Economia
Atuando há 08 anos no Tocantins, cooperativa Frísia desenvolve sua própria Inteligência Artificial Generativa

Tecnologia é voltada para a otimização dos processos internos dos colaboradores e no atendimento ao cooperado
A necessidade de agilizar processos, otimizar ações e dar respostas mais rápidas às demandas cotidianas impulsionaram a equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Cooperativa Frísia a desenvolver sua própria Inteligência Artificial (IA) Generativa. Os colaboradores da Frísia, agora, podem utilizar a IA para buscar informações e obter suporte em suas atividades.
A Frísia Inteligência Artificial foi desenvolvida para se integrar às ferramentas já adotadas na cooperativa, permitindo que se opere dentro dos controles de segurança e governança estabelecidos, sem adicionar complexidade aos processos existentes.
“Percebemos que a troca de informações entre áreas e a centralização do conhecimento eram desafios urgentes. Por isso, a IA da Frísia foi treinada para interagir de forma formal e contextualizada, garantindo que compreenda o assunto antes de responder. Ela foi projetada para ser acessível em diversas plataformas, o que facilita a integração com outras tecnologias corporativas. Além disso, pode gerar documentos em PDF, como notas fiscais eletrônicas e relatórios”, explica o analista de Business Intelligence (BI) da Frísia, Ivonel Margraf Jr.
Ao centralizar o conhecimento da cooperativa, conta o analista da Frísia, a IA simplifica o processo de aprendizado e integração dos colaboradores, especialmente dos novos. “Ela também garante que o conhecimento prático, acumulado no dia a dia, se transforme automaticamente em um recurso acessível para todos, eliminando a necessidade de extensa documentação inicial. Com o tempo, a própria IA poderá ajudar a formalizar e documentar novos processos, agregando mais valor e precisão à base de conhecimento”, destaca.
O arquiteto de Software da Frísia, Rodrigo Kmiecik, afirma que outro benefício importante é a eficiência na detecção de falhas de processo, graças às interações dinâmicas que a IA possibilita. “Ao oferecer exemplos práticos e respostas contextualizadas, ela facilita o entendimento dos usuários, proporcionando um suporte claro e objetivo que simplifica a execução das tarefas”, lembra Kmiecik.
Criação
Margraf conta que a ideia de desenvolver uma IA própria surgiu da necessidade interna crescente de tornar o conhecimento acessível e bem documentado para todos os colaboradores. O primeiro impulso foi estruturar processos e documentações usando métodos tradicionais, como árvores de decisão e fluxogramas. Porém, logo identificaram que esses formatos eram complexos, onerosos e de difícil compreensão.
O desenvolvimento da Frísia Inteligência Artificial iniciou-se a partir de um processo contínuo de estudos e observação das tendências emergentes em tecnologia. “A Frísia incentivou nosso time a participar de treinamentos e eventos, o que motivou ainda mais a criação de uma solução interna. Com base nesses aprendizados, percebemos que não havia no mercado uma solução robusta que atendesse às nossas necessidades, tanto em termos de conhecimento do negócio quanto de integração com os processos da cooperativa. Assim, decidimos investir no desenvolvimento interno, utilizando o nosso conhecimento da Frísia e a compreensão das necessidades dos nossos colaboradores e cooperados”, afirma Ivonel Margraf Jr.
Diferencial
Ao contrário de muitas tecnologias convencionais, a inovação da Frísia não possui manuais, tutoriais ou cursos específicos. Para desenvolver a IA Generativa, foi realizado um intenso processo de experimentação, aprendizado e testes em laboratório, além de estratégias avançadas de vetorização, fine-tuning (ajustes finos) e indexação. Cada etapa desse percurso foi realizada com foco em criar uma IA prática, adaptável e que integre com eficiência dados internos e informações externas.
“Além disso, a IA desenvolvida interage de forma intuitiva com os usuários pela plataforma corporativa de troca de mensagens, oferecendo respostas precisas e relevantes”, conta Rodrigo Kmiecik.
A TI da Frísia criou seus próprios modelos de GPT, que permitem o desenvolvimento de assistentes específicos para cada área e gerência, levando em consideração as particularidades dos negócios dos cooperados. A estrutura modular e escalável da Frísia Inteligência Artificial possibilita que, uma vez consolidada no ambiente corporativo, a tecnologia seja expandida para o atendimento direto aos cooperados.
“Nosso próximo passo é disponibilizar a IA no aplicativo e no portal do cooperado. Com essa ferramenta, o cooperado terá suporte em suas decisões diárias, desde movimentações financeiras até pedidos de ração, por exemplo. A nossa inteligência artificial foi projetada para ser uma estrutura escalável, compatível com futuros modelos de IA e atualmente conectada ao modelo GPT-4, preparada para incorporar qualquer outro modelo de linguagem (LLM) disponível no mercado”, conclui o analista da cooperativa.
Sobre a Cooperativa Frísia
Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). A cooperativa atua no Tocantins desde 2016.
Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br.
Agronegócio
bp bioenergy reduz em 30% os incêndios em Tocantins com tecnologia e gestão integrada
Unidade Pedro Afonso registra avanço no combate a este tipo de ocorrência com estrutura do Programa Brigada 4.0, no qual a empresa já investiu mais de R$80 milhões

Em um período marcado pelo recorde de incêndios que afetou o setor sucroenergético em 2024, a bp bioenergy, uma das líderes brasileiras em açúcar, etanol e bioeletricidade, apresenta resultados positivos em Tocantins no enfrentamento a este que é um problema histórico no segmento, sobretudo nos períodos mais secos do ano. Um balanço da companhia, referente ao período de 2019 a 2024, registrou uma redução de 30% na incidência deste tipo de ocorrência em áreas próximas à sua unidade em Pedro Afonso, no Centro-Norte do estado. Além disso, o volume de área queimada nessa localidade também diminuiu, passando de mais de 5 mil hectares em 2019, para cerca de 1,7 mil em 2024, totalizando uma redução de 66%.
Em um cenário mais amplo, considerando todas as 11 unidades da companhia, em cinco estados brasileiros, os indicadores seguem relevantes e apontam para uma diminuição de 46,5% na incidência de incêndios no mesmo intervalo, além de uma redução de 66% no tempo de resposta a acontecimentos desta natureza.
“Esses avanços são motivo de orgulho para nós, especialmente considerando os desafios do último ano. Pedro Afonso, assim como outras áreas do Tocantins localizadas no Cerrado, têm alta vulnerabilidade a incêndios na estação seca, o que torna essencial atuarmos na região com estratégia, agilidade e prevenção”, comenta Rogério Bremm, diretor agrícola da companhia.
Programa Brigada 4.0: estratégia integrada e tecnologia fortalecem prevenção e resposta ágil
Os resultados alcançados pela empresa são fruto do Programa Brigada 4.0, criado em 2019 com o objetivo de prevenir, detectar e combater incêndios de forma ágil, inteligente e integrada. Com foco na proteção de vidas, na preservação ambiental e na manutenção da eficiência operacional, a iniciativa vem se consolidando como uma importante estratégia da companhia no enfrentamento às diferentes causas que contribuem para o avanço das queimadas no campo, como as mudanças climáticas.
Os investimentos da bp bioenergy no programa já superam R$ 80 milhões, somando recursos em frentes como aquisição de equipamentos, treinamentos, práticas preventivas e soluções tecnológicas. Uma das inovações de destaque é o projeto de transformação digital em parceria com a TIM, que está levando conectividade 4G para 3 milhões de hectares, por meio da instalação de 98 torres nas regiões onde a companhia atua.
Essa infraestrutura ampliou o alcance de soluções de ponta adotadas no programa, como é o caso do Pantera – um sistema de inteligência artificial desenvolvido pela startup brasileira umgrauemeio. A ferramenta opera com câmeras térmicas de alta definição, instaladas em torres de monitoramento em cada uma das 11 unidades, que são capazes de identificar focos de incêndio em apenas alguns segundos.
O sistema também se beneficia do uso de dados de satélite, que permitem antecipar condições propícias à ocorrência de incêndios e atuar de forma preventiva. Outro destaque é a integração com tecnologias como o GPS da frota das brigadas de combate, possibilitando localizar os recursos mais próximos do foco e indicar a equipe mais adequada para o atendimento.
“Esses recursos se integram com outras iniciativas internas, como estudos de inteligência logística e geotecnologia, colaborando para a redução do tempo de resposta às ocorrências”, comenta o diretor agrícola.
Todas as informações obtidas a partir dos recursos tecnológicos convergem para o SmartHub, uma central de gestão logística integrada, instalada no escritório da empresa em São José do Rio Preto (SP), que monitora em tempo real, 24 horas por dia, as atividades no campo – do plantio à colheita. A partir desse ambiente único e conectado, as brigadas de combate são acionadas imediatamente, o que reduz o tempo de resposta e minimiza os impactos ambientais e operacionais de cada ocorrência.
Vale mencionar ainda que, para garantir a atuação em campo, a estrutura de combate do Programa Brigada 4.0 inclui 97 caminhões-bombeiro com jatos de água automatizados, 16 caminhões-pipa, 12 caminhões-tanque e um time com mais de 1.050 brigadistas treinados. As ações são reforçadas ainda por campanhas internas e externas de conscientização, especialmente durante os meses mais secos do ano, envolvendo comunidades próximas e colaboradores em práticas preventivas.
“Nosso compromisso vai muito além de combater incêndios visando assegurar um bom ambiente para nossas operações. É sobre antecipar riscos, proteger vidas e atuar de forma responsável nas regiões onde estamos presentes. Os resultados que alcançamos até aqui mostram que é possível aliar inovação e sustentabilidade em benefício das pessoas, do campo e do meio ambiente. O cenário de 2024 foi desafiador e nós o enfrentamos com preparo, agilidade e visão de longo prazo. A Brigada 4.0 é fruto dessa estratégia, e seguirá sendo um pilar essencial da nossa operação”, finaliza Bremm.
Sobre a bp bioenergy
A bp bioenergy é uma das maiores empresas de bioenergia do Brasil, com capacidade de moagem de 32 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Criada a partir da aquisição pela bp da totalidade da joint-venture BP Bunge Bioenergia, em outubro de 2024, a companhia possui mais de 9.500 colaboradores distribuídos em 11 unidades espalhadas por cinco estados brasileiros, que são responsáveis pela produção de etanol, açúcar e bioeletricidade por meio da cana-de-açúcar. Com um time e parceiros de negócio comprometidos com a segurança, ética e sustentabilidade, a bp bioenergy está pronta para atender à crescente demanda por combustíveis mais limpos e com baixo teor de carbono.
Economia
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Sebrae
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