conecte-se conosco

Tocantins

Músicos do projeto Ocris participam de oficina em Paraíso do Tocantins

Publicadas

sobre

Iniciativa, que conta com a direção artística de Heitor Martins Oliveira, terá a participação da Orquestra Granada do Tocantins

Como parte das ações do projeto Ocris, neste sábado, 22, os músicos selecionados da Oficina de Criatividade Sonora irão participar de uma oficina de vivências e troca de saberes em Paraíso do Tocantins. A iniciativa, que conta com a direção artística de Heitor Martins Oliveira, também terá a participação da Orquestra Granada do Tocantins.

Já no dia 29 deste mês, a oficina ocorrerá em Porto Nacional com a presença do grupo Tambores do Tocantins.

O diretor artístico comenta que a oficina realizada junto ao Projeto Vereda, em Taquaruçu, permitiu o reconhecimento deste projeto, que ele julga importante e repleto de educação patrimonial e saberes sobre a música regional. “As trocas realizadas entre os músicos participantes da Oficina de Criatividade Sonora e as crianças musicistas/aprendizes do projeto Vereda foram mutuamente enriquecedoras, principalmente no que se refere a práticas percussivas e matrizes rítmicas afro-brasileiras”, acrescenta.

Na visão de Heitor Moreira, a vivência criativa, realizada em conjunto, explora as possibilidades lúdicas da criatividade sonora e fortalece a alegria do encontro entre os artistas. “Além do mais podemos vivenciar interações transformadoras em um ambiente de valorização e participação cultural intergeracional”, diz.

Stella Antunes, produtora executiva do projeto, pontua que a expectativa para esses encontros é dar prosseguimento ao potencial de troca de saberes do projeto. “O que a gente deseja é que haja uma valorização à particularidade de cada um dos espaços de formação musical com os quais iremos interagir, porque isso possibilita uma contribuição positiva para sua trajetória e vivenciar a criatividade sonora de maneira efetiva”, aposta.

Os resultados dos encontros serão divulgados em episódios do podcast Oficina de Criatividade Sonora, ao final do projeto.

Ainda neste mês, os músicos participaram de vivências artísticas com o grupo Vereda, em Tauquaruçu. Já no mês de maio, os artistas realizaram oficinas de criatividade sonora, ministradas por Heitor Martins Oliveira. Os quatro selecionados (Bárbara Peixe Boi; Diogo Goltara; Mira Benvenuto e Ruiter Castro) receberam auxílio no valor de R$ 1.440,00 de subsídio. Os encontros, que ocorreram de forma híbrida, proporcionaram aos alunos uma carga horária de aproximadamente 5 horas/aula.

A última etapa do projeto, em setembro, será a disponibilização de um podcast com as composições criadas durante as vivências de pesquisa e gravação dos resultados da Oficina de Criatividade Sonora.

Projeto

A Oficina de Criatividade Sonora é patrocínio do Edital 19 LPG Artes Tocantins – 2023. A proposta do projeto é fomentar um núcleo de experimentações criativas e estabelecer intercâmbio entre espaços de formação e prática musical. “Por meio de uma série de ações conectadas, o projeto irá explorar possibilidades da criação musical e sonora em seus aspectos conceituais e práticos e concretizar propostas criativas individuais e coletivas em trocas de experiências, vivências, partituras e gravações”, completa Stella.

Propaganda