Governo do Tocantins
Governo do Tocantins fortalece a vigilância das doenças imunoprevenívei

Em seminário organizado pela SES-TO, profissionais de saúde dos 139 municípios são capacitados sobre o tema
Com foco na capacitação dos profissionais, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) realiza nos dias 28 e 29 de agosto, o I Seminário para o Fortalecimento da Vigilância das Doenças Imunopreveníveis no Estado do Tocantins. O evento é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), em parceria com o Conselho Municipal de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-TO), Conselho Estadual de Saúde (CES-TO) e Ministério da Saúde (MS) e ocorre no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (ALETO).
“O foco do seminário hoje é realmente a gente fortalecer essa vigilância das doenças imunopreveníveis, que são as doenças que são protegidas pelas vacinas. Então a gente trouxe todas as equipes municipais de saúde dos 139 municípios com foco nos coordenadores de vigilância epidemiológica, dos coordenadores de imunização e também de atenção primária, para que eles participem conosco desses dois dias, onde a gente vai abordar tudo que perpassa essa vigilância, desde a questão da notificação dos sistemas oficiais do ministério que devem ser inseridos, a questão da vacinação atrelada a essa prevenção dessas doenças”, afirmou a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena.
A enfermeira da Área Técnica da Vigilância Epidemiológica da SES-TO, Hayani Farias destacou que “o objetivo do evento é fortalecer a vigilância epidemiológica no Estado, oportunizando a presença dos municípios para que a gente possa passar atualizações e orientações do processo de vigilância. É o primeiro seminário para fortalecimento da vigilância das doenças imunopreveníveis no Estado de Tocantins, com o tema de olho nas doenças. Então estão aqui hoje todos os municípios do Estado, foram convidados os núcleos hospitalares, tanto os estaduais como particulares da capital de Palmas também”.
A coordenadora geral de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis do Departamento do Programa Nacional de Imunizações da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, (DPNI/SVSA/MS), Greice Madeleine Carmo frisou que, “o nosso principal escopo é trabalhar com vigilância das doenças que são preveníveis por vacina. Existem uma série de doenças que já são erradicadas; outras que são eliminadas; fase de eliminação; situação de controle; ou tem potencial de surto. O que vou apresentar hoje é dentro do cenário brasileiro, quais são as doenças que temos vigilância para elas e faço uma classificação entre doença que é erradicada, eliminada, controlada, que tem caráter endêmico e epidêmico, e apresentar as vacinas para cada uma dessas doenças, como meningites, do sarampo, da rubéola, tétanos e outras”.
“Esse seminário é de extrema importância para nós que trabalhamos na vigilância epidemiológica, porque a partir disso a gente consegue ter uma visualização geral do contexto das doenças que estão acontecendo, a gente recebe os alertas da Organização Mundial de Saúde com relação às próximas doenças que estão surgindo. E com relação à atualização do calendário vacinal. A gente faz parte do Programa Nacional de Imunização, então através dele temos toda essa visão geral do que está acontecendo e do que a gente tem que fazer para trabalhar em cima desses dados, para prevenir esse retorno dessas doenças ou até mesmo ir radicalmente”, destacou a enfermeira coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMITD), em Porto Nacional, Klélia Rodrigues.
O enfermeiro da Central Municipal de Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Cemurf/Semus/Palmas), Haroldo Dias, esteve no evento e falou sobre o assunto. “A atualização das novidades que estão tendo sobre os serviços que estão sendo efetuados pelos nossos colegas, como experiências exitosas também. Trabalho diretamente com imunopreveníveis, com as vacinas em geral, os imunizantes, trabalho com a distribuição pela rede de saúde de Palmas e estou achando o evento perfeito, de suma importância para a nossa sociedade”.
Programação
Na oportunidade, os profissionais serão capacitados sobre, a importância da vacinação no contexto das doenças imunopreveníveis; cenário epidemiológico da vacinação no Tocantins; doenças preveníveis na primeira infância; panorama epidemiológico do MPOX; vigilância das doenças imunopreveníveis no país; situação epidemiológica das hepatites virais no Tocantins; situação epidemiológica das meningites no Tocantins; vacinação contra a Covid-19 e fatores relacionados em pessoas em situação de vulnerabilidade em Palmas; doenças imunopreveníveis no adulto e situações especiais e outros assuntos.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa determina agilidade no reparo da ponte Palmas-Luzimangues
Chefe do Executivo realiza vistoria técnica do aterro e da via da ponte sobre o Lago de Palmas, etapa essencial para o início da duplicação da estrutura, nesta terça-feira, 26

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Márcio Pinheiro, realiza na próxima terça-feira, 26, uma visita técnica de verificação aos trabalhos de reparos em andamento no aterro e na via superior da Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, que liga Palmas a Luzimangues, distrito de Porto Nacional. As intervenções são consideradas fundamentais para garantir a segurança da estrutura e viabilizar o início da construção da duplicação da ponte.
“Determinei à Ageto a recuperação imediata do aterro da ponte sobre o Lago de Palmas para evitar erosões e garantir a segurança para a reestruturação, que é a prioridade do Governo. Esses reparos são fundamentais para viabilizar a duplicação da ponte com a segurança necessária. A visita permitirá acompanhar de perto o andamento dos trabalhos”, destaca o governador Wanderlei Barbosa.
O presidente da Ageto, Márcio Pinheiro, ressalta que os ajustes irão assegurar a estabilidade da estrutura. “Neste momento estamos fazendo ajustes no aterro para corrigir pontos de erosão e trabalhando na ampliação da retirada da defensa na parte superior. Também já executamos serviços debaixo d’água para avaliar as condições da base da ponte, que é o que iremos verificar durante a visita técnica com o governador Wanderlei Barbosa, a empresa responsável pelos trabalhos e a equipe técnica da Ageto. Depois que todo o aterro estiver refeito, continuaremos com as intervenções na parte superior da pista”, explica.
Ponte sobre o Lago de Palmas
As obras iniciais de duplicação das vias e readequação da ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, entre Palmas e Luzimangues, envolvem a ampliação da ponte principal para quatro pistas e a instalação de passarelas para pedestres e ciclistas, engastadas sob o tabuleiro da estrutura. No local, a remoção das proteções laterais da ponte está em andamento como parte da análise estrutural dos estudos técnicos, previstos para serem concluídos até o final deste ano, e que são necessários para o início dos trabalhos. Após a conclusão deste estudo do projeto, a empresa seguirá com a readequação das faixas de rodagem, acostamentos, ciclovias e a instalação da sinalização da ponte. As obras de duplicação estão previstas para começar ainda este ano.
Para viabilizar a execução dos serviços, foram investidos R$ 250 milhões, provenientes de empréstimo com o Banco de Brasília (BRB), que contemplam também a duplicação de trecho da TO-080, entre Luzimangues e Paraíso. O processo licitatório foi efetuado pela Ageto, que selecionou a empresa EHL LTDA como responsável pela elaboração e execução do projeto.
Governo do Tocantins
Wanderlei Barbosa abre 9º Salão do Turismo e reforça atrativos do Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta quinta‑feira, 21, em São Paulo SP, da abertura oficial do 9º Salão do Turismo 2025, maior evento do setor no Brasil. Ao lado da primeira‑dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, e do secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, o governador visitou os estandes, fortaleceu relações e promoveu o intercâmbio sobre políticas públicas e projetos que impulsionam o turismo de forma responsável e inclusiva.
Ao lado do vice‑presidente Geraldo Alckmin, Wanderlei Barbosa destacou o momento do turismo no Brasil e no Tocantins. “Na Temporada de Praia 2025, recebemos cerca de 1,2 milhão de visitantes e movimentamos aproximadamente R$ 723 milhões na economia local. Isso fomenta a economia e retorna para municípios e para o Estado”, afirmou.
Salão do Turismo 2025
Com tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o Salão ocorre até sábado, 23, como iniciativa estratégica do Ministério do Turismo, voltada à promoção, comercialização e valorização de roteiros e experiências, alinhada ao Programa de Regionalização do Turismo PRT e à Política Nacional de Turismo.
Tocantins em destaque
O Tocantins participa com um dos maiores estandes do evento, reforçando o compromisso de valorizar e divulgar os atrativos do Estado. Entre os destinos em evidência no planejamento da Setur estão Jalapão, Serras Gerais, Cantão, Ilha do Bananal, Palmas e as praias tocantinenses.
Cultura e sabores
Além de belezas naturais, o Estado apresenta atrações culturais que representam sua identidade: Tambores do Tocantins, Cavalhadas, culinária (chambaril, biscoito Amor Perfeito, doces do Cerrado, paçoca de carne seca) e artesanato de capim‑dourado, palha de buriti e referências de origem indígena.
Plano Brasis
Durante o Salão, o vice‑presidente Geraldo Alckmin reforçou a importância do Plano Brasis, que marca nova fase da promoção internacional do Brasil e busca ampliar o número de turistas estrangeiros, alinhando sustentabilidade, inclusão e transformação social.
- Evento 9º Salão do Turismo 2025
- Quando 21 a 23 de agosto
- Onde São Paulo SP
- Tema Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins participa do lançamento da 2ª edição do projeto Defensorias do Araguaia em Palmas
Primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, representou o Estado na ação coordenada entre as defensorias públicas dos estados do Tocantins, Goiás e Mato Grosso

O Governo do Tocantins participou, nessa quarta-feira, 20, do lançamento da 2ª edição do projeto Defensorias do Araguaia, realizado em parceria pelas Defensorias Públicas do Tocantins, Goiás e Mato Grosso. A solenidade ocorreu no auditório da sede de atendimentos da Defensoria Pública do Tocantins, em Palmas, e reuniu lideranças indígenas, autoridades estaduais e representantes dos três estados. As primeiras-damas, Karynne Sotero, do Tocantins, e Gracinha Caiado, de Goiás, representaram o Poder Executivo dos dois estados.
Importância das Defensorias na Assistência aos Povos Indígenas
A primeira-dama Karynne Sotero, que também ocupa o cargo de secretária extraordinária de Participações Sociais do Estado, agradeceu a presença da primeira-dama Gracinha Caiado, reconhecendo-a como referência para o seu trabalho, e ressaltou o entusiasmo em participar de iniciativas que aproximam o Governo das pessoas como o Defensorias do Araguaia. “Quero agradecer a presença da primeira-dama Gracinha Caiado, que é uma grande referência e inspiração para o nosso trabalho aqui no Tocantins. Quando recebi o convite da Defensoria fiquei muito entusiasmada, porque é exatamente o tipo de ação que eu e o governador Wanderlei Barbosa gostamos de participar, estando perto das pessoas. Com muita alegria, estarei na Aldeia Fontoura no dia 27 de agosto, levando as ações do Governo do Tocantins com toda a nossa equipe”, afirmou.
O cacique tradicional da Aldeia Fontoura, Waxio Karajá, também reforçou a relevância da iniciativa. “O acesso à nossa aldeia é muito difícil e é complicado ter acesso aos direitos básicos. Essa ação facilita muito as coisas para nós, porque temos dificuldade de ir até a cidade. Esse apoio é muito bom para a comunidade”, comentou.
Criada pelo governador Wanderlei Barbosa logo no início de sua gestão, a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais foi lembrada pelo titular da Pasta, Paulo Waikarnãse Xerente, como um marco para o fortalecimento da interlocução com as comunidades. “Há muitos anos aguardamos por esse momento e hoje a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais se consolida como referência dentro do estado. Esse trabalho é muito importante porque nós, povos indígenas, precisamos dessa presença do Governo. E essa parceria entre as Defensorias, órgãos estaduais e municipais é um elemento muito forte para nós. A ida da Defensoria Pública às aldeias traz dignidade, fortalece nossas comunidades e mostra respeito à nossa cultura”,destacou.
A primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, ressaltou a satisfação em participar da iniciativa ao lado das Defensorias e destacou a união entre os estados. “É uma alegria enorme estar aqui no Tocantins e ser recebida pela primeira-dama Karynne Sotero, que desenvolve um trabalho social importante no estado. Hoje estamos juntos, Tocantins, Goiás e Mato Grosso, unidos no projeto Defensorias do Araguaia, que alcança as aldeias indígenas localizadas na divisa dos três estados na Ilha do Bananal. É uma satisfação enorme participar dessa iniciativa, ao lado da Defensoria, que sempre foi uma parceira de primeira hora do Goiás Social”, afirmou, referindo-se ao projeto realizado no estado de Goiás.
O defensor público-geral do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, destacou o papel da instituição como espaço de acolhimento aos povos indígenas e de compromisso com a cidadania. “A Defensoria Pública é a casa dos povos indígenas, assim como é dos quilombolas, das quebradeiras de coco e todas as pessoas que entrarem aqui devem sentir esse pertencimento. Temos um compromisso, enquanto defensores públicos, de atender a todos da melhor forma possível, com dignidade e altivez. Quero também agradecer ao governador Wanderlei Barbosa, que lidera um governo presente, ao lado de quem mais precisa. Hoje o Tocantins vive um momento de crescimento econômico, mas é fundamental garantir também o avanço social, sem deixar ninguém para trás”, afirmou.
Ação na Ilha do Bananal
O projeto Defensorias do Araguaia leva atendimentos jurídicos, de saúde e sociais aos povos Karajá da região do Alto Araguaia, contemplando aldeias nos três estados. A iniciativa busca reduzir as dificuldades de acesso à Justiça e a serviços essenciais, oferecendo atendimento gratuito por meio das Defensorias Públicas do Tocantins, Goiás e Mato Grosso, em parceria com uma ampla rede de instituições.
O Governo do Tocantins levará uma série de serviços e ações, no dia 27 deste mês, até a Aldeia Fontoura. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) vai ofertar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) garantirá apoio com professores bilíngues, merendeiras e equipe operacional. Já a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) promoverá palestras preventivas sobre álcool e drogas, além de encaminhamentos para tratamento. A Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) e a Secretaria da Igualdade Racial (Seir) também estarão presentes, fortalecendo a interlocução com as comunidades e assegurando representatividade no Governo.
Além da Aldeia Fontoura, a 2ª edição do projeto também levará atendimentos às aldeias São Domingos/MT, no dia 25, Bdè-Burè e Buridina/GO, no dia 29 de agosto.
gosto.
-
Social2 dias atrás
Vantuil Junior fala do Show de Henrique & Juliano em Palmas
-
Social3 dias atrás
Carlos Alberto e Caroline Marques celebram noivado
-
Social4 dias atrás
Lu Tranchesi organiza o chá de bebê de João, segundo filho de Lelê Saddi
-
Entretenimento2 dias atrás
Exposição “ENTREMEIO” chega a Palmas após sucesso em Goiânia com novas obras e experiências imersivas
-
Faet e Senar4 dias atrás
Sicredi e Sistema Faet/Senar TO, firmam convênio para ampliar crédito e assistência técnica a pequenos e médios produtores rurais