conecte-se conosco

Tocantins

Mãe de criança autista fala sobre a importância dos serviços oferecidos pelo Servir

Publicadas

sobre

Rede de atendimento do Servir foi ampliada para atender pessoas com espectro autista e outras necessidades especiais

Pensando nas pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), que o Servir percebeu a necessidade de um maior suporte no atendimento direcionado e desde agosto deste ano, vem ampliando a oferta destes serviços especializados.

“Cada conquista no desenvolvimento do meu filho é uma vitória minha como mãe” afirma Miria Karvalho, beneficiária do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores do Tocantins (Servir) e mãe do Pedro Filipe de 10 anos de idade, que é uma criança autista.

“O Pedro Filipe não nasceu de mim, mas tenho certeza que ele nasceu para mim. E descobrir que eu sou mãe de uma criança autista foi um desafio, no sentido de que era tudo desconhecido e por várias vezes me vi de mãos atadas e em prantos, mas sempre soube que deveria erguer minha cabeça e procurar meios para lutar por mim e pelo Pedro”, relata.

A rotina de tratamento do Pedro Filipe é preenchida pelas terapias e acompanhamentos que vão desde fonoaudiologia até a terapia intensiva (ABA), por isso Miria reconhece a importância desta ampliação na cobertura. “Desde o momento em que descobri que o Pedro Filipe tinha autismo, eu comecei a buscar todas as formas possíveis e alcançáveis para ajudar meu filho, mesmo ele tendo um autismo leve, os tratamentos disponíveis no Servir me ajudam muito na construção dele. E a resposta interpessoal do meu filho tem mostrado uma melhora muito significativa e eu sei que tudo isso advém da fonoterapia, musicoterapia, terapia ABA” afirma.

Ao longo de sua jornada, a mãe destaca ainda que, por diversas vezes, se deparou com obstáculos para com a condição do seu filho autista quer fosse por preconceito, quer fosse por ignorância e falta de informação. “Ser mãe de um filho autista, por muito tempo me deixou com muitas interrogações, muitas vezes respostas não vieram, tive que mudar o rumo dos meus planos, para poder me adaptar a história que ele estava construindo, porque nesse momento ele precisava de mim. Porque eu conseguiria buscar a ajuda e o tratamento adequado pra ele, mas para isso precisaria entender o que estava acontecendo”, destaca.

O secretário da Administração, Paulo Cesar Benfica, afirma que ampliar a rede é uma prioridade. “O Servir tem olhado para essas questões e tem se esforçado para que sua rede de credenciamento, consiga abranger toda a estrutura necessária para atender pessoas autistas”, salienta.

 “A minha vida e a vida do Pedro mudou muito depois que o Servir nos proporcionou esse tratamento adequado e completo. Todo o processo de burocratização ficou mais tranquilo para que a gente pudesse agilizar os procedimentos e obtermos os resultados de acordo com o tempo. Tem sido muito importante e simbólico acompanhar a vida do meu filho após conseguirmos esse tratamento junto ao Servir e a gratidão é o sentimento que fica e toma conta de todos nós da família”, finaliza a beneficiária.

A parceria do Servir com beneficiários do plano que possuem pessoas dentro do espectro conta com um tratamento multidisciplinar, nas especialidades de: fonoaudiologia, psicologia, neuropsicopedagogia, terapia ocupacional, fisioterapia, educador, tratamento multidisciplinar – TEA, neuropsicopedagogia, musicoterapia, neurologia infantil psicomotricidade, psicoterapia, neuropsicologia, terapia intensiva – Applied Behavior Analysis (ABA) e outras.

Foto: Sylvia Gondim/Governo do Tocantins

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Moda e Estilo2 horas atrás

O Boticário, marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros, anuncia Gabriel Medina como embaixador de Clash, nova marca de perfumaria masculina com previsão de lançamento para março de 2025, que desafia os padrões clássicos de sucesso masculino e instiga o homem a enfrentar a pressão para emergir mais forte diante dos desafios. Clash chega ao mercado para representar o homem que não se intimida diante das adversidades. Com a premissa “da pressão nasce a força”, a marca se conecta com aqueles que encaram os obstáculos de frente, com coragem e determinação, e celebra o homem que não teme o desconforto em busca da sua melhor versão. Gabriel Medina, um atleta de alta performance que transcende o esporte, personifica essa busca incansável por superar desafios. Sua jornada, marcada por batalhas tanto no surf quanto na vida pessoal, inspira a marca a enaltecer a força e a resiliência que surgem da superação. Para Gabriel, a parceria com Clash é um reflexo da jornada que ele enfrenta, mostrando que a superação é o combustível para alcançar seus objetivos. “A mensagem é muito real para mim. É sobre encarar os desafios de frente, buscando a força que emerge da pressão. Essa é a mesma mentalidade que levo para a vida e para o esporte. Mesmo passando por um momento difícil de lidar com uma lesão nesta etapa tão importante da minha carreira, a força interior que me guia me motiva a voltar ainda mais forte. É essa força que me permite encarar qualquer obstáculo com determinação”, comenta o atleta. De acordo com Carol Carrasco, diretora de branding e comunicação do Grupo Boticário, as expectativas em relação ao lançamento são altas, e o anúncio de Gabriel Medina como embaixador é o primeiro passo de uma série de ações de alto impacto que acontecerão até o lançamento oficial da fragrância, em março. “Clash chega ao mercado como um olfativo inovador, que reinventa o frescor com modernidade e potência, e isso se traduz nesse arquétipo que estamos apresentando na campanha de lançamento. A escolha do Gabriel como embaixador é certeira nesse sentido, já que ele e sua trajetória são exemplos para encorajar os homens a enfrentarem os desafios com firmeza, abrindo uma narrativa sem precedentes que queremos construir para essa nova marca”, comenta a executiva. Sobre O Boticário O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros*  foi inaugurada em 1977,em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja,venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais. *Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line,campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem. **Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Turismo24 horas atrás

Entre águas, tropeços e sabores

Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador Wanderlei Barbosa sela parceria com mineradora Hochschild Mining e articula investimento de US$ 250 milhões

Tocantins1 dia atrás

Na abertura do ano legislativo, senador Eduardo Gomes defende equilíbrio e diálogo

Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador Wanderlei Barbosa participa da posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Tocantins

Governo do Tocantins2 dias atrás

SES-TO orienta profissionais da saúde sobre o uso dos testes rápidos da dengue

Governo do Tocantins2 dias atrás

Governo do Tocantins2 dias atrás

ETSUS divulga lista de formações e qualificações para 2025

Social2 dias atrás

15 anos de Valentina: Entre laços, cavalos e sonhos

Social3 dias atrás

Dois anos de Munyque Fernandes na Assembleia Legislativa