conecte-se conosco

Governo do Tocantins

OPAS mostra para o mundo, Projeto Botinho do Tocantins como exemplo bem-sucedido de prevenção aos afogamentos

Publicadas

sobre

A entidade é ligada à Organização Mundial da Saúde, e vai destacar em reportagem a iniciativa do Governo do Tocantins com as crianças em várias regiões do estado

 

Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

 

Exemplo de ação bem-sucedida nas áreas de prevenção aos afogamentos e salvamento aquático, o Projeto Botinho do Tocantins atraiu os olhares da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), um braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), e agora vai aparecer em grande reportagem que traz relatório global sobre o tema. Um levantamento completo será publicado no próximo mês, novembro, e a cobertura jornalística da própria OPAS vai contextualizar a participação do Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, e parceiros, junto com crianças e adolescentes em várias regiões do estado.

 

A OPAS vai revelar os números de acidentes com vítimas fatais neste tipo de ocorrência, que só este ano, no estado, já teve 50 fatalidades. Entretanto, a Organização Panamericana de Saúde descobriu no Projeto Botinho do Tocantins e o SOBRASA Kids, que fazem parte do escopo do Programa Município Mais Resiliente ao Afogamento, a forma de tratar o problema, com o Governo do Tocantins, CBMTO e parceiros focados na prevenção envolvendo diretamente os estudantes.

 

“Sempre foi preocupação nossa reduzir os números de afogamentos, e o Projeto Botinho do Tocantins é uma esperança que temos na multiplicação das orientações para assim alcançar mais pessoas e gestores das praias e áreas balneares, no sentido de se preocuparem ainda mais com essa temática”, explicou o coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do CBMTO. “As crianças são excelentes multiplicadoras e o Corpo de Bombeiros Militar, com todo seu efetivo, tem se esforçado para que o nível de conscientização e cuidados aumentem, diminuindo o índice de fatalidades com essas ocorrências em todas as regiões do nosso estado”, completou o comandante.

Desde 2022, o Projeto Botinho do Tocantins já alcançou centenas de crianças que residem em cidades ribeirinhas, levando a elas instruções sobre prevenção ao afogamento, noções de salvamento aquático e preservação ambiental. As atividades têm duração de dois dias, e os bombeiros militares usam de meios práticos e diretos para ensinar a elas como se prevenir na praia,  na água e até mesmo em casa ou na escola, multiplicando o que aprenderam. Brincadeiras, gincanas, palestras, folders e outros métodos fazem parte do processo.

“Dentre os estados brasileiros, o Tocantins possui o 5° maior índice de mortes por afogamento, são 4,64 para cada 100 mil habitantes. Com o objetivo de reduzir essas mortes, o CBMTO desenvolve ações nas frentes educativa, preventiva e de salvamento. A mensuração e inferência dos dados sobre afogamentos e riscos de incidentes aquáticos são fundamentais para a customizar as implementações para mitigação dessa tragédia. As praias do estado contam com demarcação de área de banho, placas instrutivas e guarda-vidas, que aumenta de forma considerável a segurança para o público praieiro”, pontuou o tenente-coronel Antônio Luiz Soares da Silva, comandante da 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, em Colinas.

Conhecida como cidade das águas, Lajeado recebeu o Projeto Botinho do Tocantins pela primeira vez, nos últimos dias 17 e 18, na Praia do Segredo. Dezenas de crianças participaram, além de pais e professores. No grupo estava João pedro de Souza, 16 anos, que até participou de simulação como se estivesse se afogando e precisando de socorro.

“Foi emocionante”, disse. “Eu não sabia que o salva-vida chegava tão rápido. A gente sente um conforto na hora que ele chega, abraça a pessoa e traz [para a areia]. A pessoa sente um conforto”, contou João Pedro.

“Lajeado está no caminho certo. A primeira impressão é essa, de saber que a gente está fazendo direito ao nosso trabalho, cumprindo a nossa obrigação, a nossa responsabilidade com o meio ambiente e a prevenção ao afogamento. O Projeto Botinho do Tocantins é muito bacana e a gente percebeu que as crianças de fato compreenderam as instruções”, relatou Lenízia Costa, secretária de Meio Ambiente e Turismo da cidade.

A jornalista Sarah Buogo, consultora de comunicação da OPAS, em Brasília, passou dois dias acompanhando as ações do Projeto Botinho. Além de colher entrevistas com os participantes e fazer também a cobertura fotográfica, Sarah ainda fez passeio de jetski, igual todas as crianças inscritas nesta edição. “A gente está aqui para mostrar uma boa prática para a região das Américas sobre prevenção ao afogamento”, afirmou.

Em 2024, o Consórcio Estreito Energia (CEST), adotou o Projeto Botinho do Tocantins e se fez presente nas edições de Pedro Afonso, Barra do Ouro, Babaçulândia e Filadélfia. A empresa, que tem sede em Estreito – MA, atua no Projeto Botinho do Tocantins ofertando palestras, materiais didáticos e apoio logístico, facilitando a execução das atividades. Para 2025, o Consórcio afirmou que vai ampliar o patrocínio para dez cidades.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
governador em brasilia
Governo do Tocantins9 horas atrás

Governador Wanderlei Barbosa garante recuperação de rodovias afetadas pela queda da ponte da BR-153 em reunião com DNIT

Servidores do Estado Tocantins receberão salário pelo BRB a partir de junho, saiba como vai funcionar
Governo do Tocantins9 horas atrás

Servidores do Estado Tocantins receberão salário pelo BRB a partir de junho, saiba como vai funcionar

Inscrições abertas para a 3ª Noite dos Compositores em Palmas
Entretenimento9 horas atrás

Inscrições abertas para a 3ª Noite dos Compositores em Palmas (TO) somente até sexta-feira, 23

Fetac integra representação da região Norte na Rede Nacional de Escolas Livres
Entretenimento10 horas atrás

Fetac integra representação da região Norte na Rede Nacional de Escolas Livres

‘Pablo & Luisão’: cenografia e produção de arte recriam a Tocantins da memória de Paulo Vieira
Social11 horas atrás

‘Pablo & Luisão’: cenografia e produção de arte ressaltam a memória tocantinense de Paulo Vieira

“Buriti”, de Fausto Paiva Neto
Casa e Decoração12 horas atrás

Votação escolhe luminária símbolo do Tocantins no Brasil

centro norte
Entretenimento12 horas atrás

Documentário destaca o papel do Centro-Norte Notícias na cultura de Pedro Afonso

Mulheres extrativistas da APA Cantão recebem Prêmio Guardiãs da Sociobiodiversidade em Brasília
Tocantins12 horas atrás

Mulheres extrativistas da APA Cantão recebem Prêmio Guardiãs da Sociobiodiversidade em Brasília

Visita Guiada na Aleto - foto Koró Rocha
ALETO12 horas atrás

Visita Guiada leva estudantes à Aleto

Plenário da Câmara de Palmas lotado durante Sessão Solene em homenagem aos 25 anos da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins.
Câmara Municipal de Palmas12 horas atrás

Câmara homenageia Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa participa do desfile cívico-militar do aniversário de Palmas e reforça o compromisso do Governo do Tocantins com o desenvolvimento da capital - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins16 horas atrás

Governador Wanderlei Barbosa participa de desfile cívico-militar em celebração aos 36 anos de Palmas

Revista às Tropas, pelo prefeito de Palmas, governador do Tocantins e autoridades militares – Foto: Regiane Rocha
Palmas16 horas atrás

Desfile dos 36 anos de Palmas resgata história e mobiliza escolas, forças de segurança e comunidade

Palmas2 dias atrás

Prefeito Eduardo Siqueira Campos reafirma compromisso com a Guarda Metropolitana de Palmas durante formatura de 96 novos membros da corporação

Palmas2 dias atrás

Festa cívica e apresentações culturais no Paço Municipal celebram os 36 anos da capital tocantinense

medical center
Social2 dias atrás

Rede Medical celebra os 36 anos de Palmas com atendimento médico humanizado e tecnologia em saúde

Governo do Tocantins comemora, nesta terça-feira, 20, os 36 anos da criação da capital do estado, Palmas, marcando uma nova fase de crescimento impulsionada por projetos estratégicos - Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Palmas 36 anos: Governo do Tocantins impulsiona desenvolvimento da Capital com obras de infraestrutura, regularização fundiária e novos empreendimentos industriais

Vista aérea atual da cidade de Palmas, com prédios, avenidas e áreas verdes.
Tocantins2 dias atrás

Palmas 36 anos: cidade celebra história e novos avanços

zelma
Social2 dias atrás

Feliz Aniversário, Zelma Coelho!

Charlene Brito participa de comemoração dos 30 Anos da TV Colosso, em São Paulo
Entretenimento2 dias atrás

Charlene Brito participa de comemoração dos 30 Anos da TV Colosso, em São Paulo

Oficina “Entre Linhas e Sonhos” marca o lançamento da Escola Livre de Moda da estilista Kelly Luz
Moda e Estilo2 dias atrás

Oficina “Entre Linhas e Sonhos” marca o lançamento da Escola Livre de Moda da estilista Kelly Luz