Neste contexto, o evento segue a programação com três dias seguidos com abertura solene na Aldeia Kâkakarê (Cahoeirinha), na sexta-feira, 14, e mantém-se os dias 15 e 16, nas aldeias Kripe (Salto) e Sakrepra (Funil). Além dessas comunidades, o projeto acolhe ainda os povos das aldeias Nrõzawi (Porteira), Kâwrakurerê (Brejo Cumprido), Kakumhu (Riozinho), Ktêkaká (Rio do Sono), Brupre e Krite (Recanto).
A realização é da Associação dos Brigadistas Akwe Xerente de Prevenção e Controle às Queimadas e Combate a Incêndios (Abix) com o patrocínio do edital de Audiovisual, da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins. De acordo com a presidente da ABIX, Ana Shelley Xerente, o objetivo é de não apenas entreter, mas também fortalecer e valorizar a rica cultura dos povos indígenas através da sétima arte.
Todos os filmes exibidos incluem temática indígena, produzidos por produtores indígenas e não indígenas, que expressam e celebram aspectos da diversa cultura por meio da grande tela. A proposta é amplificar a voz das comunidades, oferecendo um espaço de compartilhamento de suas histórias, visões de mundo e desafios, inspirando diálogo, entendimento mútuo e respeito a sua cultura, através da Sétima Arte.
Patrocínio
O projeto Cine Xerente: Olhares Indígenas na Grande Tela é uma realização da Abix com patrocínio do edital 023/ Audiovisual Tocantins, da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins e Ministério da Cultura. O “CineXerente” também conta com a colaboração da Secretaria Estadual da Pesca e Aquicultura.
Sobre a ABIX
A Abix é uma associação de Brigadistas indígenas da Terra Indígena Xerente e Funil, composta atualmente por 74 brigadistas, homens e mulheres do povo Xerente. A entidade foi criada em 2014 e atua desde então em parceria com o Ibama, a Funai e outras entidades estaduais e municipais. Desde sua criação, a ABIX tem empreendido esforços para o combate ostensivo das queimadas que são muito frequentes na região e também em projetos de empoderamento aos povos indígenas em áreas como agricultura, agroecologia e cultura.
Ficha técnica:
– Direção-geral: Pedro Paulo Gomes da Silva Xerente e Ana Shelley Xerente
– Direção Técnica: Mariah Soares
– Produção Executiva: Andréa Lopes
– Oficineiros (as): Mariah Soares, Andréa Lopes e Ramon Dias
– Curadoria filmes da Mostra: Mariah Soares
– Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu/ Companhia A Barraca
– Design Gráfico: Cristiano Viana
– Prestação de Contas: Andréa Lopes e Cinthia Abreu
– Assistentes de Produção: Ana Cláudia Batista Cardoso, Cris Lopes Viana e Fernanda Veloso