No coração do Tocantins, o Cerrado pulsa como fonte de vida, diversidade e inspiração cultural. É nessa energia que nasce o projeto “Salve Cerrado! Encontro de Cultura e Tradições dos Povos do Cerrado”, uma iniciativa do Instituto Puro Cerrado, em parceria com a Associação Água Doce, integrando a programação do já tradicional evento Abraço ao Taquaruçu, realizado desde 2018.
A grande celebração com a união dos projetos acontece no dia 27 de setembro, em Taquaruçu Grande – comunidade rural situada a 20 km de Palmas, dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) que abriga o Parque Estadual do Lajeado. O encontro será realizado no espaço Célia’s Restaurante, um dos pontos de convivência mais emblemáticos da comunidade. O evento multicultural se insere no Mês do Cerrado e na Semana da Árvore, fortalecendo a identidade cultural e ambiental do Tocantins.
A programação prevê a realização de atendimentos e serviços ao cidadão, apresentações de música, teatro, rodas de conversas, manifestações de grupos tradicionais do Tocantins, além de vivências voltadas para a educação ambiental. O evento busca unir tradição, sustentabilidade e fortalecimento do turismo comunitário, promovendo um diálogo vivo entre a comunidade, organizações da sociedade civil e poder público sobre cultura e preservação ambiental.
Cultura e natureza de mãos dadas
“Queremos que a comunidade, artistas e visitantes compreendam que preservar este território é vital para a qualidade de vida da comunidade local e também de todos os moradores de Palmas, já que grande parte da água que consumimos na capital vem da bacia do Taquaruçu Grande. O Cerrado é fonte de vida, de histórias e de identidade. Cada canto, cada dança, cada saber tradicional reforça esse elo com a natureza que precisa ser protegido”, afirma Andrea Lopes, organizadora do evento e diretora executiva do Instituto Puro Cerrado.
Durante o dia, o “Salve Cerrado” contará com atividades integradas como distribuição de mudas, agendamento de castração de cães e gatos, rodas de conversa, oficinas, participação de brigadistas e de ONGs parceiras, compondo um ambiente de troca de saberes e experiências sustentáveis.
Outro ponto alto será o Abraço ao Taquaruçu, que pretende reunir grupos de bikers, cavaleiros e trilheiros em um gesto coletivo de integração com a natureza. Durante o percurso, os participantes lançarão as chamadas “bombas de sementes”, produzidas com a colaboração dos alunos das escolas rurais. A ação simboliza a semeadura de um futuro mais verde e consciente.
Estudantil
A mobilização comunitária também ganha destaque com a participação ativa dos alunos das Escolas Municipais Rurais de Palmas, que se apresentam no Festival Cultural Estudantil. O festival, realizado no dia 25 de setembro, das 10h às 14h, no auditório da ETI Fidêncio Bogo, reúne três categorias — música, poesia, e jogos teatrais —, todas com temática ambiental. Os vencedores serão premiados e terão seus nomes anunciados no palco principal do evento.
Abraço ao Taquaruçu Grande
Realizado conjuntamente ao Salve Cerrado, o Abraço ao Taquaruçu Grande é uma realização da Associação Água Doce- Movimento de Proteção ao Taquaruçu e trata de um abraço simbólico à bacia do Taquaruçu, corpo hídrico formado pelos córregos, Taquarussuzinho, São Silvestre, Marmelada, Macacão e Taquaruçu Grande, que contribui com cerca de 70% do abastecimento de água potável de Palmas, e que segundo ambientalistas está ameaçado. O encontro reúne ambientalistas, ativistas sociais e artistas em defesa das nascentes de águas de Palmas.
“Esse encontro simboliza um ato de resistência e de afeto pelo Cerrado. O Abraço ao Taquaruçu nasceu da necessidade de defender as águas que abastecem Palmas e, hoje, ao lado do Instituto Puro Cerrado, ampliamos essa força para que arte e consciência ambiental caminhem juntas”, destaca Ruy Bucar, um dos organizadores do Abraço ao Taquaruçu.
Um chamado em defesa do Cerrado
Gratuito e aberto a toda a comunidade, o evento reforça a urgência da preservação do Ribeirão Taquaruçu, principal manancial que abastece Palmas, hoje ameaçado pelo desmatamento, queimadas e práticas predatórias. A proposta é transformar arte, cultura e mobilização em ferramentas de resistência e engajamento popular.
Agende-se – Salve Cerrado! Encontro de Cultura e Tradições dos Povos do Cerrado
Local: Comunidade de Taquaruçu Grande – Espaço Célia’s Restaurante (20 km de Palmas, na Área de Preservação Ambiental do Parque Estadual do Lajeado)
Festival Cultural Estudantil
- Data: 25 de setembro de 2025 (quinta-feira)
- Horário: 10h às 14h
- Local: Auditório da ETI Fidêncio Bogo – Taquaruçu Grande
- Programação: apresentações de música, poesia, e jogos teatrais com temática ambiental, protagonizadas por alunos das Escolas Municipais Rurais de Palmas.
“Abraço ao Taquaruçu e Salve Cerrado!”
- Data: 27 de setembro de 2025 (sábado)
- Horário: a partir das 8h
- Local: Espaço Célia’s Restaurante – Taquaruçu Grande
- Atividades:
-
- Trilha do Abraço com bikers, cavaleiros e trilheiros, incluindo lançamento de bombas de sementes produzidas por estudantes
- Oficinas e vivências de educação ambiental;
- Distribuição de mudas, ações de saúde e bem-estar animal (castração de cães e gatos);
- Rodas de conversa, vivências, oficinas com apoio de brigadistas e ONGs parceiras
- Apresentações Culturais de artistas convidados
- Premiação dos vencedores do Festival Cultural Estudantil