Governo do Tocantins
Academia Palmense de Letras elege nova Diretoria Executiva

Orion Milhomem, Múcio Breckenfeld, Francisquinha Laranjeira e Luciana Aglantzakis compõem a nova diretoria da APL, que realizará a solenidade de posse aberta ao público no início de fevereiro de 2025
A Academia Palmense de Letras (APL) elegeu a chapa “APL Participativa” para liderar a instituição durante o triênio 2025/2027. O grupo, formado pelo escritor Orion Milhomem (presidente), Múcio Breckenfeld (vice-presidente), Francisquinha Laranjeira (tesoureira) e Luciana Aglantzakis (secretária), foi escolhido por unanimidade pelos acadêmicos em eleição realizada virtualmente.
A diretoria tomou posse formalmente no dia 12 de dezembro e, posteriormente, organizará uma solenidade aberta ao público, prevista para o início de fevereiro de 2025, com data e local ainda a serem definidos. O evento marcará o início de um ciclo de ações e projetos voltados ao fortalecimento da literatura no Tocantins.
O processo eleitoral, realizado no último dia 9, foi tradicionalmente marcado pelo consenso entre os membros e registrou 22 votos, que representaram a totalidade dos acadêmicos participantes. Todo o pleito foi conduzido pela Comissão Eleitoral, composta pelos acadêmicos Dídimo Heleno Póvoa Aires, Luís Otávio de Queiroz Fraz e Márcio Gonçalves Moreira.
Segundo o secretário da Cultura Tião Pinheiro, a eleição da nova diretoria da Academia Palmense de Letras e iniciativas como o I Seminário do Livro, Leitura e Escrita do Tocantins reforçam o compromisso do Governo do Estado em promover a universalização da cultura literária na região: “As academias têm papéis importantes no fomento e fortalecimento de nossa cultura e essa renovação da diretoria executiva da Academia Palmense de Letras (APL) comandada pelo escritor Orion Milhomem enseja novos tempos para a nossa literatura. O Governo do Tocantins, através da Secretaria da Cultura, parabeniza a nova cúpula diretiva da APL e se coloca à disposição para juntarmos forças nessa missão de devolver o protagonismo aos nossos fazedores de cultura”.
De acordo com Orion Milhomem, a prioridade é ampliar a visibilidade da APL, aproximar a produção literária palmense do público, com ações como a inclusão de obras dos acadêmicos em escolas e bibliotecas públicas e sua exigência em vestibulares das universidades locais. “Queremos trazer para perto da academia os escritores palmenses, além de estimular os jovens escritores. Precisamos fortalecer a nossa identidade cultural e mostrar que temos qualidade em nossa produção literária. A literatura é capaz de promover o ser humano e a APL tem esse compromisso”, disse o presidente.
A diretoria também planeja realizar concursos e saraus literários, palestras em escolas e incentivar jovens escritores a participarem das atividades culturais da academia.
Conheça os eleitos
Orion Milhomem Ribeiro é poeta, escritor e palestrante. É formado em Direito e pós-graduado em Direito Público. É autor dos livros Essência Poética (Editora Diplomata, 2007), Em Ritmo de Amor & Poesia (Editora Dialética, 2022) e No Embalo do Coração (Editora Dialética, 2024). Tem participação nas antologias poéticas Sarau Brasil 2016 e 2017 (Concurso Nacional Novos Poetas). Venceu o 1º Concurso de Poesias e Contos Dalva Lucas Kertesz, com o poema “Teus Olhos”. É membro da APL, cadeira 25, cujo patrono é Olavo Bilac. Já foi presidente do Diretório Central dos Estudantes da Unitins, Oficial de Justiça, Secretário de Juventude e Esportes da capital e Vereador na Câmara Municipal de Palmas. Atualmente é Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Tocantins.
Múcio José Breckenfeld Fernandes é médico, filósofo, advogado, poeta e escritor. É vice-presidente da Academia Tocantinense de Letras e fundador e idealizador da Academia Palmense de Letras. Escreveu Folhas de um vento espalhado, Caleidoscópio de Emoções, Poesia Peregrina e o Teatro de Múcio Breckenfeld, volume I. É membro efetivo da cadeira nº 01 da APL. Foi o primeiro presidente da APL (triênio 2002-2005).
Francisquinha Laranjeira Carvalho é historiadora, mestre, pós-graduada em gestão de cidades e especialista em Conservação de Patrimônio Histórico e Cultural da América Latina. Escreveu as obras históricas: Fronteiras e Conquistas pelo Araguaia -século XIX; Nas Águas do Araguaia – a hibridez e a navegação pelo Araguaia; Taquaruçu. É autora de vários artigos, dentre eles: Rio Araguaia: o caminho dos sertões. Cientista cultural e apreciadora das artes e das práticas culturais. É membro efetivo da cadeira n⁰ 7 da APL. Foi presidente da entidade (triênio 2019-2022), sendo autora do projeto Terça Literária, que promoveu apresentações teatrais das obras dos escritores da APL.
Luciana Costa Aglantzakis é poetisa e escritora. É formada em direito, em comunicação social e também graduada em letras e português. Possui diversas pós-graduações em direito, além de mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Lisboa. Atualmente, é juíza estadual do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. É membro efetivo da cadeira nº 08 da APL.
Governo do Tocantins
Estellamaris Postal assume a Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins

A defensora pública Estellamaris Postal foi nomeada pelo governador Laurez Moreira (PSD) para chefiar a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins. A nomeação consta na edição nº 6898 do Diário Oficial, publicada nesta segunda-feira, 15.
Até então, Estellamaris exercia a função de 1ª Subdefensora Pública-Geral do Estado e possui longa trajetória dentro da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), onde atua desde 1994.
Perfil
Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil pela Unitins, Estellamaris Postal tem carreira consolidada no serviço público.
Ela foi defensora pública-geral do Estado em quatro biênios: 2007/2008, 2009/2010, 2021/2023 e 2023/2025. Também presidiu o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no período de 2021/2022.
Ao longo da carreira, desempenhou funções estratégicas:
-
Subdefensora Pública-Geral em três mandatos (2011/2013; 2017/2019; 2019/2021);
-
Corregedora-Geral da DPE, eleita e reeleita para dois biênios consecutivos (2013/2015 e 2015/2017);
-
Membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas;
-
Integrante do Conselho Penitenciário do Estado;
-
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Em 2014, foi a primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça. Também coordenou a Força Nacional de Execução Penal em Santa Catarina (2013) e participou da elaboração do III Diagnóstico das Defensorias Públicas do Brasil.
Com reconhecimento nacional por sua atuação, Estellamaris Postal leva para a Secretaria de Cidadania e Justiça experiência técnica, visão institucional e histórico de liderança em pautas ligadas à justiça, direitos humanos e cidadania.
Governo do Tocantins
Beto Lima é reconduzido à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

O governador Laurez Moreira (PSD) reconduziu o empresário Carlos Humberto Duarte Lima e Silva, conhecido como Beto Lima, ao cargo de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins. A nomeação foi publicada na edição nº 6898 do Diário Oficial desta segunda-feira, 15.
Beto Lima já vinha ocupando a pasta desde o início da gestão do ex-governador Wanderlei Barbosa e permanecerá à frente da secretaria na atual administração.
Perfil
Engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com MBA em Gestão Empresarial, Beto Lima construiu sua carreira no setor privado. Empresário desde 1993, atuou na liderança do grupo que administra as concessionárias Autovia Fiat, com matriz em Palmas e filial em Gurupi.
Com trajetória marcada pela defesa do setor produtivo, exerceu cargos de destaque em entidades de classe. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO) e, entre 2005 e 2006, presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA).
Também presidiu o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Tocantins (Sincodiv-TO), do qual solicitou afastamento para assumir a secretaria estadual. No comando da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima tem atuado para fortalecer o ambiente empresarial, incentivar a industrialização e ampliar a geração de empregos e renda no Estado.
Casado e pai de três filhos, o secretário soma experiência em gestão pública e privada, reunindo credenciais técnicas e empresariais para conduzir a pasta estratégica do governo.
Governo do Tocantins
Em Palmas, governador Laurez Moreira participa de cerimônia de passagem de comando da Polícia Militar nesta terça-feira, 16
Governador do Tocantins, Laurez Moreira, participa nesta terça-feira, 16, às 18 horas, da solenidade de Passagem de Comando da PM – Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participa nesta terça-feira, 16, às 18 horas, da solenidade de Passagem de Comando da Polícia Militar do Tocantins (PMTO). O ato será realizado no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas, com a presença de autoridades.
A cerimônia oficializa a nomeação realizada pelo governador Laurez Moreira no último dia 9, quando designou o coronel QOPM Cláudio Thomaz Coelho de Souza para assumir o comando-geral da Polícia Militar, em substituição ao coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça. No mesmo Diário Oficial do Estado (DOE), também foi nomeado o coronel Flávio Santos Brito como chefe do Estado-Maior da corporação.
“É com grande confiança que oficializo a passagem do comando da Polícia Militar para o coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, cuja extensa carreira e competência garantirão à corporação um trabalho dedicado e seguro para a população”, afirma o governador Laurez Moreira.
A passagem de comando é um dos ritos mais importantes do cerimonial militar e representa a transição do mais alto posto da instituição.
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social21 horas atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
Social2 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas