Governo do Tocantins
1ª-dama Karynne Sotero no Encontro Mulheres do Agro no 3º Farm Day

Em agenda na região sul do estado, acompanhando o governador Wanderlei Barbosa, a primeira-dama do Tocantins e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou nesta sexta-feira, 7, do Encontro Mulheres do Agro, parte da programação do 3º Farm Day do Fazendão.
Durante o evento, a primeira-dama Karynne Sotero falou sobre a importância do apoio do agro para o sucesso do projeto Agrotins alimenta quem precisa; a arrecadação das doações foi realizada em 2024 na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins.
“Quando participei da Agrotins em 2024, busquei em Deus uma forma de contribuir e surgiu a ideia do projeto Agrotins alimenta quem precisa. Com o apoio de empresários e produtores, arrecadamos mais de 130 toneladas de alimentos e, com eles, conseguimos ajudar muitas pessoas por meio de instituições e projetos sociais. Esse projeto cresceu e, atualmente, mobiliza solidariedade em todo o estado. Nossa missão é servir e minha maior inspiração é Jesus Cristo, que esteve no mundo para cuidar de todos, sem distinção”, afirmou.
O encontro reuniu mulheres que são referência no setor e foi mediado pela vice-presidente do Grupo Fazendão, Ariane Stival, que relatou sua transição da medicina para a gestão do agronegócio.
“Eu me lembro bem do dia em que o meu esposo Volney me disse: Ariane, hoje você não vai vestir o jaleco, hoje você vai colocar uma camisa e irá para a indústria comigo. Hoje em dia, eu tenho muito orgulho da minha contribuição para a empresa e de cada projeto que implementei”, relatou.
Uma das convidadas foi a presidente da Aprosoja Tocantins e primeira mulher a ocupar esse cargo desde a fundação da entidade em 1990, Caroline Barcellos. À frente de uma das associações mais importantes do agro, ela compartilhou como a educação recebida dos pais a preparou, desde a infância, para ocupar espaços tradicionalmente masculinos.
“Meu pai nos criou para enfrentar desafios. Minha mãe também teve um papel fundamental, nos mostrando como sermos fortes, corajosas e conscientes do nosso espaço, sabendo que podemos estar onde conquistamos estar”, relatou a presidente da Aprosoja.
O Tocantins se destaca como o maior produtor agrícola da região Norte e possui o 10º maior rebanho do Brasil, com 11,2 milhões de cabeças de gado registradas em 2024. O setor agropecuário é um dos pilares da economia estadual, movimentando bilhões em investimentos e gerando milhares de empregos diretos e indiretos.
Fátima Martins, sócia da XP Inc., empresa listada na Bolsa Americana, enfatizou a importância do autoconhecimento e da autoconfiança para o sucesso profissional. “O que sempre digo, inclusive para minha filha de 13 anos, é que o primeiro passo para o sucesso é ter orgulho de quem você é. Quando acreditamos na nossa capacidade, buscamos conhecimento e enfrentamos desafios com coragem, não há limites para onde podemos chegar”, pontuou.
Inara Machado que passou a liderar a gestão da Fazenda Trevo, em Itapiratins, após o falecimento do esposo Orlando Macha, citou a importância da troca de experiências entre as mulheres do agro.
“Criei um grupo para reunir mulheres que, assim como eu, enfrentam desafios na gestão do agro e precisam de apoio. Começamos trocando informações sobre mercado, negociações e dificuldades do dia a dia e, atualmente, nos conectamos com produtoras de todo o estado. Quando temos conhecimento e apoio, ganhamos segurança para tomar decisões e seguir em frente”, afirmou.
Farm Day
O 3º Farm Day do Fazendão segue até este sábado, 8, reunindo produtores, empresários e especialistas para debater as tendências do agro e impulsionar novos negócios no estado.
Governo do Tocantins
Tocantins se consolida como terceiro maior produtor de arroz do Brasil
Com produção concentrada na região oeste, o estado alcançou 604 mil toneladas em 2023

O Tocantins produziu 604 mil toneladas de arroz em 2023, consolidando-se como o terceiro maior produtor do país, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM). O desempenho coloca o estado atrás apenas do Rio Grande do Sul (7,14 milhões de toneladas) e de Santa Catarina (1,18 milhão de toneladas).
O arroz é uma das culturas mais relevantes do agronegócio tocantinense, responsável por abastecer o mercado interno e atender à demanda das regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu 10,3 milhões de toneladas de arroz em 2023, sendo quase 81% concentrados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nesse cenário, o Tocantins reforça sua importância estratégica como fornecedor do grão.
O governador Wanderlei Barbosa destaca que o resultado reflete os investimentos do Governo do Tocantins em infraestrutura e apoio ao agronegócio. “Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais os nossos produtores, oferecendo condições para que a produção cresça de forma sustentável e gere mais renda e empregos para os tocantinenses”, enfatiza.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressalta o papel das políticas públicas e da pesquisa agrícola. “O Governo do Tocantins tem investido significativamente para garantir a excelência da produção de arroz. Essa parceria com os produtores e o setor de pesquisa impulsiona o desenvolvimento de variedades mais adaptadas ao clima e fortalece a nossa infraestrutura e logística”, evidencia.
A produção de arroz se concentra principalmente na região oeste do Tocantins, em municípios como Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pium, Dueré e Cristalândia.
Dados da Conab apontam que, em 2024, a força da cultura seguiu em expansão: só nos dois primeiros meses do ano, o Tocantins exportou 182,1 mil toneladas de arroz, reforçando sua posição de destaque no mercado nacional.
Edição: Victória Milhomem
Governo do Tocantins
Tocantins é homenageado por colaboração com a Rede Nacional de Dados em Saúde
O agradecimento foi feito pelo Ministério da Saúde, na assembleia do Conass, da quarta-feira, 27

O Tocantins foi homenageado durante a assembleia ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizada em Brasília, na quarta-feira, 27. O agradecimento feito pelo Ministério da Saúde (MS) foi pela contribuição da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), na construção coletiva da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma oficial de interoperabilidade do Governo Federal.
Segundo o MS, “a participação da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, na Etapa Piloto da Federalização RNDS foi fundamental para aprimorar a metodologia e orientar a ampliação da Etapa Estadual da Federalização da RNDS para as demais Unidades Federativas brasileiras, consolidando um marco para a transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
“Temos trabalhado incansavelmente para modernizar e promover melhorias na saúde pública do Tocantins, como prioridade da gestão do governador Wanderlei Barbosa e ficamos felizes com essa homenagem. Ela nos motiva a continuarmos com o compromisso de aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde, com a transformação digital, em benefício à população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
O coordenador do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges/TO), Paulo Burgue participou do evento e afirmou que, “esse reconhecimento reafirma o compromisso da gestão da SES-TO com a inovação tecnológica em saúde e com o fortalecimento da governança digital, para a melhoria da qualidade assistencial no Tocantins”.
Rede Nacional de Dados em Saúde
A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é a plataforma oficial de interoperabilidade do Ministério da Saúde (MS). Foi criada para conectar os diferentes sistemas de saúde em todo o Brasil, estabelecer infraestrutura nacional para o compartilhamento seguro e padronizado de dados de saúde, garantir mais eficiência na gestão da informação e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa rompe ligamentos do joelho e passará por cirurgia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sofreu uma lesão no joelho durante uma partida de futebol na noite desta terça-feira, 26. Exames médicos confirmaram a ruptura dos ligamentos cruzados e do menisco do joelho esquerdo, condição que exige procedimento cirúrgico para a restauração das estruturas afetadas.
O laudo médico também indica a necessidade de drenagem para retirada de líquido acumulado na região. A cirurgia será agendada nos próximos dias.
Por orientação médica e devido à mobilidade reduzida, a agenda do governador ficará restrita até a realização do procedimento e durante o período de recuperação.
-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social2 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi