Entretenimento
Kaká Nogueira e Thiago Omena participam da Expocine 2024, em São Paulo

Os produtores de audiovisual Kaká Nogueira e Thiago Omena, da Cenaberta Filmes, participaram da Expocine 2024, neste mês de Outubro. A programação incluiu painéis, oficinas, apresentações de line-ups de distribuidoras e uma feira de negócios, consolidando a Expocine como uma das plataformas mais importantes para o setor na América Latina.
O produtor Kaká Nogueira, que também participou do evento em 2023, alegou que o evento foi ainda mais satisfatório em 2024. “Neste ano, agregamos o significativo crescimento do cinema brasileiro. Foi também bastante animador contar com a presença do Ministério da Cultura (MinC) na 11ª edição da Expocine, em São Paulo, representada pela secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, que participou no painel ‘O Brasil está pronto para um incentivo federal à produção audiovisual?’. Estive presente no evento que se consolidou como a maior convenção da indústria cinematográfica na América Latina, isso é motivo de muito orgulho e de certeza que devemos continuar caminhando,produzindo nosso cinema aqui no Tocantins, e expandi-lo para o mundo, tudo isso graças aos incentivos dos governos que investem e acreditam na cultura brasileira, no cinema nacional”, considerou Kaká Nogueira.
Thiago Omena complementou que participar da Expocine 2024 foi fundamental para entender o mercado de distribuição cinematográfica. “Aprendi que o Governo do Tocantins pode atrair milhões em investimentos de produções audiovisuais. Isso é possível mediante diálogo com o mercado e implantação da Film Commission (órgão que promove e apoia produções cinematográficas na região). Além disso, é essencial oferecer incentivos como Cash Rebate (reembolso em dinheiro para os produtores) e Tax Credit (crédito fiscal para reduzir impostos). Com essas medidas, o Tocantins pode se beneficiar da indústria do audiovisual, assim como outros estados e países que já adotaram essas estratégias”, ressaltou Thiago Omena.
Programação
Além do debate sobre incentivos federais, outros temas relevantes para o setor audiovisual foram amplamente discutidos, como a digitalização do parque exibidor, a formação de novos públicos, a sustentabilidade das produções e a importância de políticas públicas. Parceiros institucionais, como a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e a Spcine (empresa de cinema e audiovisual de São Paulo), também marcaram presença, promovendo painéis dedicados às suas áreas de atuação. Comum crescimento contínuo de patrocinadores e expositores, a Expocine 2024 superou as expectativas e se posicionou como uma referência no mercado latino-americano. No encerramento do evento, foram entregues troféus para os homenageados das áreas de produção, distribuição e exibição.
Projeto
A Produtora Cenaberta, por meio do projeto “Manutenção Cenaberta FIlmes”,patrocinado com recursos da Lei Complementar nº 195- Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins, possibilitou a participação de Kaká Nogueira e Thiago Omena na Expocine 2024, na cidade de São Paulo.
Os artistas realizarão, em data a ser divulgada, oficinas de contrapartida Social, como forma de devolver à sociedade tocantinense o recurso investido nos seus processos formativos. As oficinas contemplarão público jovem de estudantes da rede pública de ensino, bem como artistas e produtores do audiovisual. Interessados poderão se manter informados pelo instagram: @cenaberta.com.br.
Entretenimento
Quadrilhas do Tocantins disputam o Prêmio Melhores do Ano 2025
No Bless Centro de Eventos em Palmas, sábado 23 de agosto às 19h30, quadrilhas do Tocantins disputam 10 categorias no Prêmio Melhores do Ano 2025. Homenagem a Maria de Jesus Neres da Silva.

As quadrilhas juninas do Tocantins ocupam o centro das atenções neste sábado, 23 de agosto, às 19h30, no Bless Centro de Eventos, em Palmas. É a realização do Prêmio Melhores do Ano 2025, uma noite dedicada a celebrar talento, dedicação e a força cultural dos grupos que mantêm viva a identidade junina. O prêmio conta com patrocínio de edital da Lei Aldir Blanc, via Secretaria da Cultura e Ministério da Cultura.
Homenagem
A premiação deste ano leva o nome Prêmio Melhores do Ano 2025 — Maria de Jesus Neres da Silva, primeira marcadora de quadrilha junina do Tocantins, reconhecendo seu legado para o movimento junino.
Categorias
- Melhor Quadrilha
- Melhor Casamento Tema
- Melhor Coreografia
- Melhor Figurino
- Melhor Repertório Musical
- Melhor Equipe de Apoio
- Melhor Marcador
- Melhor Casal de Noivos
- Melhor Casal de Reis
- Melhor Rainha
Quadrilhas concorrentes
Malacabados, Encanto do Luar, Tradição Matuta, Império Nordestina, Estação Arte e Cultura EAC Junina, Encanto Luar, Cafundó do Brejo, Arrasta Pé do Liberdade, Matutos da Noite e São João das Palmas.
Avaliadores e atrações
O júri reúne profissionais do Tocantins e de outros estados como Wênia Sonály Mnezes PB, Hallyson Melo PE, Monyele Nascimento DF, Kelcya Almeida PI e Ana Dias PA. A noite terá shows de Viny da Maré e DJ Tom.
Como serão escolhidos os vencedores
A escolha acontecerá em duas etapas. Primeiro, um júri técnico definirá os finalistas. Em seguida, haverá votação popular online. A revelação dos campeões será feita na cerimônia de gala, com apresentações culturais, entrega de troféus e premiação em dinheiro.
- Data sábado 23 de agosto
- Horário 19h30
- Local Bless Centro de Eventos Palmas TO
Leia também
Entretenimento
Melhores noivos do Brasil consagram casal de Palmas
“Trindade e Jaqueline Guimarães, da Matutos da Noite de Taquaruçu, são eleitos Melhores Noivos do Brasil no Concurso Nacional de Destaques Juninos no Rio de Janeiro.

Os dançarinos juninos Trindade e Jaqueline Guimarães, integrantes da quadrilha Matutos da Noite, de Taquaruçu, distrito de Palmas TO, foram consagrados como Melhores noivos do Brasil no Concurso Nacional de Destaques Juninos, realizado no Rio de Janeiro em 16 e 17 de agosto.
O evento reuniu representantes de várias regiões do País, premiou destaques em diferentes categorias e coroou o casal tocantinense como referência nacional na interpretação dos tradicionais noivos de quadrilha.
Apresentação emociona e reforça tradição junina
Com emoção, sintonia cênica e autenticidade cultural, Trindade e Jaqueline conquistaram o júri, reforçando o talento da Matutos da Noite, um dos grupos mais reconhecidos do Tocantins, e valorizando a força das tradições juninas da região Norte.
Depoimentos
“Nós viemos representando não apenas a Matutos da Noite, mas também o Tocantins e toda a cultura junina do nosso estado. Cada passo que demos foi pensado para mostrar a força da nossa tradição e a dedicação de todos que mantêm viva essa paixão.” — Trindade
“É fruto de muito ensaio, de noites dedicadas e de um amor profundo pela cultura junina. Esse título não é só nosso, é de cada brincante, costureira e músico que faz parte dessa família junina.” — Jaqueline Guimarães
Leia também
Entretenimento
Viola de buriti ganha site em Taquaruçu no Café com Viola
Viola de buriti ganha um espaço permanente na internet para registrar história e mestres. Foto divulgação

Um dos símbolos da cultura tocantinense, a viola de buriti ganha um espaço permanente na internet para registrar história, tradições e mestres. O Café com Viola, neste sábado 23 de agosto, no Pote de Ouro Arts, em Taquaruçu, terá como ponto alto o lançamento do site da viola de buriti, plataforma dedicada à preservação e difusão desse patrimônio.
Plataforma preserva memória e mestres
O site reunirá informações sobre origem do instrumento, técnicas de confecção, depoimentos de mestres e violeiros e conteúdos audiovisuais que registram a importância da viola de buriti para comunidades do Tocantins e do Cerrado.
Depoimento
Para o artesão violeiro Wanderley Batista, que atua na construção do instrumento e na articulação de violeiros, o lançamento é um marco para a preservação cultural. “A viola de buriti é parte da nossa identidade, mas poucos conhecem sua história e seu valor. Com o site, queremos garantir que esse conhecimento chegue às novas gerações e seja reconhecido como um bem cultural de todos os tocantinenses”, afirmou.
Programação cultural e show Violas Brasileiras
Além do lançamento, a programação terá mesa redonda sobre a viola de buriti como patrimônio cultural do Tocantins, apresentações de violeiros, roda de conversa e o show Violas Brasileiras, com o duo André Moraes e César Petená, que apresentam a diversidade de sete violas brasileiras e incluem a viola de buriti.
- 9h30 abertura mesa redonda A viola de buriti como Patrimônio Cultural do Tocantins vozes saberes e resistência
- 10h30 lançamento do site da viola de buriti
- 14h30 apresentação dos violeiros
- 17h30 café com os violeiros roda de conversa
- 18h show Violas Brasileiras com André Moraes e César Petená
Realização e patrocínio
O Café com Viola é uma realização da WanderleyArt, com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura do Tocantins, via Secretaria da Cultura e Governo do Tocantins.
Leia também
-
Social1 dia atrás
Vantuil Junior fala do Show de Henrique & Juliano em Palmas
-
Social1 dia atrás
Carlos Alberto e Caroline Marques celebram noivado
-
Social2 dias atrás
Lu Tranchesi organiza o chá de bebê de João, segundo filho de Lelê Saddi
-
Entretenimento1 dia atrás
Exposição “ENTREMEIO” chega a Palmas após sucesso em Goiânia com novas obras e experiências imersivas
-
Faet e Senar2 dias atrás
Sicredi e Sistema Faet/Senar TO, firmam convênio para ampliar crédito e assistência técnica a pequenos e médios produtores rurais