Governo do Tocantins
Governo do Tocantins debate enfrentamento da dengue na primeira Assembleia do Conass em 2025

Com a presença dos secretários estaduais de saúde e dos secretários de Atenção Primária à Saúde (SAPS) e de Atenção Especializada (SAES) do Ministério da Saúde (MS), ocorreu na quarta-feira, 29, em Brasília, a primeira Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em 2025. No encontro foram debatidas ações estratégicas e integradas para o enfrentamento da dengue e outras arboviroses, em especial a dengue, que teve 15 casos confirmados em 2025, no Tocantins.
“Queremos promover acesso oportuno, manejo adequado e ações coordenadas de prevenção e cuidado no enfrentamento a essas doenças. Estamos pensando em metodologias combinadas para promover esta qualificação bem como apoiar na construção de instrumentos de apoio para operacionalização da organização da rede no enfrentamento das arboviroses”, disse o secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), Felipe Proenço.
Outros pontos em destaque foram a realização de webconferências e webinários junto aos territórios, para repasse de informações no enfrentamento às arboviroses, especialmente para divulgação dos materiais informativos, as campanhas nas escolas para prevenção e a implementação de um painel de monitoramento para subsidiar a análise situacional e a tomada de decisão em tempo oportuno.
“Estas ações têm sido implementadas no Tocantins, com a constante articulação das equipes de Vigilância em Saúde, junto aos órgãos parceiros como Secretarias de Educação Estadual e Municipais, bem como a divulgação de boletins semanais que são amplamente divulgados no site oficial da Secretaria, para que a população e a imprensa tenham acesso às informações e tomem consciência do cenário atual”, afirmou o secretário de Estado da Saúde do Tocantins, Carlos Felinto.
Na ocasião, o secretário de Atenção Especializada (SAES/MS), Adriano Massuda explicou que o Governo Federal apoiará estados e municípios a se organizarem para estruturar a rede assistencial e fortalecer as ações integradas antes que uma epidemia atinja seu pico. “O eixo central é a ampliação da capacidade assistencial das equipes de APS para atender as demandas das arboviroses e diminuir o impacto nas ações de rotina do território e consequentemente nos demais níveis de atenção”, destacou, acrescentando que R$ 100 milhões de reais estão disponíveis para essas emergências.
O presidente do Conass, Fábio Bachheretti, enfatizou que é essencial que os municípios sejam cada vez mais envolvidos e tenham ações estratégicas, mesmo que seja de maneiras diferentes para garantir uma prevenção mais eficaz. “Temos que ter ações bem rápidas e os municípios precisam estar atentos, eles precisam de uma capacitação efetiva. Precisamos pensar em como podemos fazer isso da melhor maneira”, comentou.
Prevenção e Controle do Câncer
Na reunião, foi apresentada a portaria que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. O objetivo é diminuir a incidência de diversos tipos de doenças; garantir o acesso adequado às ações de promoção da saúde, o cuidado integral à pessoa com câncer, a melhoria da qualidade de vida dos usuários diagnosticados com câncer e reduzir a mortalidade e as incapacidades causadas pela doença.
Plataforma Nacional – Tema 1234
O Tema 1234 foi assunto da Assembleia, destacando a homologação do Supremo Tribunal Federal (STF) do acordo que envolveu a União, estados e municípios para facilitar a gestão e o acompanhamento dos pedidos de fornecimento com uma plataforma nacional.
A plataforma nacional contém todas as informações sobre demandas de medicamentos e entre outras medidas, deverá identificar quem é o responsável pelo custeio e fornecimento administrativo entre os União, Estado, Distrito Federal e Municípios com base nas responsabilidades e fluxos definidos em autocomposição entre todos os Entes Federativos, além de possibilitar o monitoramento dos pacientes beneficiários de decisões judiciais, com permissão de consulta virtual dos dados centralizados nacionalmente, pela simples consulta pelo CPF, nome de medicamento, CID, entre outros, com a observância da Lei Geral de Proteção da Dados e demais legislações quanto ao tratamento de dados pessoais sensíveis. A Plataforma está sendo testada em Goiás. (Com informações da Ascom do Conass)
Governo do Tocantins
Tocantins se consolida como terceiro maior produtor de arroz do Brasil
Com produção concentrada na região oeste, o estado alcançou 604 mil toneladas em 2023

O Tocantins produziu 604 mil toneladas de arroz em 2023, consolidando-se como o terceiro maior produtor do país, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM). O desempenho coloca o estado atrás apenas do Rio Grande do Sul (7,14 milhões de toneladas) e de Santa Catarina (1,18 milhão de toneladas).
O arroz é uma das culturas mais relevantes do agronegócio tocantinense, responsável por abastecer o mercado interno e atender à demanda das regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu 10,3 milhões de toneladas de arroz em 2023, sendo quase 81% concentrados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nesse cenário, o Tocantins reforça sua importância estratégica como fornecedor do grão.
O governador Wanderlei Barbosa destaca que o resultado reflete os investimentos do Governo do Tocantins em infraestrutura e apoio ao agronegócio. “Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais os nossos produtores, oferecendo condições para que a produção cresça de forma sustentável e gere mais renda e empregos para os tocantinenses”, enfatiza.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressalta o papel das políticas públicas e da pesquisa agrícola. “O Governo do Tocantins tem investido significativamente para garantir a excelência da produção de arroz. Essa parceria com os produtores e o setor de pesquisa impulsiona o desenvolvimento de variedades mais adaptadas ao clima e fortalece a nossa infraestrutura e logística”, evidencia.
A produção de arroz se concentra principalmente na região oeste do Tocantins, em municípios como Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pium, Dueré e Cristalândia.
Dados da Conab apontam que, em 2024, a força da cultura seguiu em expansão: só nos dois primeiros meses do ano, o Tocantins exportou 182,1 mil toneladas de arroz, reforçando sua posição de destaque no mercado nacional.
Edição: Victória Milhomem
Governo do Tocantins
Tocantins é homenageado por colaboração com a Rede Nacional de Dados em Saúde
O agradecimento foi feito pelo Ministério da Saúde, na assembleia do Conass, da quarta-feira, 27

O Tocantins foi homenageado durante a assembleia ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizada em Brasília, na quarta-feira, 27. O agradecimento feito pelo Ministério da Saúde (MS) foi pela contribuição da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), na construção coletiva da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma oficial de interoperabilidade do Governo Federal.
Segundo o MS, “a participação da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, na Etapa Piloto da Federalização RNDS foi fundamental para aprimorar a metodologia e orientar a ampliação da Etapa Estadual da Federalização da RNDS para as demais Unidades Federativas brasileiras, consolidando um marco para a transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
“Temos trabalhado incansavelmente para modernizar e promover melhorias na saúde pública do Tocantins, como prioridade da gestão do governador Wanderlei Barbosa e ficamos felizes com essa homenagem. Ela nos motiva a continuarmos com o compromisso de aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde, com a transformação digital, em benefício à população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
O coordenador do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges/TO), Paulo Burgue participou do evento e afirmou que, “esse reconhecimento reafirma o compromisso da gestão da SES-TO com a inovação tecnológica em saúde e com o fortalecimento da governança digital, para a melhoria da qualidade assistencial no Tocantins”.
Rede Nacional de Dados em Saúde
A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é a plataforma oficial de interoperabilidade do Ministério da Saúde (MS). Foi criada para conectar os diferentes sistemas de saúde em todo o Brasil, estabelecer infraestrutura nacional para o compartilhamento seguro e padronizado de dados de saúde, garantir mais eficiência na gestão da informação e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa rompe ligamentos do joelho e passará por cirurgia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sofreu uma lesão no joelho durante uma partida de futebol na noite desta terça-feira, 26. Exames médicos confirmaram a ruptura dos ligamentos cruzados e do menisco do joelho esquerdo, condição que exige procedimento cirúrgico para a restauração das estruturas afetadas.
O laudo médico também indica a necessidade de drenagem para retirada de líquido acumulado na região. A cirurgia será agendada nos próximos dias.
Por orientação médica e devido à mobilidade reduzida, a agenda do governador ficará restrita até a realização do procedimento e durante o período de recuperação.
-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social2 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi