Entretenimento
Longa-metragem Entramas leva o universo lúdico das artes cênicas ao cinema
Malabares, perna de pau, bonecos gigantes, cortejo, estandarte e muita cor e diversidade para contar a história de uma trupe mambembe que vive momentos delicados após a morte de seu menestrel. A cena identificaria perfeitamente um espetáculo de artes cênicas, mas é levada ao cinema através do longa-metragem Entramas, roteirizado e dirigido por Justino Vettore e produzido pela Fábrica Produções.
Com uma carreira projetada com uma série de experiências das artes cênicas ao audiovisual, o cineasta Justino Vettore afirma que a produção audiovisual relata tramas familiares artísticas e traz um pouco da sua trajetória das artes cênicas para o audiovisual. “Entramas faz muito sentido para mim porque é sobre artistas e estou fazendo com artistas que admiro muito. É uma história sobre nós artistas do teatro, do circo, mas também do audiovisual e qualquer arte, pois se assemelham às dificuldades, alegrias, desafios familiares, artísticos e culturais”, descreve o artista.
O elenco, inclusive, é formado por artistas pioneiros e de referência no Teatro no Tocantins, como Meire Maria, Cleuda Milhomem, Magna Carneiro, Luiz Navarro e muito mais. “Ter esses artistas do Tocantins no lugar de protagonismo em uma obra de ficção cinematográfica é muito satisfatório. Acho que os nossos artistas do Tocantins e o nosso audiovisual merecem esse investimento e fico muito feliz de proporcionar isso”, complementa o diretor.
Alguns desses artistas já possuem larga experiência no Cinema enquanto outros iniciam a carreira com Entramas. “Eu já trabalho com o teatro há 13 anos e essa é a minha primeira atuação no cinema. Estou muito feliz, realizada e encantada com cada detalhe”, declara a atriz Amanda Nobre, que vive a protagonista Yasamin.
O ator global Gabriel Santana (conhecido por seus papéis em “Chiquititas” e “Pantanal”) veio pela primeira vez ao Tocantins especialmente para a gravação de Entramas, sendo o protagonista Anturio. “Ao longo da história a gente vai entendendo que a família guarda um grande segredo e aí os sobrinhos, que são o Anturio e a Yasamin, não sabem desse segredo que as tias guardaram com o pai. Então, ao longo da história do filme a gente vai descobrindo que segredo é esse guardado na família que não é repassado aos filhos”, relatou Gabriel Santana.
Mais de 100 trabalhadores estão envolvidos na produção audiovisual, sendo 90% de sua equipe composta por profissionais tocantinenses, e o set escolhido é o distrito de Taquaruçu com gravações que seguem ao longo de todo o mês de Julho. “Escolhemos Taquaruçu pela beleza do distrito, cachoeiras e toda a beleza natural que é tão rica no nosso Estado. Vai ser uma honra mostrar para o País e quiçá para o mundo”, projeta Justino.
Sinopse
O filme conta a história da família Flores, que possui uma trupe de teatro mambembe e vive momentos delicados após a morte de seu menestrel. Após o ocorrido, as relações familiares se estremecem. O palco não convence mais e sem a caracterização restará a cada um lidar com a própria verdade: hora de o passado ser tirado a limpo.
Projeto
Uma realização da Fábrica Produções, o projeto foi contemplado no edital de Audiovisual, da Lei Paulo Gustavo, pela Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins. A gravação do longa-metragem integra o projeto “Pasárgada” de produção e formação na linguagem cinematográfica, e empregará mais de cem trabalhadores do audiovisual no Tocantins, com equipe e ações em Palmas, Araguaína e Gurupi.
Ficha Técnica
Direção: Justino Vettore
Produção: Pablo Pereira
Produção Executiva: Mariana Mêmis Müller
Direção de Fotografia: Ernesto Rheinboldt
Direção de Arte: Fernanda Rodrigues e Flaviana OX
1º Assistente de Direção: Laura Mansur
Direção de Produção: Raquel Etges
Platô: Danilo Moreira
Produção de Elenco: Ana Kamila Castaño
Figurino: Vivian Oliveira
Caracterização: Johnson Morais
Assessoria de imprensa: Cinthia Abreu
Elenco: Gabriel Santana, Amanda Nobre, Carlos Gontijo, Magna Carneiro, Cleuda Milhomem, Meire Maria, Luiz Navarro, João Welson, Maria Clara, Patrícia de Sá, Ana Kamila Castaño, Sávio Danrlley, Fernando França, Luma Gomes e Adailson Costa