Entretenimento
O Remédio é Rir: Turnê do Grupo Artpalco retoma circulação nacional da comédia Casos Insanos

O Grupo de teatro Artpalco está na estrada levando muito bom-humor por diferentes regiões do País com a segunda etapa da turnê do espetáculo “Casos Insanos”. O lançamento dos trabalhos deste mês de novembro aconteceu na cidade de Ribeirão Preto (SP), na noite de quinta-feira, 10, com lotação completa do Teatro Santa Rosa. A nova edição da temporada recebe o subtítulo de “Uma Dose de Bom Humor” e a comédia é conduzida por esquetes, nessa terapia de humor que tem muita interatividade com o público e garante boas gargalhadas.
Além do público pagante, por meio da venda de ingressos a preços populares, o projeto inclui foco social com cotas de cortesias para projetos sociais. Na apresentação de abertura da segunda etapa, em Ribeirão Preto, a trupe recebeu a ONG Padre Euclides, voltada para a terceira idade. “Eu nunca me diverti tanto. Eles fazem críticas sociais, brincam com as coisas simples da vida e fazem a gente entender o quanto tudo na vida deve ser encarado com bom humor. Valeu muito a pena”, disse a aposentada Maria dos Reis Carmo, que integra o projeto.
Com patrocínio da Gelnex e Atacadão, via Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, o projeto tem o objetivo de levar entretenimento. Toda a concepção publicitária e de marketing defende que “O Remédio é Rir”, conforme explica o ator e coordenador-geral do Grupo – George Henrique Silva. “Contra a depressão, contra o estresse, o mau-humor, nós temos a receita ideal, indicado pelo nosso Dr. Lexotânus, que é muitas doses de bom humor. Temos várias contra indicações como possíveis dores no maxilar de tanto rir, porém, a gente tem a certeza de que essa dose de terapia vai contagiar muita gente”, brinca George Henrique.
Agenda
A agenda do Grupo neste mês de novembro segue com apresentação em São Paulo (SP), Goiânia (GO), Brasília (DF), Salvador (BA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Porto Nacional (TO), Gurupi (TO) e Palmas (TO), sendo o encerramento na capital tocantinense nos dias 25 e 26 de novembro.
A primeira etapa da turnê estreou no dia 8 de outubro, em Uberlândia (MG), e ao longo do mês passado o Grupo circulou por Patos de Minas e Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Imperatriz (MA), Araguaína, Guaraí e Colinas (TO).
Grupo
O espetáculo traz no elenco atores do Grupo Artpalco, de Minas Gerais e do Tocantins, que se revezam a cada apresentação, como Eilson J. Ramos, George Henrique, Guilherme Vieira, Luiz Navarro, Poliana Morais, Suzi Olímpia, Tatiane Breve, Thiago Scalia, Vivianne Mota e Wagner Bárbara. A direção artística é do humorista e ator Thiago Scalia.
O projeto deste ano inclui remontagem de versão que já está no repertório do Grupo há quase 20 anos e já foi prestigiado por cerca de 100 mil espectadores.
Além do principal objetivo que é levar muito bom humor e entretenimento, a produção tem ainda foco social com destinação de parte dos ingressos para ONGs e instituições de foco social e sessões com interpretação em Libras em espaços com acessibilidade.
Criado pelo Grupo Artpalco e estreado em Minas Gerais no ano de 2005, Casos Insanos foi premiado, no ano de 2010, como Melhor Espetáculo de Comédia pelo júri popular no Festival de Comédia de Uberlândia e, em 2014, suas esquetes tiveram três premiações no Festival de Esquetes Sesc Tocantins.
O Grupo
O Grupo Artpalco tem sedes nas cidades de Uberlândia (MG), onde foi fundado no ano de 2001, e em Palmas e Araguaína (TO). São mais de 10 projetos aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e outros editais nacionais e regionais, como a Lei Aldir Blanc no Tocantins e patrocínios empresariais.
Diversas produções do grupo já garantiram pelo Brasil afora recordes de público e bilheteria. Hoje o currículo do grupo conta com mais de 30 montagens, entre eles grandes sucessos como. “A Porção do Amor”, “Salada Insana”, “Divas Insanas”, “Geringonça”, “E se a gente se conhecesse outra vez”, “O Rei do Lixo”, “Outra História de Francisco”, “A Incrível Aventura de Janelinha e a Fada do Dente”, “As Malditas”, “Bullying: Que Bicho é Esse”. “Ted, Nina e o Boi do Tempo”, “A Incrível Lenda do Capim Dourado” e o mega sucesso de público “Casos Insanos”, que já levou mais de 70 mil espectadores ao Teatro.
Grandes Premiações e participações em importantes mostras e festivais de teatro também compõem o currículo do Artpalco, como o Festival Nacional de Teatro de Ibiúna (Festei), Festival de Teatro em Curitiba (Fringe), Festival Nacional de Teatro de Guaçui (ES), Festival Nacional Ipitanga de Teatro de Lauro Freitas (BA), Sesc Aldeia Jiquitaia (TO), Festival Nacional de teatro de Conselheiro Lafaiete – MG, Festival nacional de teatro de Ubá – MG, dentre outros.
Novembro
– 10/11 – Ribeirão Preto: Teatro Santa Rosa
– 11 e 12/11- São Paulo (duas sessões): Barbixas Comedy Club
– 13/11- Goiânia: Teatro Madre Esperança Garrido
– 15/11- Brasília: Espaço Cultural Renato Russo
– 16/11 – Salvador: Teatro da Cidade
– 18/11 – Fortaleza: Teatro Antonieta Noronha
– 20/11 – João Pessoa: Teatro Paulo Pontes
– 23/11- Porto Nacional: Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira
– 24/11- Gurupi: Centro de Convenções Mauro Cunha
– 25 e 26/11- Palmas (duas sessões): Memorial Coluna Prestes
—
Fotos: Elton Abreu/ Divulgação
Entretenimento
Coletivo cultural de Palmas encerra residência artística com evento gratuito neste sábado (30)
Evento reúne performances e bate-papo sobre ocupação do espaço urbano neste sábado (30)

O Coletivo Flácido promove neste sábado, 30 de agosto, às 19h, na Casa Flácida (404 Norte), o evento Tardinha Flácida, que marca o encerramento da residência artística Escala 1:1/2 – edição 2025. Durante os últimos 15 dias, artistas convidados estiveram em Palmas desenvolvendo trabalhos com foco no tema da ocupação do espaço urbano, que será discutido em um bate-papo aberto ao público.
As apresentações incluem performances de Céu Vasconcelos (Fortaleza/CE), Tiago Wender, Lipidius, Almeida e tal, Omanna Arte e Giovelli Flowers.
A programação é gratuita, com a proposta open cooler, em que cada pessoa pode levar sua própria bebida. O evento contará também com intérprete de Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade.
Segundo Filipe Porto, integrante do Coletivo Flácido, o momento é de celebração e troca com a comunidade. “A residência Escala 1:1/2 foi um processo intenso, de imersão e experimentação artística. Agora é a hora de compartilhar esses resultados com o público e abrir espaço para o diálogo sobre como ocupamos e vivemos a cidade.”
Uma das performances desenvolvidas na última semana, em Palmas, foi o trabalho da artista Almeida e tal, intitulado especulação arbórea, que denuncia a especulação imobiliária e o uso dos espaços públicos na capital.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc 2 operacionalizados pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas.
Serviço:
Data: 30/08 (sábado)
Horário: 19h
Local: Casa Flácida – 404 Norte (busque por Coletivo Flácido no app de mapas ou carona)
Acessibilidade: Intérprete de Libras
Entrada gratuita | Open cooler
Entretenimento
TromboTuba in Concert leva apresentação didática à ETI Margarida Lemos no Aureny III

O projeto “TromboTuba in Concert – do clássico ao popular” se prepara para sua última apresentação, que acontecerá na Escola de Tempo Integral (ETI) Margarida Lemos, localizada no setor Jardim Aureny III. O concerto, exclusivo para os alunos da unidade, será realizado na próxima sexta-feira, dia 29.
A iniciativa, que já percorreu outras escolas da capital, tem como missão proporcionar uma experiência musical rica e diversificada dentro do ambiente escolar. O quinteto é formado pelos trombonistas Emmanoel da Cruz, Jonatas Machado e Kayo Bruno, pelo tubista Tiago Flausino e pelo percussionista Maurício Silva. Juntos, apresentam um repertório que transita com maestria entre o erudito e o popular.
Durante o concerto, os estudantes terão a oportunidade de ouvir obras de compositores consagrados como Bach e Mozart, além de clássicos da música brasileira de mestres como Maestro Duda e Ary Barroso. Cada peça é apresentada de forma contextualizada, com explicações sobre sua importância histórica e cultural, além de demonstrar a versatilidade dos instrumentos de Low Brass (metais graves).
O formato didático permite uma interação direta entre os músicos e os estudantes, despertando a curiosidade e o interesse dos jovens pela música instrumental. Mais do que apresentar novas sonoridades, o projeto busca formar novas plateias e reforçar a importância da arte como ferramenta de educação e transformação social.
O “TromboTuba in Concert” é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital nº 22/2024, geridos pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Tocantins, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à cultura em diferentes comunidades.
Entretenimento
Cineclube Flácido, de Palmas(TO), abre temporada 2025 com sessão gratuita e debate sobre corpos dissidentes
Primeira sessão exibe “Salão de Baile This is Ballroom” e conta com participação do coletivo Toca Ballroom

O Cineclube Flácido inicia sua temporada 2025 com uma proposta que coloca no centro da discussão os discursos sobre corpos dissidentes. A cada encontro, filmes e debates vão abrir espaço para refletir sobre diversidade, arte e resistência no cinema e em outras expressões culturais. O projeto é uma iniciativa do Coletivo Flácido, em parceria com o Centro de Artes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A primeira sessão acontece no dia 28 de agosto, às 19h30, no Cineteatro do IFTO de Palmas (Quadra 310 Sul, Av. NS 10, s/n), com a exibição de “Salão de Baile This is Ballroom”.
O filme traz um retrato da cena ballroom no Rio de Janeiro, em diálogo com a história do movimento iniciado há mais de 50 anos em Nova Iorque. Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia performances, dramas pessoais e arte.
Após a exibição, haverá um debate com a participação do coletivo Toca Ballroom, que é pioneiro na organização coletiva da cena ballroom do Tocantins, mediado pela crítica de cinema e coordenadora do projeto, Carolinne Macedo. A sessão será legendada e gratuita.
Para Carolinne, a proposta desta temporada amplia o papel do cineclube como espaço de reflexão. “Queremos trazer diálogos que provoquem pensamento crítico e afetivo sobre os corpos e subjetividades que resistem, criam e transformam”.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.
Serviço:
Data: 28/08 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Cineteatro do IFTO – 310 Sul, Av. NS 10, s/n
Sessão legendada | Entrada gratuita Sugestão de legenda:
-
Social8 horas atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Tocantins2 dias atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas
-
Social5 dias atrás
Feliz aniversário Rayley Luzza
-
Energisa3 dias atrás
Primeiro emprego: Energisa abre vagas para jovens aprendizes e profissionais de nível técnico
-
Moda e Estilo3 dias atrás
O Boticário apresenta EGEO CoguMellow, nova versão da primeira fragrância do mundo a utilizar o cogumelo Boletus Edulis* em sua composição