Sebrae
Economia prateada impulsiona mercado e exige adaptação dos pequenos negócios

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, adaptar-se às necessidades do público sênior é essencial para fidelizar clientes e impulsionar os negócios
A população brasileira com mais de 60 anos segue em crescimento acelerado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados no último dia 29, a expectativa de vida do brasileiro atingiu 76,4 anos, de acordo com a Tábua de Mortalidade de 2023. Em 2022, essa projeção era de 75,5 anos. Os números consideram a média entre homens e mulheres.
Esse fenômeno demográfico, que reflete o envelhecimento da população, é uma oportunidade crescente para os pequenos negócios, de acordo com o Sebrae. A chamada economia da longevidade, também conhecida como economia prateada, ganhou relevância nos últimos anos. Em apenas duas décadas, a quantidade de idosos no Brasil dobrou, passando de 15,2 milhões em 2000 para 33 milhões em 2023. A previsão é de que, até 2070, mais de um terço da população brasileira tenha mais de 60 anos, representando 37,8%.
Diante desse cenário, é fundamental que os pequenos negócios se adaptem a essa nova realidade. Para Luciana Retes, analista do Sebrae Tocantins, é crucial capacitar as equipes para atender esse público de maneira eficaz e criar uma experiência de consumo que incentive a fidelidade. “A experiência do consumidor precisa ser mais prazerosa, com filas e estacionamentos especiais, equipe cordial e tempo de espera reduzido, garantindo a satisfação do idoso”, destaca.
Dicas para conquistar o público acima de 60 anos
Para atrair e fidelizar clientes dessa faixa etária, é importante que os pequenos negócios considerem três aspectos essenciais:
Atendimento
O atendimento a um público sênior precisa ser diferenciado. O tempo de decisão de compra pode ser mais longo, e a velocidade de processamento pode variar, por isso, é importante oferecer paciência e atenção.
Comunicação
O público sênior deve se reconhecer nas estratégias de marketing. As empresas também devem adaptar suas redes sociais para atender a essa clientela, com uma comunicação clara e inclusiva.
Respeito
A fidelidade dos clientes acima de 60 anos é um ativo valioso para os negócios. Essa faixa etária tende a ser mais fiel, e o respeito é fundamental para manter um bom relacionamento. O etarismo, qualquer forma de discriminação relacionada à idade, é algo que prejudica a experiência do consumidor e deve ser evitado.
Investir na adaptação dos negócios para atender a esse público crescente não é apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica para os próximos anos.
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Sebrae
Empreendedora reconhecida pela Forbes palestra em Porto Nacional com apoio do Sebrae Tocantins
Empreendedora Carla Sarni, fundadora da Sorridents, compartilha trajetória de superação e reforça o papel do Empretec na formação de empreendedores no Estado

Com o objetivo de fortalecer a cultura empreendedora e estimular o surgimento de novos negócios no Tocantins, o Sebrae realiza no dia 22, às 19 horas, em Porto Nacional, uma palestra gratuita com a empresária Carla Sarni, fundadora da rede de clínicas odontológicas Sorridents.
A ação tem como proposta apresentar uma trajetória real de sucesso, baseada na experiência de Carla Sarni, que participou do Empretec e teve o seminário como ponto de virada em sua jornada empreendedora. Reconhecida nacional e internacionalmente, a palestrante transformou a Sorridents em um dos maiores cases do empreendedorismo brasileiro.
Carla Sarni é fundadora e CEO do Grupo Salus, a maior holding de saúde, beleza e bem-estar do país, que reúne 863 unidades franqueadas e 11 marcas renomadas, como Sorridents, GiOlaser, Olhar Certo e Amo Vacinas. Reconhecida como uma das maiores referências femininas no empreendedorismo nacional e internacional, foi destaque na lista Forbes Mulheres de Sucesso 2024. Em suas palestras, compartilha uma trajetória marcada por superação e inovação, destacando o papel transformador do Empretec em sua carreira.
Millena Lima, gerente do Sebrae, enfatiza que além da palestra, essa ação é um ato que fortalece a cidade e empreendedores. Segundo ela, levar uma mulher como Carla Sarni a Porto Nacional é dizer, na prática, que grandes ideias não têm CEP e que o Tocantins tem potencial para ser protagonista no cenário nacional. “É também uma forma de democratizar o acesso à formação empreendedora e mostrar que, com oportunidade, conhecimento e apoio, qualquer pessoa pode transformar sua realidade”, garante.
Sebrae
Taquaralto Tem de Tudo começa com foco em marketing, vendas e encantamento no atendimento
Campanha do Sebrae Tocantins abre com palestra-show e lições inspiradas na Disney para impulsionar o comércio de Taquaralto

O Sebrae Tocantins inicia, no dia 5 de agosto, à campanha “Taquaralto Tem de Tudo” com uma programação para o fortalecer o comércio local. A abertura conta com duas palestras, com objetivo de preparar os empresários da região para conquistar mais clientes e impulsionar as vendas.
A primeira palestra será com foco em Marketing e Vendas, em que a Rosângela Andreazza traz estratégias práticas para atrair e fidelizar consumidores. Na sequência, o público mergulhar na experiência da Disney, com Lunna Dias, na palestra Atendimento ao Cliente na Magia Disney que traz lições sobre como transformar o atendimento ao cliente em uma experiência memorável.
A campanha segue até o dia 30 de agosto com capacitações, oficinas práticas de vitrinismo e atendimento, consultorias, ações promocionais e uma liquidação nos comércios participantes entre os dias 27 e 30. A programação encerra com uma feira de negócios com as empreendedoras do projeto Donas do Negócio, apresentações culturais, espaço gastronômico e sorteios.
Com 28,3% dos pequenos negócios de Palmas concentrados em Taquaralto, a ação busca valorizar e potencializar esse importante polo econômico da Capital. “É uma campanha construída a partir das demandas dos próprios empresários da região. Vamos oferecer conteúdo, visibilidade e oportunidades para fortalecer o comércio local”, destaca Walbênia Lemos, analista do Sebrae Tocantins.
A campanha tem o apoio da Prefeitura de Palmas, Governo do Estado, CDL, Sicredi, instituições financeiras, influenciadores digitais e veículos de comunicação. Empresários interessados devem estar associados à ACIT e procurar o Sebrae em Taquaralto.
Sebrae
Sebrae Tocantins e ALETO selam parceria para promover desenvolvimento econômico nos municípios
Lançado nesta quarta-feira, convênio abrange 125 municípios com foco na qualificação da gestão pública, modernização legislativa e incentivo ao empreendedorismo local

O Sebrae Tocantins e a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (ALETO) assinaram, na manhã desta quarta-feira, 30, um convênio para a execução do projeto TO Cidade Empreendedora. Com investimentos da ordem de R$ 16,4 milhões, a iniciativa tem o objetivo de modernizar a legislação municipal, qualificar lideranças públicas e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável em 125 municípios com até 15 mil habitantes. A ação representa um impulso real para quem deseja abrir ou expandir um negócio, especialmente em municípios menores, ao promover políticas públicas mais eficazes, desburocratizar processos e criar condições mais justas e acessíveis para o surgimento de novos empreendimentos.
O projeto será executado entre agosto deste ano a dezembro de 2026. As atividades iniciarão com capacitação de gestores municipais, melhoria das compras das prefeituras, incentivo à educação empreendedora, modernização de leis e estruturação de políticas públicas locais.
Durante a solenidade de assinatura do convênio, o superintendente do Sebrae Tocantins, Rérison Antônio Castro, enfatizou a relevância da parceria como um marco na promoção do desenvolvimento econômico local. Segundo ele, o projeto consolida uma atuação conjunta entre duas instituições que têm papel fundamental na transformação dos territórios.
“Estamos falando de um esforço articulado para qualificar lideranças públicas, modernizar a gestão municipal e criar um ambiente mais propício ao surgimento e à consolidação de pequenos negócios. O Sebrae aporta sua expertise técnica, metodologias consolidadas e experiência em políticas de fomento ao empreendedorismo, enquanto a Assembleia Legislativa entra com sua representatividade, capilaridade e compromisso com o fortalecimento das economias locais. É uma parceria estratégica, estruturante e, sobretudo, necessária para quem acredita no potencial dos municípios tocantinenses”, afirmou.
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (Republicanos), ressaltou a importância estratégica do convênio, especialmente por contemplar os municípios de menor porte, que frequentemente enfrentam limitações no acesso a políticas de capacitação e desenvolvimento. Segundo ele, a parceria representa um avanço significativo na descentralização das ações direcionadas ao fortalecimento da gestão pública e do empreendedorismo local.
“Trata-se de uma iniciativa inovadora, que leva qualificação e apoio diretamente às bases, onde estão os gestores e a população que mais necessita de oportunidades para empreender. Contar com o Sebrae como parceiro nesse processo reforça nossa confiança no impacto positivo que esse projeto terá nos territórios tocantinenses”, afirmou.
Ações
Entre as principais ações previstas estão formações em liderança cívica, oficinas de simplificação de processos, consultorias para adequações legais, capacitação de agentes de desenvolvimento, implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e estímulo à participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais.
O projeto será coordenado pelo Sebrae Tocantins, em parceria com a Escola do Legislativo da ALETO, e prevê a adesão individual dos municípios interessados. A proposta assegura uma execução alinhada às necessidades específicas de cada localidade, com foco na geração de emprego e renda, além da qualificação da gestão pública e do fortalecimento do ambiente de negócios.
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