conecte-se conosco

Palmas

Reabertura da ETI João Beltrão: Uma nova era para a educação em Taquaruçu Grande

Publicadas

sobre

A Escola de Tempo Integral (ETI) João Beltrão, situada na Rodovia TO-020, KM 08, no distrito de Taquaruçu Grande, foi reaberta e entregue à comunidade nesta segunda-feira, 1º de julho. Com capacidade para atender 212 crianças, a unidade educacional passou por uma reforma completa e ampliação para atender às famílias das regiões de chácaras próximas e dos loteamentos Alto da Serra e Coqueirinho. O investimento, de mais de R$ 370 mil, foi realizado com recursos próprios da prefeitura de Palmas.

Educação Integral e Inclusiva

A ETI João Beltrão vai atender crianças da Pré-escola I e II da Educação Infantil, e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, a partir do segundo semestre letivo. Durante a cerimônia de reabertura, a prefeita Cinthia Ribeiro destacou a importância de preservar a estrutura já existente, valorizando a história da comunidade local. “Mantivemos o prédio original, mas revitalizamos e modernizamos a escola. Isso é fruto do investimento dos impostos que pagamos para trazer uma melhoria aos moradores de Taquaruçu Grande. Precisamos reconhecer a história de cada pessoa, assim como nosso legado será lembrado”, afirmou a prefeita.

Uma Inauguração Diferenciada

O secretário municipal da Educação, professor Fábio Chaves, ressaltou que a reabertura da ETI João Beltrão é mais do que uma simples oferta de vagas. “A comunidade local cresceu muito e a única escola da região, a ETI Fidêncio Bogo, não era suficiente. Esta reestruturação é um recomeço de uma história muito bonita, que faremos tudo para preservar e que esperamos nunca mais seja interrompida”, pontuou.

Impacto na Comunidade

A médica Miriam Silva Rocha dos Santos Nascimento, moradora da região, elogiou a nova estrutura e já planeja matricular sua filha Sofia na ETI João Beltrão. “Essa escola vai ajudar muito, especialmente os que moram mais distante. Ficou muito linda. Parabéns à prefeitura por conseguir reestruturar e dar uma cara nova, é um grande ganho para a comunidade”, disse Miriam.

História e Resiliência

Geovana Pereira da Silva Carneiro, servidora lotada na ETI João Beltrão desde 2010, compartilhou sua alegria ao ver a escola revitalizada. “Meu primeiro emprego foi aqui, e para mim é motivo de muita alegria ver como ficou linda. Estou muito feliz com toda essa estrutura ampliada e reformada. Será um prazer trabalhar aqui novamente, com muito amor e carinho”, comemorou.

Detalhes da Reforma

A reforma incluiu a revitalização do pátio, nova pintura das salas de aula, manutenção do telhado, substituição do forro, revisão geral da parte elétrica e troca de todo o piso por porcelanato. A cerimônia de reabertura contou com a presença de deputados estaduais, vereadores, lideranças e membros da comunidade local.

Raízes Históricas

A ETI João Beltrão tem raízes históricas anteriores à criação de Palmas, pertencendo inicialmente ao município de Porto Nacional. Em 1989, com a fundação de Palmas, as três escolas da comunidade foram unificadas no processo de nucleação. A escola foi inaugurada em 20 de maio de 1991 e recebeu o nome em homenagem ao pai do doador do terreno, Ademar Nepomuceno. Em 2009, a escola passou a oferecer educação em tempo integral, mas foi desativada em 2019 devido à necessidade de reforma estrutural. A demanda crescente por matrículas levou à reabertura e ampliação da escola, atendendo agora às necessidades da comunidade.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda