Tocantins
Moradores de Palmas Enfrentam filas para comprar àgua mineral devido à baixa qualidade do abastecimento
Publicadas
2 meses atrássobre
Por
Jaciara BarrosNesta quarta-feira, moradores de várias regiões de Palmas, além de enfrentarem problemas com a qualidade da água fornecida pela BRK Ambiental, estão formando filas em revendedoras de água mineral. A situação se agrava devido ao forte cheiro de esgoto e cloro na água encanada, o que tem gerado um aumento significativo na demanda por galões de água mineral.
Nos bairros mais afetados, como a região sul, Jardim Taquari e Aurenys, as filas começaram a se formar por volta das 19h, e apenas em um dia foram vendidos mais de 500 galões de água. Desde o início da semana, as vendas superaram a média de 700 galões por dia. Moradores relataram que preferem não arriscar utilizar a água das torneiras, especialmente para o preparo de alimentos e consumo, diante do receio de contaminação e mau cheiro.
Diante dessa situação, o Procon Tocantins emitiu uma notificação à BRK Ambiental, exigindo esclarecimentos sobre a qualidade da água e medidas corretivas, com prazo de 48 horas para resposta. A concessionária, por sua vez, reiterou que o problema está relacionado à estiagem prolongada, que reduziu o volume do Ribeirão Taquarussu Grande, causando alterações na água captada.
A expectativa da população é que a situação se normalize em breve, enquanto muitos seguem buscando alternativas seguras para o consumo de água mineral em toda a cidade. Além disso, a alta demanda por água mineral tem causado longas filas nos pontos de venda, com revendedores relatando um aumento de vendas desde o início da semana, enquanto moradores tentam garantir água potável para suas famílias. O Procon também está monitorando a possível elevação dos preços em decorrência da alta procura, para evitar abusos.