Sebrae
Inscrições para novas vagas dos ALI são prorrogadas até o dia 06 de janeiro

Ao todo serão disponibilizadas seis vagas imediatas e 87 para cadastro reserva, distribuídas em todas as metodologias. O valor da bolsa é de R$ 5 mil
As inscrições para as novas vagas de Agente Local de Inovação (ALI) foram prorrogadas até às 18 horas do dia 06 de janeiro de 2025. As oportunidades são para todas as metodologias do programa: Ecossistemas, Educação Empreendedora, Indicação Geográfica, Produtividade, além novamente, da Rural, desta vez para mais localidades do Estado.
Os interessados podem se inscrever por meio do portal da Fapetec, no endereço: www.fapetec.org -> Unidade de Seleção -> Processos Seletivos -> Processo Seletivo SEBRAE/TO – ALI 02/2024 -> Ver detalhes -> Comunicado e Comunicados.
Ao todo serão disponibilizadas seis vagas imediatas e 87 para cadastro reserva, distribuídas em todas as metodologias. O valor da bolsa é de R$ 5 mil. Para cada metodologia é exigida uma formação, destinada há um tipo de atividade e cada uma delas tem uma duração específica.
Para a metodologia Ecossistemas, por exemplo, estão sendo disponibilizadas 15 vagas para as cidades de Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. A duração da bolsa é de 18 meses. Entre as exigências estão graduação completa, nas áreas de Gestão da Inovação, Administração de Empresas, Engenharias, Marketing, Ciências Econômicas ou Ciências Contábeis, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e experiência de seis meses, no mínimo, em projetos de inovação, ambientes de inovação, ecossistemas de inovação, inovação no ambiente empresarial, inovação em ambientes digitais, gestão de comunidade e/ou gestão de empresas.
Já para Educação Empreendedora são 24 vagas para as cidades de Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional. A duração da bolsa é de 24 meses. Entre as exigências estão: Formação universitária completa (graduação) em Gestão e Empreendedorismo, Administração, Administração Pública, Engenharias, Pedagogia, Licenciaturas, Comunicação Social ou Marketing, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação e ter experiência de, no mínimo, seis meses, nas áreas da Educação (ensino formal), Gestão Pedagógica, Tecnologias da Educação e Inovação no Campo Educacional.
A metologia Indicação Geográfica terá seis vagas distribuídas pelos municípios de Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono, Santa Teresa e São Félix do Tocantins. A duração da bolsa é de 18 meses e tem entre as exigências a formação universitária completa, com diploma reconhecido pelo MEC, nas áreas de engenharia agronômica; engenharia florestal; engenharia de alimentos, zootecnia, gestão do agronegócio, tecnólogo em agronegócios, tecnólogo em alimentos ou outros cursos de engenharia e cursos afins das ciências agrárias. Além de ter experiência de, no mínimo, seis meses nas áreas de inovação, gestão e/ou governança de coletividades.
Em Produtividade serão disponibilizadas 14 vagas para as cidades de Araguaína, Gurupi, Palmas e Paraíso do Tocantins. A duração da bolsa é de 30 meses e a formação exigida é universitária completa nas áreas de Administração, Engenharias, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Design, Sistema de Informação, em curso reconhecido pelo MEC e experiência de, no mínimo, seis meses em administração, finanças, comunicação, marketing, gestão, empreendedorismo, inovação e/ou negócios indústria.
Por último, o Sebrae oferta oportunidades na metodologia Rural, onde serão disponibilizadas cerca de 30 vagas para as regiões de Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. A duração da bolsa é de 24 meses. A formação é universitária completa (graduação) em administração de empresas, marketing, ciências econômicas, engenharia agronômica, engenharia florestal, engenharia de alimentos, engenharia de pesca, medicina veterinária, zootecnia, gestão do agronegócio; tecnólogo em agronegócios, tecnólogo em alimentos ou cursos das ciências agrárias ou dos alimentos, em curso reconhecido pelo MEC. Além de experiência de, no mínimo, seis meses em atividades realizadas em propriedade rural ou agroindústrias.
Etapas do Processo Seletivo
O processo seletivo será composto por três etapas: a primeira é a avaliação de conhecimentos – etapa eliminatória e classificatória, a segunda é a análise curricular e documental, também eliminatória e classificatória e a terceira é a avaliação de habilidades e perfil – eliminatória e classificatória. Todas as etapas serão realizadas de forma remota.
O candidato pode buscar mais informações no Comunicado 01 e Anexos, que estão disponíveis na página da Fapetec no portal: www.fapetec.org . Em caso de dúvidas é possível acessar o Fale Conosco no próprio portal da instituição ou pelo email: contato@selecaofapetec.org.br.
Continue lendo
Sebrae
Transformar ideias em negócios: Sebrae Tocantins realiza palestra com Carla Sarni em Palmas
Palestra gratuita inspira empreendedores com a trajetória de sucesso da fundadora da Sorridents

História de superação, visão inovadora e um império construído do zero. Essa é a bagagem que a empresária Carla Sarni trará a Palmas no próximo dia 20 de agosto, quando sobe ao palco para uma palestra gratuita promovida pelo Sebrae Tocantins, às 19h. Reconhecida como uma das maiores referências femininas do empreendedorismo no Brasil e no exterior, a fundadora da rede Sorridents chega para compartilhar lições práticas e inspirar quem deseja transformar uma boa ideia em um negócio de sucesso.
Fundadora e CEO do Grupo Salus, holding que reúne 11 marcas renomadas, como Sorridents, GiOlaser, Olhar Certo e Amo Vacinas, Carla comanda um conglomerado com 863 unidades franqueadas no País. Sua trajetória, marcada por superação e inovação, a levou a ser destaque na lista Forbes Mulheres de Sucesso 2024.
Mais do que falar sobre gestão e expansão de negócios, a empresária vai revelar como o Empretec, metodologia de formação empreendedora aplicada pelo Sebrae, foi decisivo para sua virada profissional. Sua experiência tornou-se um exemplo prático do impacto do seminário, inspirando milhares de empreendedores.
Para o gerente do Sebrae Tocantins, Amaggeldo Barbosa, a palestra de Carla Sarni em Palmas representa uma oportunidade estratégica de consolidar a cultura empreendedora no Estado e incentivar a criação de novos negócios. Segundo ele, trazer uma empresária com trajetória reconhecida nacional e internacionalmente evidencia que o Tocantins tem potencial para se destacar no cenário econômico do país. “Oferecer acesso a conhecimento de qualidade e orientação profissional permite que qualquer empreendedor transforme uma ideia em negócio sólido, gerando impacto real na economia e na comunidade local”, afirma.
Barbosa destaca ainda que o evento faz parte das ações institucionais do Sebrae voltadas à mobilização e à capacitação de empreendedores, que tem o objetivo de fortalecer a rede de negócios inovadores e sustentáveis no Tocantins.
Energisa
Festa da Colheita movimenta Jalapão e valoriza trabalho das mulheres do capim dourado
O quilombo Mumbuca recebe evento que celebra tradição, fortalece o empreendedorismo e promove o manejo sustentável do capim dourado

Para garantir o manejo sustentável do capim dourado, matéria-prima dos artesanatos e principal fonte de renda das comunidades tradicionais do Jalapão, a comunidade do Povoado Mumbuca realiza, de 12 a 14 de setembro, a Festa da Colheita. O evento é promovido pela Associação dos Artesãos Extrativistas do Povoado Mumbuca, com apoio do Sebrae Tocantins, da Energisa – por meio do projeto Energia para Crescer e da Prefeitura Municipal de Mateiros.
O diretor do Sebrae, Rogério Ramos, ressalta que a maior parte das pessoas que trabalham com o capim dourado no Jalapão são mulheres. Nesse contexto, o Sebrae busca, por meio de suas ações, valorizar o papel essencial que elas desempenham tanto na economia local quanto na preservação cultural do artesanato da região. “Com o apoio do Sebrae, elas transformam tradição em sustento para suas famílias, mantendo vivas as raízes do seu povo e impulsionando a geração de renda e o desenvolvimento deste lugar, que está entre os mais belos do País”, afirma.
A analista do Sebrae, Admary Monteiro, destaca que a festa é uma oportunidade para os moradores do quilombo aumentarem suas fontes de renda, por meio do empreendedorismo e divulgação da cultura local. “O Sebrae tem contribuído para que os artesãos e comerciantes do Mumbuca divulguem seus produtos e temos muita gratidão por ver que nosso trabalho está contribuindo com comunidade. Afinal, se não tiver amor pelo Jalapão, o trabalho não flui. Aqui, a gente desenvolve um senso de pertencimento e começa a fazer parte da vida dessas pessoas”, enfatiza.
Além do apoio à Festa da Colheita, o Sebrae também contribui para o fortalecimento do artesanato local. Entre os dias 25 e 29 de setembro, a instituição leva uma designer especializada em artesanato para o Mumbuca, com o objetivo de desenvolver uma nova coleção de peças de capim dourado alinhadas às tendências de mercado e às demandas de consumidores.
Energia Para Crescer
O projeto Energia Para Crescer é uma parceria entre o Sebrae Tocantins e a Energisa Tocantins. A iniciativa tem como objetivo apoiar a melhoria da qualidade de vida das comunidades quilombolas, fortalecendo o turismo e o empreendedorismo na região.
Sebrae
Empreendedora reconhecida pela Forbes palestra em Porto Nacional com apoio do Sebrae Tocantins
Empreendedora Carla Sarni, fundadora da Sorridents, compartilha trajetória de superação e reforça o papel do Empretec na formação de empreendedores no Estado

Com o objetivo de fortalecer a cultura empreendedora e estimular o surgimento de novos negócios no Tocantins, o Sebrae realiza no dia 22, às 19 horas, em Porto Nacional, uma palestra gratuita com a empresária Carla Sarni, fundadora da rede de clínicas odontológicas Sorridents.
A ação tem como proposta apresentar uma trajetória real de sucesso, baseada na experiência de Carla Sarni, que participou do Empretec e teve o seminário como ponto de virada em sua jornada empreendedora. Reconhecida nacional e internacionalmente, a palestrante transformou a Sorridents em um dos maiores cases do empreendedorismo brasileiro.
Carla Sarni é fundadora e CEO do Grupo Salus, a maior holding de saúde, beleza e bem-estar do país, que reúne 863 unidades franqueadas e 11 marcas renomadas, como Sorridents, GiOlaser, Olhar Certo e Amo Vacinas. Reconhecida como uma das maiores referências femininas no empreendedorismo nacional e internacional, foi destaque na lista Forbes Mulheres de Sucesso 2024. Em suas palestras, compartilha uma trajetória marcada por superação e inovação, destacando o papel transformador do Empretec em sua carreira.
Millena Lima, gerente do Sebrae, enfatiza que além da palestra, essa ação é um ato que fortalece a cidade e empreendedores. Segundo ela, levar uma mulher como Carla Sarni a Porto Nacional é dizer, na prática, que grandes ideias não têm CEP e que o Tocantins tem potencial para ser protagonista no cenário nacional. “É também uma forma de democratizar o acesso à formação empreendedora e mostrar que, com oportunidade, conhecimento e apoio, qualquer pessoa pode transformar sua realidade”, garante.
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Governador participa de missa campal do Senhor do Bonfim
-
Social10 horas atrás
Vantuil Junior fala do Show de Henrique & Juliano em Palmas
-
Moda e Estilo5 dias atrás
Frezano Boutique sugere acessórios para show Henrique & Juliano
-
Social11 horas atrás
Carlos Alberto e Caroline Marques celebram noivado
-
Social2 dias atrás
Lu Tranchesi organiza o chá de bebê de João, segundo filho de Lelê Saddi