Governo do Tocantins
Governo do Tocantins abre inscrições para o Concurso Estande Sustentável da Agrotins 2025

Novo edital traz ajustes de critérios, as inscrições são online e além de expositores, os estandes institucionais também podem participar para concorrer aos prêmios das respectivas categorias
Estão abertas as inscrições para o Concurso Estande Sustentável Agrotins 2025, a partir desta quarta-feira, 4, conforme critérios do Edital nº 2/2024, publicado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), no Diário Oficial. Nesta edição, as inscrições do concurso deverão ser feitas por cada interessado, exclusivamente através deste Formulário Online.
Essa é a 2ª edição do Concurso, uma iniciativa da Semarh que faz parte das atividades da XXV Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2025). A Feira é realizada anualmente pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro).
Em 2025, além de o Concurso Estande Sustentável eleger os três estandes mais sustentáveis da categoria expositores na Agrotins, que vão concorrer no 1° lugar ao prêmio de 100% de isenção da taxa de locação de um lote na feira do ano seguinte (2026), no 2° lugar a 70% de desconto; e no 3° lugar a 50% de abatimento e ao Certificado de Estande Sustentável Vencedor de 2025 que será entregue a ambos; o concurso também vai selecionar três estandes da categoria institucionais, que vão receber o reconhecimento de Estande Sustentável Institucional Vencedores de 2025.
O secretário Marcello Lelis contou que ouviu ideias criativas e muito boas de representantes de Instituições que também participam da Agrotins e não tiveram prazo para programar suas ações mais sustentáveis na edição deste ano. “A antecipação do edital e das inscrições para o concurso em 2025, ampliam esse intervalo e tem o intuito de promover a oportunidade de participação de mais interessados”, afirmou.
Segundo a diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Ellen Amaral, “o concurso é um espaço aberto a ações que podem promover a sustentabilidade com iniciativas diversas, que vão desde a redução do impacto ambiental, assim como o gerenciamento adequado dos Resíduos gerados. Com ações simples de cada participante podemos juntos tornar a Agrotins um evento rumo a tendência do momento de eventos lixo zero”, reiterou.
Participação
Participarão do concurso os estandes devidamente inscritos no Concurso de acordo com o edital e com seus estandes em pleno funcionamento no primeiro dia da Agrotins 2025.
As condições gerais do concurso, critérios de elegibilidade, avaliação, participação, seleção, premiação e demais informações, estão disponíveis no Edital nº 2/2024. Mais informações podem ser solicitadas no e-mail semarh.dpa@gmail.com.
Concurso
O Concurso Estande Sustentável é um mecanismo de incentivo às iniciativas empresariais e institucionais sustentáveis, social e ambientalmente adequadas, que inovem, promovam e fortaleçam a cultura da sustentabilidade aplicada ao contexto da realização da Feira e que sejam replicáveis em outras exposições e eventos semelhantes.
Governo do Tocantins
Em Colinas, governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para reforma do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, nesta sexta-feira, 29
Reforma integra o projeto Obra Toda Semana: Transformando Escolas, Construindo Futuros

Governo do Tocantins
Em Brasília, Presidente da ATS toma posse como conselheiro fiscal da Aesbe
O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, vai integrar a nova diretoria da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) para o biênio 2025-2027.

O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, tomou posse como conselheiro fiscal na Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira, 27, em Brasília.
Durante a cerimônia, também tomaram posse o novo presidente da Aesbe, Munir Abud, atual presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e os novos membros da mesa diretora da Associação para o biênio 2025-2027.
Durante o seu discurso de posse, o presidente da ATS agradeceu a oportunidade e se comprometeu a executar suas funções com afinco e dedicação.
“É com muita felicidade que eu represento o estado do Tocantins através da Agência Tocantinense de Saneamento. Digo à todos que podem contar com nosso trabalho, com muito afinco e dedicação nas questões principais que são a gestão financeira, administrativa e fiscalizando da melhor forma possível os recursos da Aesbe nesses próximos dois anos. Quero deixar meu abraço e agradecer ao nosso governador Wanderlei Barbosa pela oportunidade de presidir a ATS ao longo desses pouco mais de seis meses e dizer que vamos discutir e levar para nosso estado todas as possibilidades para podermos avançar na área do saneamento com foco na universalização”, destacou Pedro Cardoso.
O evento foi realizado no Clube de Engenharia de Brasília, reunindo autoridades, representantes das companhias associadas e convidados.
Governo do Tocantins
Tocantins se consolida como terceiro maior produtor de arroz do Brasil
Com produção concentrada na região oeste, o estado alcançou 604 mil toneladas em 2023

O Tocantins produziu 604 mil toneladas de arroz em 2023, consolidando-se como o terceiro maior produtor do país, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM). O desempenho coloca o estado atrás apenas do Rio Grande do Sul (7,14 milhões de toneladas) e de Santa Catarina (1,18 milhão de toneladas).
O arroz é uma das culturas mais relevantes do agronegócio tocantinense, responsável por abastecer o mercado interno e atender à demanda das regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu 10,3 milhões de toneladas de arroz em 2023, sendo quase 81% concentrados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nesse cenário, o Tocantins reforça sua importância estratégica como fornecedor do grão.
O governador Wanderlei Barbosa destaca que o resultado reflete os investimentos do Governo do Tocantins em infraestrutura e apoio ao agronegócio. “Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais os nossos produtores, oferecendo condições para que a produção cresça de forma sustentável e gere mais renda e empregos para os tocantinenses”, enfatiza.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressalta o papel das políticas públicas e da pesquisa agrícola. “O Governo do Tocantins tem investido significativamente para garantir a excelência da produção de arroz. Essa parceria com os produtores e o setor de pesquisa impulsiona o desenvolvimento de variedades mais adaptadas ao clima e fortalece a nossa infraestrutura e logística”, evidencia.
A produção de arroz se concentra principalmente na região oeste do Tocantins, em municípios como Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pium, Dueré e Cristalândia.
Dados da Conab apontam que, em 2024, a força da cultura seguiu em expansão: só nos dois primeiros meses do ano, o Tocantins exportou 182,1 mil toneladas de arroz, reforçando sua posição de destaque no mercado nacional.
Edição: Victória Milhomem
-
Social5 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento4 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia3 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Social3 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi
-
Tocantins4 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde