Governo do Tocantins
Batalhão Futebol Clube conquista o hexacampeonato do Tocantinense Sub-15 e mostra efetividade dos projetos sociais da PM

Com essa vitória, o Batalhão assegurou sua vaga na Copa do Brasil Sub-15 de 2025.
Na noite de domingo, 9, o Batalhão Futebol Clube se consagrou campeão do Campeonato Tocantinense Sub-15 pela sexta vez em sua história, ao vencer o Clube Castelo, de Gurupi, por 3 a 0 na decisão disputada no Estádio Nilton Santos, em Palmas. A equipe garantiu a vitória com gols de Diego Cavalcanti, Eduardo Pinheiro e João Lucas. O primeiro confronto, realizado no Estádio Resendão, em Gurupi, terminou em um empate de 2 a 2.
Com essa conquista, o Batalhão assegurou sua vaga na Copa do Brasil Sub-15 de 2025, caso o torneio seja organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Campanha Vitoriosa
A campanha do Batalhão no Estadual Sub-15 de 2024 foi marcada por números expressivos. A equipe marcou 24 gols e sofreu apenas 10, acumulando 22 pontos em 9 jogos, com 7 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota.
Prêmios Individuais
Além do título, o Batalhão se destacou nas premiações individuais da competição: Artilheiro da competição (8 gols): Diego Cavalcanti (Batalhão); Melhor goleiro da competição: Gregório Lisboa (Batalhão); Melhor técnico da competição: John Hebert (Batalhão); Melhor jogador da competição: Denis Lopes;
Histórico de Sucesso
O Batalhão, que agora é hexacampeão do Estadual Sub-15, celebrou seu bicampeonato consecutivo, após ter conquistado o título em 2023 contra o FlaPalmas. Este feito consolida ainda mais a equipe como uma potência nas categorias de base do futebol tocantinense.
Para o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa, o Batalhão Futebol Clube é mais que um time de futebol: é o resultado de um projeto social que resgata e preserva vidas. Para ele “o futebol pode contribuir para a retirada de jovens da situação de vulnerabilidade e colocá-los no caminho do esporte. Este é o foco do projeto da escolinha de futebol da Polícia Militar e hoje os frutos plantados há 18 anos são apresentados”, finalizou.
Sobre o Batalhão
A equipe do 1º Batalhão da Polícia Militar (PMTO) foi fundada em 28 de fevereiro de 2005, em Palmas. São 18 anos de história, com prateleiras lotadas de troféus. O Batalhão FC é o único time no Tocantins que inicia a formação de jovens no futebol desde os seus 7 anos até que se tornem atletas profissionais e possam ser referências nacionais e/ou internacionais.
Governo do Tocantins
Vice-governador Laurez recebe bispo Dom José Moreira e comitiva de Minas Gerais em missão cultural no Tocantins

Na manhã desta sexta-feira, 29, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu em seu gabinete, no Palácio Araguaia, o bispo da Diocese de Porto Nacional, Dom José Moreira, acompanhado de uma comitiva de Minas Gerais que veio ao Estado em missão de intercâmbio cultural e institucional.
O vice-governador falou da sua alegria de receber o bispo juntamente com a comitiva que o acompanhava. “É uma alegria receber o bispo Dom José e toda a comitiva aqui no meu gabinete. Para nós, é sempre uma honra acolher visitantes que vêm conhecer o Tocantins, compartilhar experiências e fortalecer laços culturais e institucionais.”
O grupo, composto por representantes de diferentes instituições mineiras, entre elas a Secretaria Municipal de Turismo de Januária, a Superintendência Regional de Ensino, além de empresários e autônomos, veio conhecer as potencialidades naturais, culturais e turísticas do Tocantins.
Na ocasião, Laurez destacou a importância histórica da criação do Tocantins e contou aos visitantes as principais fases de ocupação e desenvolvimento do território. “O Tocantins é um Estado jovem, mas que nasceu da luta de um povo que sempre acreditou em sua terra. Nossa formação se deu em quatro grandes frentes. A primeira foi no século XVIII, a extração de ouro, o que trouxe os primeiros povoamentos para cá. Depois, já na década de 1940, tivemos a segunda frente com a exploração do cristal de rocha. A terceira foi a construção da rodovia Belém-Brasília, que abriu caminhos para a integração do Tocantins ao restante do país. E, por fim, a quarta frente, que veio com o projeto de irrigação do Rio Formoso, junto com a criação do nosso Estado e a construção de Palmas, que se tornou o símbolo da nossa identidade e do nosso futuro. Hoje, poder compartilhar essa história e mostrar nossas potencialidades é também um convite para que novos laços sejam construídos”, afirmou Laurez Moreira.
Dom José Moreira ressaltou o simbolismo do intercâmbio entre Minas Gerais e Tocantins, lembrando sua própria trajetória de vida. “Essa visita tem uma importância enorme, porque une duas terras que fazem parte da minha história: Minas, onde morei por 14 anos, e o Tocantins, minha origem. Sou jalapoeiro e lutei pela criação deste Estado. Ver essa comitiva sendo recebida aqui no Palácio, conhecendo nossas raízes e nossa cultura, é motivo de gratidão. Louvo a Deus por essa oportunidade e pelo acolhimento que tivemos”, destacou o bispo.
A educadora mineira Stela Aparecida Abreu Santos, integrante da comitiva, descreveu a experiência no Tocantins como inesquecível. “Desde nossa chegada, fomos recebidos com muito carinho e acolhimento. Passamos dias em Porto Nacional e depois seguimos para o Jalapão, conhecendo fervedouros, cachoeiras, a Lagoa do Japonês e a Pedra Furada. Ficamos encantados com a organização, o engajamento dos guias, das pousadas e restaurantes. Foi uma experiência que nos deixou com vontade de voltar e explorar ainda mais as riquezas desse Estado”, relatou.
Stela também elogiou a postura do vice-governador Laurez Moreira. “É a segunda vez que temos a oportunidade de encontrar o vice-governador, e mais uma vez nos surpreendeu a forma tão próxima que ele tem de estar com a comunidade. Percebemos isso quando Dom José tomou posse em Porto Nacional e confirmamos agora. Diferente do que vemos em outros gabinetes ou palácios de governo, aqui encontramos um vice-governador que conhece a história do seu povo, valoriza sua terra e, acima de tudo, pensa o futuro do Estado de forma coletiva. Ele transmite essa visão de futuro com naturalidade, esperança, fé e alegria”, concluiu.
Governo do Tocantins
Com foco em educação ambiental e práticas sustentáveis, Governo do Tocantins lança Caravana do Meio Ambiente em Dianópolis

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), iniciou nessa quinta-feira, 28, a Caravana do Meio Ambiente, no município de Dianópolis, região sudeste do estado. A iniciativa objetiva promover a educação ambiental e incentivar práticas sustentáveis para a comunidade.
Durante a solenidade, o titular da Semarh, Marcello Lelis, destacou que a criação da caravana surgiu da necessidade de ampliar o debate sobre meio ambiente em todas as regiões do estado. “Temos levado a política ambiental do Tocantins para o mundo, onde ela é respeitada. Agora, sentimos a necessidade de descentralizar essa discussão, aproximando-a das comunidades locais, das escolas e dos municípios do interior, para fortalecer ainda mais essa política pública”, enfatizou.
O secretário também apresentou as ações de combate às queimadas por meio do projeto Foco no Fogo, que é integrado ao Plano de Controle e Combate aos Incêndios Florestais; e fez uma breve explanação sobre o funcionamento do Programa Jurisdicional de Redução das Emissões dos Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) do Tocantins.
Palestras e atividades educativas
O evento também contou com palestras voltadas à comunidade. A diretora de Planejamento e Gestão em Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Amaral, apresentou as técnicas de transformação de lixo orgânico em adubo, os diferentes métodos de compostagem e a utilização desses adubos em hortas familiares; e destacou a importância da destinação correta de resíduos eletrônicos.
A Diretoria de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh apresentou as ações de monitoramento da água, o projeto Plantando Água e os trabalhos dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos rios Manuel Alves e Rio Palma.
Também foi exposta, pela Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, a importância da educação ambiental para manutenção do clima equilibrado e de ecossistemas saudáveis.
O vice-prefeito de Dianópolis, Hormides Rodrigues, elogiou a iniciativa do Governo do Tocantins. “Para nós, é um prazer tratar deste tema tão importante em nossa comunidade”, pontuou.
Lixão Zero
Na ocasião, o secretário Marcello Lelis, acompanhado da diretora de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, Ellen Amaral, participou da 12ª Reunião do Grupo de Trabalho do programa Lixão Zero, que contou com a presença de secretários da área ambiental dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) do Vale do Rio Manuel Alves.
No encontro, foram discutidas a implantação e a operação do aterro sanitário, bem como a aplicação dos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na construção e na instalação da Central de Beneficiamento, Processamento e Comercialização de Resíduos Recicláveis.
O titular da Semarh, Marcello Lelis, reiterou que os lixões a céu aberto são uma grande fábrica de doenças e um grave problema ambiental; e que dos 139 municípios tocantinenses, apenas 29 destinam corretamente seus resíduos sólidos. “Isto é um grande desafio para a política ambiental do nosso estado, que precisa ser enfrentado”, enfatizou.
Presenças
A abertura do evento contou com a participação da deputada estadual Cláudia Lelis; da prefeita de Taipas, Maria do Socorro; do prefeito de Chapada de Natividade, Hélio Dionísio; da prefeita de Rio da Conceição, Edinalva Oliveira; do vereador de Dianópolis, Antônio Quirino; do secretário de Meio Ambiente de Dianópolis, Bilsan Rodrigues de França, entre outras autoridades.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins reforça prazo final para inscrições em eventos nacionais e internacionais de turismo

As inscrições para empresas interessadas em participar da 29ª Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) e da 52ª Abav Expo Internacional de Turismo encerram no dia 3 de setembro. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), reforça que os processos seletivos estão abertos conforme os critérios estabelecidos nos Chamamentos Públicos nº 4/2025 e nº 5/2025, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) de 19 de agosto.
A FIT será realizada em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 27 e 30 de setembro deste ano. Já a Abav Expo Internacional de Turismo ocorrerá no Rio de Janeiro/RJ, entre os dias 8 e 10 de outubro, com a participação de empresas selecionadas como coexpositoras no estande do Tocantins.
Feira internacional
A FIT é uma das maiores plataformas de turismo do mundo, reunindo os principais players do setor. O evento promove a integração de mercados, o fortalecimento de parcerias comerciais e a apresentação das mais recentes inovações que estão transformando o turismo global.
Abav Expo
Organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a Abav Expo Internacional de Turismo é considerada uma das mais tradicionais e relevantes feiras do segmento no Brasil. O evento reúne cerca de 2 mil marcas nacionais e internacionais, proporcionando acesso direto a produtos, serviços e destinos diversificados, ampliando as oportunidades de negócios e as parcerias estratégicas.
Grandes marcas, destinos e empresas do setor estarão presentes, oferecendo aos participantes a oportunidade de networking qualificado e contato direto com os principais nomes do turismo.
-
Tocantins1 dia atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas
-
Economia4 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Social4 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi
-
Sebrae4 dias atrás
Sebrae Tocantins abre seleção para empresários participarem da maior feira de negócios do mundo na China
-
Entretenimento4 dias atrás
Projeto de formação em audiovisual de Karolyne Rosa encerra ciclo com oficina de teatro em Palmas