Governo do Tocantins
Em Brasília, governador Wanderlei articula moradias para quilombolas.
Em Brasília, governador Wanderlei Barbosa articula construção de unidades habitacionais para comunidades quilombolas.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, esteve em Brasília/DF, nesta quarta-feira, 12, para uma reunião estratégica com a vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães, a fim de impulsionar a execução de 150 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida – Rural Tocantins (MCMV Rural), que prevê a construção de quatro empreendimentos em comunidades quilombolas.
Na ocasião, o chefe do Executivo destacou o compromisso do governo com a inclusão social e com a qualidade de vida dos tocantinenses. “Nosso governo sempre priorizou as políticas públicas habitacionais e o Tocantins vai contemplar as comunidades tradicionais”, pontuou o governador Wanderlei Barbosa, que esteve acompanhado do presidente da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), Aleandro Lacerda; do secretário de Estado da Igualdade Racial, Adão Francisco de Oliveira; do deputado federal Ricardo Ayres; e do prefeito de Paranã, Fábio da Farmácia.
O projeto prevê construções adaptadas às tradições das comunidades, como casas de adobe, que oferecem maior resistência, conforto térmico e durabilidade, além de serem mais acessíveis. Na modalidade rural, quatro empreendimentos já foram selecionados e estão em análise pela Caixa Econômica Federal, sendo: Comunidades Quilombolas de Mateiros e Água Branca, sob a coordenação do Instituto Verde Novo de Desenvolvimento Humano; São Félix do Tocantins e Santa Tereza do Tocantins, sob a organização das prefeituras municipais locais.
Durante a reunião, foram discutidas soluções para agilizar o projeto e para elaborar um Termo de Cooperação Técnica com os municípios contemplados, onde unidades habitacionais já estão destinadas para iniciar o projeto piloto.
O presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, explicou que esse modelo será implementado em conjunto com as entidades selecionadas pela Caixa Econômica, criando um acordo de cooperação que certifica a metodologia construtiva, os materiais utilizados e demais ações necessárias, junto à Universidade Federal do Tocantins (UFT). “Esse projeto piloto em parceria com a Caixa tem potencial para ser replicado em outras comunidades”, pontuou.
A Secretaria da Igualdade Racial do Tocantins possui um programa estruturante intitulado Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais. Dentro desse programa, foi apresentada a proposta de trabalhar o Minha Casa Minha Vida Quilombola a partir do Tocantins. “O que intencionamos é trabalhar unidades habitacionais nas comunidades quilombolas por meio da permacultura com materiais que sejam produzidos a partir da realidade local da comunidade, particularmente o adobe e tendo como assistência técnica o curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Tocantins”, explicou o secretário de Estado Adão Francisco de Oliveira .
União de forças
A reunião foi articulada pelo deputado federal Ricardo Ayres, que ressaltou a importância da parceria entre a bancada federal do Tocantins e o Governo do Estado para viabilizar projetos que transformam a vida das pessoas. “Articulamos essa reunião com a Caixa Econômica Federal para acelerar a execução do programa nas comunidades quilombolas, garantindo moradias dignas e adaptadas às suas necessidades culturais. Esse é um compromisso que assumimos com o povo tocantinense e continuaremos empenhados para concretizá-lo”, reforçou o parlamentar.
Programa MCMV Rural
O Programa Minha Casa, Minha Vida – Rural Tocantins, foi anunciado pelo governo federal em abril de 2024, na qual foram selecionadas 792 moradias, em 15 municípios do estado, com investimento total de R$ 60 milhões. A modalidade rural é direcionada a grupos específicos, como agricultores familiares, povos indígenas, comunidades quilombolas e povos tradicionais em áreas rurais.
Conforme informações do governo federal, as seleções para o Minha Casa, Minha Vida foram conduzidas por meio das portarias MCID Nº 743, de 20 de junho de 2023; e MCID nº 862, de 4 de julho de 2023, por meio de propostas de organizações de movimentos sociais, prefeituras e governos estaduais, sendo avaliadas e selecionadas com base nos critérios estabelecidos.
Governo do Tocantins
Tocantins é homenageado por colaboração com a Rede Nacional de Dados em Saúde
O agradecimento foi feito pelo Ministério da Saúde, na assembleia do Conass, da quarta-feira, 27

O Tocantins foi homenageado durante a assembleia ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizada em Brasília, na quarta-feira, 27. O agradecimento feito pelo Ministério da Saúde (MS) foi pela contribuição da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), na construção coletiva da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma oficial de interoperabilidade do Governo Federal.
Segundo o MS, “a participação da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, na Etapa Piloto da Federalização RNDS foi fundamental para aprimorar a metodologia e orientar a ampliação da Etapa Estadual da Federalização da RNDS para as demais Unidades Federativas brasileiras, consolidando um marco para a transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
“Temos trabalhado incansavelmente para modernizar e promover melhorias na saúde pública do Tocantins, como prioridade da gestão do governador Wanderlei Barbosa e ficamos felizes com essa homenagem. Ela nos motiva a continuarmos com o compromisso de aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde, com a transformação digital, em benefício à população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
O coordenador do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges/TO), Paulo Burgue participou do evento e afirmou que, “esse reconhecimento reafirma o compromisso da gestão da SES-TO com a inovação tecnológica em saúde e com o fortalecimento da governança digital, para a melhoria da qualidade assistencial no Tocantins”.
Rede Nacional de Dados em Saúde
A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é a plataforma oficial de interoperabilidade do Ministério da Saúde (MS). Foi criada para conectar os diferentes sistemas de saúde em todo o Brasil, estabelecer infraestrutura nacional para o compartilhamento seguro e padronizado de dados de saúde, garantir mais eficiência na gestão da informação e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa rompe ligamentos do joelho e passará por cirurgia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sofreu uma lesão no joelho durante uma partida de futebol na noite desta terça-feira, 26. Exames médicos confirmaram a ruptura dos ligamentos cruzados e do menisco do joelho esquerdo, condição que exige procedimento cirúrgico para a restauração das estruturas afetadas.
O laudo médico também indica a necessidade de drenagem para retirada de líquido acumulado na região. A cirurgia será agendada nos próximos dias.
Por orientação médica e devido à mobilidade reduzida, a agenda do governador ficará restrita até a realização do procedimento e durante o período de recuperação.
Governo do Tocantins
Quarta reunião do Pnatrans reúne órgãos para definição de estratégias de redução de acidentes no Tocantins
Encontro discutiu criação de comissão intersetorial, apresentou resultados da Operação Verão Seguro e alinhou novas ações de prevenção no Estado

A quarta reunião do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi realizada nesta terça-feira, 25, na sala de reuniões do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. O encontro reuniu representantes de diversos órgãos estaduais, municipais e federais para alinhar novas estratégias voltadas à redução dos índices de sinistros no Tocantins.
Durante a reunião, foi criada uma comissão de levantamento e análise dos dados de registros de sinistros, que terá caráter intersetorial, com o objetivo de garantir efetividade e encaminhamentos práticos para subsidiar as ações do Pnatrans no Estado. A comissão será composta pela Polícia Militar, Secretaria de Estado da Saúde (SES), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Delegacia de Repressão a Crimes de Trânsito (DRCT), Corpo de Bombeiros Militar, Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) – nas áreas da gerência de fiscalização e gerência de estatística – e a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Semob).
O tenente-coronel Cleyton Alen, do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e de Divisas (BPMRed), destacou a importância da composição integrada da comissão. “A atuação conjunta é fundamental para que os dados sejam analisados com precisão, possibilitando a adoção de medidas práticas e eficazes para reduzir os índices de sinistros e salvar vidas”, afirmou.
Resultados da Operação Verão Seguro
Na ocasião, também foram apresentados os resultados da “Operação Verão Seguro”, realizada durante a temporada de praias no Tocantins. A ação abordou 11.138 veículos em todo o Estado, na realização de 1.743 testes de alcoolemia. Além disso, 94 condutores foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool.
O planejamento das próximas ações preventivas também foi discutido durante a reunião. O gerente de fiscalização, Enildo Leite, destacou que já está em andamento uma nova operação, voltada à prevenção de sinistros de trânsito durante o feriado prolongado da Independência do Brasil. “O Detran, em parceria com os demais órgãos de segurança e fiscalização do trânsito, irá atuar de forma integrada para conter os índices de sinistros durante o período, garantindo mais segurança aos condutores e pedestres”, explicou.
Ações do SEST/SENAT
O estado está no período de colheita da soja, em virtude disso, o SEST/SENAT promoverá ações de conscientização voltadas aos caminhoneiros que circulam nas unidades de transbordo de grãos do Tocantins, com foco na prevenção e conscientização dos riscos do uso de álcool e outras drogas por motoristas de caminhão.
O presidente do Detran/TO, William Gonzaga, reforçou a importância da união institucional. “O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito no mundo, e precisamos enfrentar essa realidade com responsabilidade. A união de esforços entre as instituições é fundamental para salvar vidas e tornar o trânsito do Tocantins mais seguro”, destacou.
Presenças
A reunião contou com a presença de representantes da Ageto, PRF, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria da Educação (Seduc), BPMRed, DNIT, Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito de Araguaína (ASTT), SES, Guarda Metropolitana de Porto Nacional, Polícia Militar, SEST/SENAT e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).
-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social2 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi