Governo do Tocantins
Ações de planejamento e modernização do Governo do Tocantins garantem eficiência na gestão financeira

Equilíbrio fiscal, aumento de arrecadação, Tocantins na lista de premiados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), são alguns dos destaques do ano de 2024
As ações estratégicas realizadas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), reforçam o compromisso com a transparência, eficiência na gestão dos recursos públicos e o desenvolvimento econômico do estado. O equilíbrio fiscal, aumento de arrecadação, premiação pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) estão entre os principais destaques de 2024.
“O equilíbrio fiscal alcançado garante não apenas as contas em dia, mas também a segurança necessária para honrarmos os nossos compromissos com os servidores e fornecedores. O aumento da arrecadação nos permite investir mais nas demais pastas, atendendo às demandas da população tocantinense com eficiência e responsabilidade. Um exemplo que nos enche de orgulho é o Tocantins figurar entre os estados premiados pela Secretaria do Tesouro Nacional, reconhecimento que atesta a qualidade da gestão pública em nosso estado”, destaca o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.
Um dos destaques do ano foi o crescimento nominal da receita estadual, que alcançou um aumento de 11,72% em relação a 2023. Esse resultado foi impulsionado principalmente pelo aumento da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 18,83%, demonstrando a vitalidade do setor produtivo tocantinense. Os números são relativos ao período de janeiro a outubro de 2024.
Além do crescimento da receita, a Sefaz manteve suas contas em dia, garantindo o pagamento regular dos servidores e fornecedores. Os repasses constitucionais aos municípios também foram realizados de forma pontual e integral, totalizando R$ 1.622.549.966,04, (valor transferido até o dia 9 de dezembro), o que contribuiu para a melhoria dos serviços públicos nos municípios.
O secretário de Estado da Fazenda, Donizeth Silva, enfatiza que os resultados são frutos do bom planejamento e empenho do Governo do Tocantins. “Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos em 2024. O nosso objetivo é continuar trabalhando para fortalecer as finanças públicas e garantir um futuro ainda mais promissor para o Tocantins”, pontua o titular da Sefaz.
Modernização
Manter o equilíbrio das contas públicas, além do planejamento, exige diversas ações, entre elas, o atendimento ao público e a modernização dos processos. Para atender ainda melhor aos contribuintes, a Sefaz inaugurou um novo prédio anexo, que abriga a agência de atendimento de Palmas e de outras unidades administrativas. O investimento nessa nova estrutura visa otimizar os processos internos e oferecer um atendimento mais eficiente e moderno à população.
Ao longo do ano, a secretaria também implementou diversas ações para modernizar seus sistemas e simplificar os processos, como a implantação do Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC), um espaço digital em que todas as transações fiscais podem ser realizadas de forma fácil, rápida e segura.
Essas iniciativas resultaram em maior agilidade no atendimento e na redução da burocracia para os contribuintes. Exemplos de resultados dessas ações são as realizações das edições de 2023, que encerrou em março deste ano; e de 2024, que está curso, do Programa de Recuperação de Créditos Fiscais (Refis).
Confiabilidade
O trabalho de fortalecimento da economia local e da manutenção do equilíbrio fiscal passa também por ações administrativas que fortalecem a imagem do Governo do Tocantins diante das comunidades financeiras nacional e internacional. Este ano, o estado ficou em 2º lugar no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi (Ranking Siconfi), uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional cujo objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.
Outro indicador importante trata-se da Capacidade de Pagamento (Capag), que de acordo com a avaliação do Tesouro Nacional, o Tocantins está com o conceito B+. A Capag é um indicador que mede a situação fiscal de estados e municípios, permitindo avaliar a capacidade de honrar dívidas e obter garantias da União para operações de crédito. A nota B+, segundo o Tesouro Nacional, reflete um estado que apresenta condições satisfatórias de equilíbrio financeiro, com capacidade de tomar novos financiamentos sob condições específicas.
Governo do Tocantins
Em Colinas, governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para reforma do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, nesta sexta-feira, 29
Reforma integra o projeto Obra Toda Semana: Transformando Escolas, Construindo Futuros

Governo do Tocantins
Em Brasília, Presidente da ATS toma posse como conselheiro fiscal da Aesbe
O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, vai integrar a nova diretoria da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) para o biênio 2025-2027.

O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, tomou posse como conselheiro fiscal na Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira, 27, em Brasília.
Durante a cerimônia, também tomaram posse o novo presidente da Aesbe, Munir Abud, atual presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e os novos membros da mesa diretora da Associação para o biênio 2025-2027.
Durante o seu discurso de posse, o presidente da ATS agradeceu a oportunidade e se comprometeu a executar suas funções com afinco e dedicação.
“É com muita felicidade que eu represento o estado do Tocantins através da Agência Tocantinense de Saneamento. Digo à todos que podem contar com nosso trabalho, com muito afinco e dedicação nas questões principais que são a gestão financeira, administrativa e fiscalizando da melhor forma possível os recursos da Aesbe nesses próximos dois anos. Quero deixar meu abraço e agradecer ao nosso governador Wanderlei Barbosa pela oportunidade de presidir a ATS ao longo desses pouco mais de seis meses e dizer que vamos discutir e levar para nosso estado todas as possibilidades para podermos avançar na área do saneamento com foco na universalização”, destacou Pedro Cardoso.
O evento foi realizado no Clube de Engenharia de Brasília, reunindo autoridades, representantes das companhias associadas e convidados.
Governo do Tocantins
Tocantins se consolida como terceiro maior produtor de arroz do Brasil
Com produção concentrada na região oeste, o estado alcançou 604 mil toneladas em 2023

O Tocantins produziu 604 mil toneladas de arroz em 2023, consolidando-se como o terceiro maior produtor do país, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM). O desempenho coloca o estado atrás apenas do Rio Grande do Sul (7,14 milhões de toneladas) e de Santa Catarina (1,18 milhão de toneladas).
O arroz é uma das culturas mais relevantes do agronegócio tocantinense, responsável por abastecer o mercado interno e atender à demanda das regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu 10,3 milhões de toneladas de arroz em 2023, sendo quase 81% concentrados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nesse cenário, o Tocantins reforça sua importância estratégica como fornecedor do grão.
O governador Wanderlei Barbosa destaca que o resultado reflete os investimentos do Governo do Tocantins em infraestrutura e apoio ao agronegócio. “Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais os nossos produtores, oferecendo condições para que a produção cresça de forma sustentável e gere mais renda e empregos para os tocantinenses”, enfatiza.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressalta o papel das políticas públicas e da pesquisa agrícola. “O Governo do Tocantins tem investido significativamente para garantir a excelência da produção de arroz. Essa parceria com os produtores e o setor de pesquisa impulsiona o desenvolvimento de variedades mais adaptadas ao clima e fortalece a nossa infraestrutura e logística”, evidencia.
A produção de arroz se concentra principalmente na região oeste do Tocantins, em municípios como Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pium, Dueré e Cristalândia.
Dados da Conab apontam que, em 2024, a força da cultura seguiu em expansão: só nos dois primeiros meses do ano, o Tocantins exportou 182,1 mil toneladas de arroz, reforçando sua posição de destaque no mercado nacional.
Edição: Victória Milhomem
-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social3 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi