Economia
Black Friday: consumidores são orientados a aproveitar ofertas sem fazer dívidas

Entender as finanças pessoais e planejar é fundamental para aproveitar as ofertas sem se endividar e ainda direcionar recursos para investimentos
Já virou tradição: todos os anos o comércio dedica a última sexta-feira de novembro para oferecer descontos e promoções na Black Friday. Em 2022, a Black Friday no Brasil acontece no dia 25 de novembro. Para esquentar as vendas nesta data, o comércio baixa os preços e investe alto em propaganda, buscando atrair a atenção de consumidores. Embora seja uma oportunidade de fazer boas compras, especialistas orientam sobre alguns cuidados que o consumidor pode ter para não entrar em dívidas.
A líder regional da XP no Tocantins, Fátima Martins, reforça a importância de se observar o excesso de ofertas relacionadas à data e privilegiar a reserva para investimentos. “Se a pessoa não faz um controle financeiro, tem a tendência de se perder com as contas. Direcionar recursos para investimentos é olhar para o futuro. Por isso, é preciso estar atento ao excesso de ofertas e às verdadeiras necessidades. Cuidado ao sair gastando sem precisar, principalmente no fim de ano”, alerta.
Existem algumas estratégias que podem ajudar a priorizar os investimentos, mesmo na época da Black Friday. Em primeiro lugar, é fundamental conhecer a própria situação financeira e manter a organização do orçamento. “A regra primordial é saber se o gasto pode ou não ser feito, se a compra está sendo feita porque realmente é necessária ou só porque o item está barato. Essa análise evita gastos desnecessários e direciona os recursos para investimentos”, explica Fátima Martins.
Se depois de avaliar as contas o consumidor entender que o orçamento permite fazer compras na Black Friday, a próxima dica é estabelecer um limite de quanto gastar. “Para determinar os gastos, é recomendado considerar as reservas financeiras e também o limite do cartão de crédito disponível para compras, sem esquecer de contabilizar parcelas em aberto referentes a compras passadas”, recomenda a especialista.
Planejamento prévio e atenção à segurança
Outra maneira para manter o equilíbrio das finanças é fazer um planejamento com antecedência. Uma lista de necessidades e desejos, e pesquisas de preços, por exemplo, ajudam o consumidor a não exagerar nos gastos. “Colocar ordem nas prioridades ajuda a eliminar o que não é de fato necessário. Mesmo que o item saia barato pelos descontos, pode sair caro, pois esse dinheiro poderia estar rendendo e o seu patrimônio estaria aumentando”, orienta Fátima Martins.
Checar a reputação do vendedor é um detalhe adicional para fugir de fraudes que implicam em prejuízos, especialmente em ambientes virtuais. Em uma compra online, vale avaliar se o site tem certificado de segurança, se há informações contraditórias e mal escritas ou se as ofertas estão com preços absurdamente baixos.
Dicas para economizar na Black Friday
Conheça sua situação financeira: antes de decidir o que ou se vai comprar algo na Black Friday, faça um diagnóstico das finanças. Caso a sua situação esteja confortável e você decida que é o momento de comprar alguns itens importantes, vá em frente.
Defina um limite de gastos: se depois de olhar as contas você viu que pode fazer algumas compras na Black Friday, estabeleça um limite de quanto pode gastar.
Faça uma lista daquilo que pretende comprar: coloque no papel tudo o que está precisando ou que está na lista de desejos. Depois disso, estabeleça uma ordem de prioridades e vá eliminando aquilo que não é de fato necessário. Evite impulsos, mantenha-se focado no que é essencial.
Pesquise com antecedência: a chave para conseguir bons preços é pesquisar os produtos e serviços com antecedência para conhecer bem qual é o preço justo. Alguns sites conseguem mostrar o histórico do preço dos produtos ao longo do tempo. Assim, você saberá quanto de fato custa aquilo que quer comprar.
Cuidado com fraudes: assim como os consumidores estão ansiosos pelas compras, os fraudadores também aproveitam o grande fluxo de compradores, principalmente no e-commerce, para cometer crimes. Procure avaliações em redes sociais para ver se os clientes estão satisfeitos com os serviços ou produtos oferecidos. Se a reputação não for boa, ligue o sinal de alerta.
Sebrae
Zico leva lições dos gramados ao mundo dos negócios em palestra do Jogada de Líder em Araguaín
Sebrae Tocantins une futebol, liderança e inspiração para empreendedores e gestores da região

Sebrae
Pousada Casa de Naná é inaugurada em Taquaruçu com apoio do Sebrae Tocantins
Com consultorias do Sebraetec em turismo e segurança alimentar, novo empreendimento de André Simonesi reforça o potencial turístico da região

Energisa
Energisa Tocantins é 1ª na Abradee 2025 no Norte e Centro-Oeste
Pelo 4º ano seguido, Energisa Tocantins é reconhecida entre as melhores do país e vence a categoria Norte e Centro-Oeste no Prêmio Abradee 2025; 3º lugar nacional na avaliação dos clientes.

A Energisa Tocantins conquistou, pela quarta vez consecutiva, o reconhecimento como uma das melhores distribuidoras de energia do país. Em 2025, a empresa alcançou o 1º lugar na categoria Região Norte e Centro‑Oeste do Prêmio Abradee, principal reconhecimento do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil. O anúncio foi feito na quarta‑feira, 20 de agosto, em Brasília, em cerimônia que celebrou os 50 anos da associação.
Excelência reconhecida
O Prêmio Abradee destaca distribuidoras com melhor desempenho em qualidade da gestão, inovação, sustentabilidade, avaliação pelo cliente e desempenho operacional. Além do título regional, a Energisa Tocantins ficou no pódio em nível nacional, eleita 3ª melhor do país na avaliação dos clientes — ranking definido exclusivamente por pesquisa de satisfação.
Depoimento
“Conquistar o primeiro lugar pelo quarto ano consecutivo é resultado do trabalho de todos os colaboradores e reforça nosso compromisso com a qualidade. É um estímulo para continuarmos investindo e trabalhando diuturnamente pelo fornecimento de energia em todo o Tocantins.” — Alessandro Brum, diretor‑presidente da Energisa Tocantins
Reconhecimentos recentes
- Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024 – IASC: 1º lugar na região Norte, pelo 3º ano seguido.
- Great Place to Work (GPTW) 2025: 1º lugar entre empresas de Geração, Distribuição e Transmissão de energia no Brasil; 5ª vez consecutiva da distribuidora no topo do setor.
Sobre o Prêmio Abradee
Em sua 27ª edição, o Prêmio Abradee combina pesquisa com milhares de consumidores e análise de indicadores técnicos e de gestão das distribuidoras, consolidando o panorama de benchmarking do setor elétrico brasileiro.
- 1º lugar na categoria Norte e Centro‑Oeste – Abradee 2025
- 3º lugar nacional na avaliação dos clientes
- 4º ano seguido entre as melhores do país
- Metodologia: gestão, inovação, sustentabilidade, cliente e operação
Leia também
-
Social3 dias atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Wanderlei Barbosa destaca Tocantins no LIDE 2025
-
Social3 dias atrás
Crivelari Arquitetura inaugura escritório em Palmas
-
Sebrae5 dias atrás
Sebraetec Palmas impulsiona certificação de qualidade
-
Turismo4 dias atrás
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem