Palmas
Mobilidade Urbana faz mudança no tempo de semáforos para melhorar fluxo de veículos em horários de pico
Com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito em algumas das principais avenidas do centro de Palmas, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Semob) implantou mudanças no tempo de abertura e fechamento dos semáforos. A medida entrará em funcionamento a partir de 25 de janeiro de 2025. Saiba quais são as mudanças.
Intervenção na Av. LO-03 com AV. Teotônio Segurado
Foi aumentado, em dez segundos, o tempo do chamado ‘foco verde’ neste cruzamento nos sentidos oeste (lago) e leste (serra). Com isso, houve a redução de retenção de veículos no horário que compreende o horário de pico, sendo das 18 às 19 horas. Com a medida também houve um alívio na retenção de veículos nas rotatórias da Avenida NS-02 e da NS-01 com a Av. LO-03, mantendo o retorno para casa mais ágil. O tempo do semáforo aberto na Avenida Teotônio Segurado continua sendo de 44 segundos. Já o tempo do semáforo aberto na Avenida LO-03, das 18 às 19 horas, passa a ser de 34 segundos. Nesse ponto, houve a presença de agentes de trânsito que verificaram e confirmaram a melhoria da fluidez com a intervenção.
Intervenção na Av. LO-01 com AV. Teotônio Segurado
Foi aumentado, em seis segundos, o tempo do foco verde no cruzamento, nos sentidos oeste (lago) e leste (serra). Com isso, houve a redução de retenção de veículos no período mais intenso, sendo das 18 às 19 horas. As rotatórias das avenidas NS-02 e da NS-01 com a Av. LO-01, também tiveram a retenção diminuída. O tempo do semáforo aberto na Avenida Teotônio Segurado continua de 44 segundos e na Avenida LO-01 passa a ser de 30 segundos no horário compreendido entre 18 e 19 horas.
Onda Verde Semafórica
A chamada Onda Verde Semafórica corresponde ao fluxo ininterrupto de veículos em um mesmo sentido da via, desde que ele esteja na velocidade recomendada para a via. Dessa forma, quem transitar no horário de pico da manhã no sentido sul/norte, iniciando no cruzamento da Av. Teotônio Segurado com a Av. NS-15 (Estádio Nilton Santos) até o cruzamento da Av. Teotônio Segurado com a Av. LO-05 (HGP), numa velocidade que compreende 60 a 65 km/h, terá pela frente os sinais abertos do início ao fim da onda verde semafórica. Já no horário de pico do final da tarde, o sentido será invertido, sendo o sentido norte/sul, iniciando no cruzamento da Av. Teotônio Segurado com a Av. LO-05 (HGP) até o cruzamento da Av. Teotônio Segurado com a Av. NS-15 (Estádio Nilton Santos), em que os condutores, numa velocidade que compreende 60 a 65 km/h, passarem no sinal verde, também passarão nos demais com o semáforo aberto.
De acordo com a gerente de Controle e Manutenção Semafórica, Glauce Kelly de Souza, essa mudança representa na prática menos tempo de percurso para quem transita pelas avenidas de Palmas. “Os condutores merecem nossos esforços no sentido de garantir, além de segurança, maior agilidade para que todos possam retornar aos seus lares após um dia exaustivo”, disse a gerente.
Para o secretário Municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil, Francisco Seixas Tadeu de Lima. “As ações da pasta sempre estarão alinhadas com a segurança e o bem-estar do cidadão palmense. Para tanto, estaremos atentos a quaisquer mudanças que possam contribuir para a melhoria do trânsito da nossa Capital, por exemplo. Dentro do nosso planejamento outras mudanças semelhantes devem acontecer em breve”, disse.