Governo do Tocantins
Tocantins é o estado com maior acesso à saúde da Região Norte do Brasil

Dado positivo fortalece o sistema de saúde e auxilia na elaboração de políticas públicas ainda mais eficientes
Um levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), publicado nessa terça-feira, 14, coloca o estado do Tocantins em destaque, com Palmas ocupando o 1º lugar entre as capitais da Região Norte do Brasil com maior acesso à saúde. O Governo do Tocantins gerencia duas unidades hospitalares em Palmas: o Hospital Geral de Palmas (HGP) e o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), essenciais para atender à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Esses dados positivos fortalecem o sistema de saúde e auxiliam na elaboração de políticas públicas ainda mais eficientes. Quanto maior o acesso aos serviços, melhor a qualidade de vida da população”, destacou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.
Como parte da política de fortalecimento dos municípios na garantia do acesso à saúde pela população, o Governo do Tocantins mantém em dia os repasses do Fundo Estadual de Saúde, gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), aos 139 fundos municipais de saúde, com pagamento de mais de R$ 15 milhões para Palmas nos últimos dois anos.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destacou que o resultado também contribui para aprimorar as ações de saúde. “A Capital não possui hospital municipal e toda a demanda é absorvida pelas unidades geridas pelo Estado, como o HGP e o Hospital e Maternidade Dona Regina, que juntos realizam cerca de 130 mil atendimentos anualmente”, enfatizou.
O HGP, maior referência em saúde pública do Tocantins, realizou quase 100 mil atendimentos em 2024, acolhendo pacientes do SUS no pronto-socorro adulto, ambulatório de especialidades, internações e cirurgias. Com 40 especialidades médicas entre clínicas e cirúrgicas, a unidade oferece assistência de média e alta complexidade.
O Hospital e Maternidade Dona Regina é referência para mais de 800 mil tocantinenses. Com uma equipe de 1,1 mil profissionais e estrutura robusta, o HMDR dispõe de 94 leitos obstétricos e ginecológicos, 20 de UTI Neonatal, 20 de Cuidados Neonatais Convencionais e seis na Unidade de Cuidados Neonatais Canguru.
Governo do Tocantins
Em Colinas, governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para reforma do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, nesta sexta-feira, 29
Reforma integra o projeto Obra Toda Semana: Transformando Escolas, Construindo Futuros

Governo do Tocantins
Em Brasília, Presidente da ATS toma posse como conselheiro fiscal da Aesbe
O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, vai integrar a nova diretoria da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) para o biênio 2025-2027.

O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, tomou posse como conselheiro fiscal na Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira, 27, em Brasília.
Durante a cerimônia, também tomaram posse o novo presidente da Aesbe, Munir Abud, atual presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e os novos membros da mesa diretora da Associação para o biênio 2025-2027.
Durante o seu discurso de posse, o presidente da ATS agradeceu a oportunidade e se comprometeu a executar suas funções com afinco e dedicação.
“É com muita felicidade que eu represento o estado do Tocantins através da Agência Tocantinense de Saneamento. Digo à todos que podem contar com nosso trabalho, com muito afinco e dedicação nas questões principais que são a gestão financeira, administrativa e fiscalizando da melhor forma possível os recursos da Aesbe nesses próximos dois anos. Quero deixar meu abraço e agradecer ao nosso governador Wanderlei Barbosa pela oportunidade de presidir a ATS ao longo desses pouco mais de seis meses e dizer que vamos discutir e levar para nosso estado todas as possibilidades para podermos avançar na área do saneamento com foco na universalização”, destacou Pedro Cardoso.
O evento foi realizado no Clube de Engenharia de Brasília, reunindo autoridades, representantes das companhias associadas e convidados.
Governo do Tocantins
Tocantins se consolida como terceiro maior produtor de arroz do Brasil
Com produção concentrada na região oeste, o estado alcançou 604 mil toneladas em 2023

O Tocantins produziu 604 mil toneladas de arroz em 2023, consolidando-se como o terceiro maior produtor do país, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM). O desempenho coloca o estado atrás apenas do Rio Grande do Sul (7,14 milhões de toneladas) e de Santa Catarina (1,18 milhão de toneladas).
O arroz é uma das culturas mais relevantes do agronegócio tocantinense, responsável por abastecer o mercado interno e atender à demanda das regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu 10,3 milhões de toneladas de arroz em 2023, sendo quase 81% concentrados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nesse cenário, o Tocantins reforça sua importância estratégica como fornecedor do grão.
O governador Wanderlei Barbosa destaca que o resultado reflete os investimentos do Governo do Tocantins em infraestrutura e apoio ao agronegócio. “Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais os nossos produtores, oferecendo condições para que a produção cresça de forma sustentável e gere mais renda e empregos para os tocantinenses”, enfatiza.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressalta o papel das políticas públicas e da pesquisa agrícola. “O Governo do Tocantins tem investido significativamente para garantir a excelência da produção de arroz. Essa parceria com os produtores e o setor de pesquisa impulsiona o desenvolvimento de variedades mais adaptadas ao clima e fortalece a nossa infraestrutura e logística”, evidencia.
A produção de arroz se concentra principalmente na região oeste do Tocantins, em municípios como Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pium, Dueré e Cristalândia.
Dados da Conab apontam que, em 2024, a força da cultura seguiu em expansão: só nos dois primeiros meses do ano, o Tocantins exportou 182,1 mil toneladas de arroz, reforçando sua posição de destaque no mercado nacional.
Edição: Victória Milhomem
-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social2 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi