Tocantins
Com apoio da Fesserto, profissionais tocantinenses participam de Congresso Internacional de Fisioterapia
As fisioterapeutas Sandra Carvalho, Hozana Lemos e Hájussa Garcia, representaram o Tocantins no 14º Congresso Internacional de Fisioterapia, realizado entre os dias 12 e 15/9, em Salvador/BA. Para a participação de destaque, as servidoras do Centro de Saúde (Cesau), do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), contaram com o apoio da Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Fesserto), juntamente com o Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do TO (Sinfito), da Associação dos Fisioterapeutas do TO (Asfito) e do Crefito 12.
O Congresso apresentou estudos e atualizações na área sobre temáticas ligadas à fisioterapia, e reuniu especialistas de diversos países. Neste ambiente, as tocantinenses mostraram um trabalho inédito sobre a utilização do pilates no tratamento da lombalgia crônica. Intitulado “O efeito do método Pilates no tratamento da lombalgia crônica dos servidores do Poder Judiciário do Estado do Tocantins”, o artigo revela a eficácia da técnica como alternativa para o combate à dor crônica na região lombar, uma condição que afeta grande parte dos servidores do TJTO.
O presidente da Fesserto, Carlos Augusto de Melo – o Carlão, destaca que os benefícios do projeto junto aos servidores foi o que chamou sua atenção para apoiar a participação. “Exemplos de bons trabalhos desenvolvidos junto a quem se dedica no serviço público merecem ser incentivados”, destacou.
De acordo com o Cesau, os resultados da pesquisa se mostraram positivos, considerando uma queda nos índices de queixas e uma melhora significativa na flexibilidade dos músculos afetados e na capacidade funcional do público atendido.
A pesquisa, segundo uma das autoras, a fisioterapeuta Sandra Carvalho foi publicada, no formato de artigo, na Revista Multidisciplinar do Amapá (REMAP), em 2023. Segundo ela, a pesquisa é fruto de meses de acompanhamento clínico com sessões regulares de Pilates que visam, sobretudo, a qualidade de vida do quadro de servidores do Judiciário tocantinense. “A lombalgia crônica tem impacto direto na produtividade e no bem-estar do nosso quadro de servidores. Por isso, a adoção de métodos integrativos como o Mat Pilates tem se mostrado uma solução eficaz no combate a esse problema de saúde”.
“Nosso estudo foi bem recebido pela comunidade científica e reforçou a importância de trabalharmos pelo bem-estar de nossas servidoras e servidores por meio de iniciativas inovadoras e cientificamente embasadas”, disse outra autora do trabalho, Hozana Lemos.
“Acredito que esse estudo abre novas perspectivas para o tratamento da lombalgia e poderá ser uma referência para outras instituições”, concluiu, por fim, Hájussa Garcia.
Continue lendo